Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Morte de Femea Gould

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Morte de Femea Gould

Mensagem por Tiago Cunha em Qui Mar 22, 2012 12:09 am

Boas
Como o titulo indica hoje tive uma inesperada morte da fêmea e gosta de tentar compreender quais os erros que cometi (se cometi) para prevenir num futuro.
Neste fim de semana fui à feira a Braga e comprei um casal jovem de goulds, anilhados e aparentemente em perfeito estado físico. É um casal novo mas tem a muda praticamente concluía a fêmea até estava mais avançada que o macho. Trouxe-os e coloquei-os numa gaiola sozinhos (55x35x40), como ia fazer desparasitação aproveitei e também fiz aos goulds, como não tenho tempo de manha na 3ª à noite aproveitei e tratei de substituir a agua assim começavam logo de manha a beber. Como é meu costume todos dias de manha costume passar uma ronda as minhas aves e reparei que a fêmea estava com um comportamento um pouco fora do normal, muito inquieta de um lado para outro e a tentar fugir da gaiola, mas não liguei muito ao comportamento, na hora do almoço fui ver e estava morta.
Gostava que me tentassem compreender esta inesperada morte.

Cumprimentos

Tiago Cunha

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/02/2012
Idade : 35
Localização : 9/ V N Famalicao

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Morte de Femea Gould

Mensagem por marcos em Qui Mar 22, 2012 9:04 am

Olá TIago.
O pá e uma situação um bocado para o estranho. Qual foi o produto que administraste para a desparasitação? A pessoa a que os adquiriste e de confiança? Houve uma mudança muito brusca na alimentação?
Cumps.
avatar
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 22
Localização : Vila Nova de Gaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Morte de Femea Gould

Mensagem por filiperusso em Qui Mar 22, 2012 2:33 pm

Boas,

Os goulds vão-se muito a baixo com a mudança e então na altura de muda ainda pior. O que devia ter feito era administrar um complexo vitaminico durante uma semana e depois vendo o estado do casal então aí sim poderia começar a desparatizacao
avatar
filiperusso

Mensagens : 239
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 27
Localização : Marco de Canaveses-Alpendurada

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Morte de Femea Gould

Mensagem por Tiago Cunha em Qui Mar 22, 2012 9:06 pm

Boas
Pior era impossível, hoje morreu o macho. Na desparasitação administrei intervermes da avizoon, mas julgo que não foi da desparasitação, porque mudei a agua à noite e logo de manha as 8h reparei no comportamento estranho da fêmea,mal teve tempo de tocar na agua, na hora do almoço quando fui ver a fêmea estava morta retirei logo a água e administrei logo complexo B. Ontem e hoje com complexo B e da-se mais uma morte. As aves tinha a seu dispor, papa amarela, mistura para exóticos, grit e água fresca todos os dias, acho que é a coisa mais comum que os criadores dão aos seus goulds.
Agora voltamos ao início com muita pena minha.
Cumprimentos

Tiago Cunha

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/02/2012
Idade : 35
Localização : 9/ V N Famalicao

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Morte de Femea Gould

Mensagem por Figueiredo em Qui Mar 22, 2012 11:51 pm

Primeiro de tudo, deveria ir reclamar com quem lhe vendeu as aves, pois não é normal morrerem passados 4 dias, a não ser que tenha feito algum procedimento completamente errado.
No entanto, muitas vezes as aves entram em stress só pela simples mudança de habitat.
Se tinha a fêmea tão irrequieta, como descreveu, o que deveria ter aplicado teria sido Pluristress e não encher as aves de antibioticos e vitaminas. Deveria ter perguntado ao vendedor, se as aves tinham sido desparatizadas e á quanto tempo teria sido.
Se as aves estavam sozinhas, penso que qualquer tipo de desparatização era desnecessaria, no inicio, plo menos até as aves se habituarem ao seu novo local.
Tambem acho a gaiola onde as inseriu, um pouco pequena para duas aves. Se estas estavam num local maior, a inquietude da fêmea era normal e daí ter provocado esse stress anormal.

Cumps
Gustavo
avatar
Figueiredo

Mensagens : 171
Data de inscrição : 08/12/2009
Idade : 39
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Morte de Femea Gould

Mensagem por Tiago Cunha em Sex Mar 23, 2012 12:56 am

Boas
Por acaso quando administrei o antibiótico, fiz ainda mais suave como recomendava a bula, mas para mim estas mortes não têm ligação à desparasitação e esteve pouco tempo com as aves seria quase impossível.
Quanto ao tamanho da gaiola também achava um pouco pequena para eles mas como já tinha visto vários criadores com gaiolas mais pequenas achei que não existia mal nenhum e esta era uma situação temporária até ter umas gaiolas com 80x40x45 de vago.
Está-me a fazer confusão se a fêmea morreu devido a stress porque que o macho também morreu e esteve sempre com um comportamento normal? Poderá ter haver com os comedouros serem os 2GR comedouro económico diamantes? Apareciam sempre bastantes cascas no reservatório...
Por uma morte não ia reclamar mas 2 logo seguidas sou obrigado a reclamar, ambos estavam anilhados, retirei as anilhas e vou levar-las ao fulano para comprovar as mortes.
Já que vou tem que comprar outros qual é a melhor altura/idade para comprar estas aves?
Cumprimentos

Tiago Cunha

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/02/2012
Idade : 35
Localização : 9/ V N Famalicao

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Morte de Femea Gould

Mensagem por Figueiredo em Sex Mar 23, 2012 8:46 pm

Bom, por partes:

- se apareciam cascas no reservatório é porque as aves estavam a comer. Eu pessoalmente, uso só esses comedouros nos bengalins, Estrelas e mais nenhuns. Todas as outras aves têm comedouros de barro. O desperdicio é maior mas, seria bem maior se usa-se comedouros económicos em Kittlitzs ou Papagaios que literalmente despejam o comedouro todo em menos de uma hora, só pelo belo prazer de despejar.

- muitas vezes o que se vê os outros fazer, nem sempre é correcto. Agora é só usar um pouco a consciencia e pensar: já é mau ter as aves presas em gaiolas para nosso proveito, que ao menos estejam em gaiolas em que se sintam minimamente á vontade. Só a titulo de curiosidade, eu nem os meus Bengalins tenho em gaiolas desse tamanho.

- melhor altura para adquirir aves talvez seja apartir de Maio em que quem criou de Setembro a Abril, já tem algumas crias prontas. Nesta altura, ou arranja alguem a vender aves que não tenha usado para criar ou quem se quer ver livre dos mais fracosque tenha no plantel.

Cumps
Gustavo
avatar
Figueiredo

Mensagens : 171
Data de inscrição : 08/12/2009
Idade : 39
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Morte de Femea Gould

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum