Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Alimentando goulds à mão.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alimentando goulds à mão.

Mensagem por Moniz em Sex Set 21, 2012 1:02 am

Boas.

Estou a alimentar as três crias do meu casal de DG à mão porque assim que eles sairam do ninho os pais deixaram de os alimentar.
Estou dando Baby Papex 4/5 vezes por dia, mas demoro uma eternidade, eles não abrem o bico por isso tenho de abrir todas as vezes e introduzo sempre muito pouca papa porque se meter mais eles cospem .
Como nunca fiz isso antes tenho algumas duvidas.
Será melhor por algumas gotas de complexo B na papa para ficar mais forte?
Fez hoje quatro dias que as alimento só com esta papa, devo dar mais qualquer coisa?

As crias são as da foto, tem mais uma verde que teimou em não querer aparecer junto das outras.

Estava a pensar deixar este casal a criar direto, mas não vou arriscar, porque eles só foram bons a chocar, a partir dai só fizeram asneiras, primeiro atiraram as crias para fora do ninho quando estas nasceram e agora deixaram de as alimentar. Para a próxima os ovos vão para os bengalins : (

Agradeço desde já as respostas.
Fiquem bem
Moniz

Re: Alimentando goulds à mão.

Mensagem por diogo4 em Sex Set 21, 2012 2:17 am

lindas crias moniz nao desanimes o meu casal pos 4 ovos e nem agarrou no choco eu tambem n esperei pus logo nos bengalins dos 4 apenas um tava galado felizmente os bengalins tao a tratar dele muito bem a ver vamos se pra proxima corre melhor .
quanto as tuas questoes espero que alguem com mais esperiencia te ajude .
diogo4

Mensagem por Moniz em Sex Set 21, 2012 10:29 am

Olá Diogo.

Eu não fico desanimado e estou a fazer os possiveis para ver se corre bem.Só tenho pena deste casal ser assim porque eles são bons reprodutores. A fêmea só teve 4 ovos mas estavam todos galados e choco correu bem, até eles nascerem, ai eles atiraram as crias muitas vezes para fora do ninho (até que morreu uma) e agora não as alimentam.

Estou a fazer o que posso e como hoje é o 5ª dia talvez até corra bem.

Obrigado amigo
Moniz

Mensagem por GeoRCZ em Sab Set 22, 2012 9:08 pm

Boas amigo Moniz,

Tembém tive de colocar a minha unica cria aos cuidados de um casal de Bengalins e estão a desempenhar um trabalho fenomenal!

Os meus abandonaram o ninho e apenas davam comida!

Com medo que ele morresse ao frio coloquei-o primeiro num casal de Bengalins, mas estes não o alimentaram. Tive de trocar novamente para outro casal mais experiente!

Para mim esta experiencia ensinou-me que Diamantes só para pôr os ovos e mais nada! A partir de agora entrego as crias aos Bengalins!

Boa sorte

GeoRCZ

Mensagem por Moniz em Sab Set 22, 2012 10:48 pm

Olá amigo.
Eu também estava a pensar em criar direto, mas não vou arriscar mais.
O que estranho é que os pais fazem o gesto de alimentar os filhos, mas não dão comida nenhuma Shocked

Dá muito trabalho alimentar aves e espero que esta seja a ultima vez que o faço.

Hoje foi o sexto dia, penso que vai correr bem, mas eles continuam a não querer a seringa.

Fica bem amigo
Moniz

Mensagem por GeoRCZ em Sab Set 22, 2012 10:55 pm

Amigo Moniz,

No meu caso a minha cria pegava e bem na seringa, mas não era solução, pois até ele começar a comer ainda ia demorar. Tambem dei BabyPapex! Smile

Tal como disse acima... agora Goulds só para por ovos e mais nada!

Vá, boa sorte e um abraço

GeoRCZ

Mensagem por Figueiredo em Dom Set 23, 2012 11:17 am

Ora penso que as vossas decisões podem estar erradas.
Não há nada mais bonito que um casal, do que quer que seja, a criar direto.
E criar Goulds não é nenhum bicho de sete cabeças.
Mais ainda que ao criarem Goulds só para pôr nos bengalins, vão eliminar a seleção natural, pois os bengalins criam praticamente tudo.
Eu tambem já fui assim e não dava qualquer hipótese aos meus casais mas, comecei a reparar que havia uns mais empenhados que outros.
Esses casais estão agora juntos e a criar direto, sem qualquer problema.
Se não se consegue á primeira, tenta-se uma e duas vezes até se conseguir.

Cumps
Gustavo
Figueiredo

Mensagem por Moniz em Dom Set 23, 2012 12:37 pm

Olá amigo Gustavo.

A minha idéia é criar direto, mas este casal é complicado para alimentar.
Ainda hoje quando fui dar comida às crias vi a mãe a alimenta-los, aguardei um pouco, fui ver e só tinha meia duzia de sementes.

Eu tenho 22 bengalins com 6 casais formados, o resto já estão sexados mas estão todos juntos e mesmo assim dei a oportunidade ao Goulds.

Mas dá muito trabalho criar à mão e prefiro não arriscar com este casal, pelo menos não agora. pode ser que futuramente tente de novo.

Fica bem
Moniz

Mensagem por GeoRCZ em Dom Set 23, 2012 3:35 pm

Boas,

No meu caso tudo é mais "limitado".

Só tenho 1 casal de Goulds com o qual queria criar directo, pois dei-lhes essa oportunidade e eles sairam do ninho. Logo não tenho a opção de casais mais ou menos empenhados. Sad

Já agora amigo Gustavo, o que queres dizer com "selecção natural"?

Para dificultar tudo AMO todos os animais e prefiro ver um Gould vivo, ainda que criado pelos Bengalins do que um Gould morto pela "selecçao natural"!

Obrigado e um abraço

GeoRCZ

Mensagem por Figueiredo em Dom Set 23, 2012 6:33 pm

GeoRCZ escreveu:Boas,

No meu caso tudo é mais "limitado".

Só tenho 1 casal de Goulds com o qual queria criar directo, pois dei-lhes essa oportunidade e eles sairam do ninho. Logo não tenho a opção de casais mais ou menos empenhados. Sad

Já agora amigo Gustavo, o que queres dizer com "selecção natural"?

Para dificultar tudo AMO todos os animais e prefiro ver um Gould vivo, ainda que criado pelos Bengalins do que um Gould morto pela "selecçao natural"!

Obrigado e um abraço

Tambem já tive esse pensamento.
Com os bengalins, põe se 20 ovos e nascem os 20 ovos. Nascem os fracos, os fortes, os defecentes, os aleijados. Os bengalins não fazem seleção e é muito raro dexarem morrer o que quer que seja.
Criados plos proprios pais, estes irão alimentar e criar os mais fortes.

Deu uma oportundade?? Não acha pouco?? Se calahar precisa de dár 20 oportunidades até a coisa encarrilar....

Cumps
Gustavo
Figueiredo

Mensagem por Moniz em Dom Set 23, 2012 7:40 pm

Olá amigo Gustavo

Entendo que seja necessária muita paciência para conseguirmos tirar goulds diretos e compreendo o que diz sobre a seleção natural, mas para quem só tem um casal é mais complicado, porque dar 20 oportunidades significa arriscar a não ter crias nem tão cedo.

Eu tenho um casal de goulds formado, que é este que não alimenta as crias e tenho mais duas fêmeas de 2012 que comprei ainda com a muda por fazer (mas já esão mudadas).
O meu objetivo é te pelo menos 10 casais para o inicio da próxima época de criação.
Assim se for esperar que este casal consiga tratar das suas crias, não terei os casais nem tão cedo.

Na altura em que eu já tiver os casais que pretendo tentarei po-los a criar direto.

E em relação à alimentaçaão à mão, tem alguma dica?

Obrigado
Moniz

Mensagem por Figueiredo em Dom Set 23, 2012 8:34 pm

Em meados de Maio e Junho, aqui fez muito calor. Na zona onde tenho os bengalins, estes com o calor começaram a abandonar os ninhos. Várias aves que tinha nos ninhos em fim de epoca de criação começaram a definhar. Ou morriam á fome ou saltavam prematuramente dos ninhos ficando atarracados e muito pequenos, acabando por morrer mais tarde. Todos aqueles que tentei alimentar á mão foi sem successo e senti que só estava a adiar a morte eminente. A determinada altura eles até abrem o bico para comer mas, comforme vão crescendo tornam-se mais independentes e não querem mais seringa.
Acredito que sim, que seja possibel e sei de muitos que o conseguem mas, t~em que ser logo separados dos pais (amas), controlar a temperatura e dár alimentação de "X" em "X" horas, sem atrasos, algo que não consegui fazer em muitas das situações.
Existe um video na net em que se vê uma senhora a preparar a papa numa seringa pra dois Goulds já a voar. Estes piam compulsivamente á espera que a senhora abra a porta da gaiola. Assim que o faz, estes voam logo para a mesa de alimentação e não saiem dali enquanto não comerem duas seringas. Depois voltam prá gaiola onde me dá a entender que lá está um irmão e os pais.
Por isso há quem consiga...

Cumps
Gustavo
Figueiredo

Mensagem por luciano moreira em Dom Set 23, 2012 9:18 pm

Boas amigos eu já estou há quase um mês a alimentar uma cria de degolado a mão pois não consegui que ninguém o adotasse, ele pede comida a ama (bengalins gigantes), mas eles só alimentam as próprias crias, essa é terceira tentativa de reprodução de degolados, na primeira as amas não aceitaram as crias na segunda tentei criação direta os pais também não aceitaram as crias, acho que o problema dos degolados é a aparência ao nasceram, são muito feios coisa que muda com o passar do tempo.
Na terceira postura de 6 ovos deixei dois nos progenitores e passei os outros quatro para dois casais de bengalins (um desses exposição) diferentes, nasceram três crias um em cada casal que estava chocando, ninguém os alimentou os dois que estavam nos bengalins morreram e o que foi chocado pelos degolados comecei a alimentá-los a mão sendo logo depois colocado junto a crias de bengalins exposição pois estava frio os bengalins o alimentou por pouco tempo e em pouquíssima quantidade por isso voltei a alimentá-lo a mão.
Hoje vemos um lindo macho de degolado, porém um pouco pequeno, acho que devido a alimentação em horários muito intercalado, agora com aproximadamente um mês insiste em pedir comida as amas que o ignoram e alimentam apenas as próprias crias, está um pouco difícil pois ele já não abre o bico para a seringa e tenho que fazê-lo a força.
O filhote já esboça pegar uma semente com o bico, mas ainda não consegue descasca-las espero que comece logo a se alimentar, pois eu e minha esposa não temos muito tempo pra ele. Logo darei mais noticias e coloco foto da cria.
luciano moreira

Mensagem por GeoRCZ em Dom Set 23, 2012 9:33 pm

Boas,

Amigo Gustavo eu concordo plenamente com a "selecção natural", mas apenas para animais que vivem de forma selvagem.

Se nós somos responsáveis por intensificar até as cores, no caso de canários, não seremos também responsáveis por dar uma oportunidade, mesmo aos mais fracos de viverem?

Eu não enveredei por esta área por interesse em vender e fazer €, mas sim porque estive vários meses afastado da modalidade que pratico devido a lesão e precisava de algo que me preenchesse. Reconheço que inevitavelmente terei de dar ou vender alguns, pois o meu espaço é muito limitado!

Abraço e boa sorte a todos Smile

GeoRCZ

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: