Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

5 participantes

 :: Aves :: Bicos de lacre

Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Fernando Domingues Seg Fev 22, 2010 2:04 pm

O inquérito apresentado há algum tempo no meu blogue, teve como objectivo analisar a política de imagem do blogue. Nesse sentido, publico agora um dos tópicos votado como um dos mais pertinentes, segundo o ponto de vista dos visitantes.

Nota: Em ambas as fotos, macho à esquerda e fêmea à direita.

Macho - Medalha de Prata 58º Campeonato Mundial de Ornitologia

Fêmea - Uma das vencedoras em equipas (medalha de ouro) no 58º Campeonato Mundial de Ornitologia


Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Distino1

Nesta primeira abordagem, podemos ver que a lágrimas nos machos é mais evidente do que nas fêmeas e a cor mais viva. Como são aves novas, não se nota muito a diferença de cor no bico. A partir do 2º ano (normalmente), o bico dos machos torna-se mais vermelho que o das fêmeas.

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Distino2

Esta foto é mais reveladora ao nível do dimorfismo sexual. Os machos apresentam uma mancha maior de cor vermelha no peito, em relação às fêmeas. Esta fêmea é de qualidade de exposição, de forma a que a distinção não é muito evidente. Mas machos e fêmeas apresentam um elemento que não induz em erro. Como devem reparar, na zona assinalada com o círculo, os machos são totalmente negros enquanto que as fêmeas são malhadas. Noutras fêmeas a distinção é mais fácil, porque são geralmente mais malhadas.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por poephila Ter Fev 23, 2010 7:00 pm

Ola Fernando, quando você quer dizer "bico de lacre" você quer dizer ou Estrilda astrild o Estrilda troglodytes?
O Estrilda astrild tem 14 subespécies e talvez possa haver uma em que as fêmeas não podem ter mais ou menos vermelho?
E outra coisa, eu acreditava que os trogodites não têm listras ou não?
obrigado

poephila

Mensagens : 113
Data de inscrição : 04/12/2009
Idade : 48
Localização : Menorca (España)

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Fernando Domingues Qua Fev 24, 2010 8:54 am

Os Bicos de lacre que apresento na foto são do género estrilda astrild, dois dos campeões do mundo. As subespécies não estão directamente ligadas aos estrildas astrilds mas sim ao género estrilda em geral. Os estrildas troglodytes apresentam algumas diferenças a nível de cor (esta é mais suave e no peito apesar de ter vermelho é mais diluído) e o uropígio da ave ao contrário dos estrildas astrilds é claro em vez de preto.

Já agora, conhece alguém que tenha estrildas troglodytes ou que crie?
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por poephila Qua Fev 24, 2010 5:43 pm

Obrigado por esclarecer as dúvidas das duas espécies.
Em relação à subespécie, eu não entendo muito bem. Os 14 pertencem à subespécie Estrilda astrild http://globaltwitcher.auderis.se/taxa_arter.asp?orderid=27&famid=193&taxa=1 e dependendo da subespécie que você pode ter mais cor ou não ...
saudos

poephila

Mensagens : 113
Data de inscrição : 04/12/2009
Idade : 48
Localização : Menorca (España)

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Fernando Domingues Qua Fev 24, 2010 5:53 pm

Bem, desconhecia a totalidade das sub espécies do bico de lacre comum! Só conhecia acho que 5. As diferenciações verificam-se ao nível de cor, porte e marcação das melaninas. A olho nú a diferenciação entre sub espécies não é nada fácil.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Leandro Alexandre Dom Mar 14, 2010 9:11 pm

Boas amigo
é possível criar bicos de lacre numa gaiola ????

Leandro Alexandre

Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Fernando Domingues Seg Mar 15, 2010 9:12 am

Bom dia,

Há quem os consiga ter a criar em viveiros duplos de canários... as dimensões mínimas onde já os tive a criar eram de 60x60x60cm, mas agora tenho-os em viveiros de 2m2 e os resultados são muito diferentes (para melhor). São aves que gostam precisam de muito espaço, terra e vegetação natural.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por nogueira Seg maio 17, 2010 4:42 am

olá pessoal tudo bom.... gostaria de uma ajuda de vcs para distinguir o sexo dos meu bicos de lacre, pois não tenho muita experiencia em estrilideos, sempre gostei deles, mas só agora que comecei a cria-los......... aí vai umas fotos........

1
Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 46769752

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 75086020

2
Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 81832882

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 44505233

3
Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 10905199

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 90706935

desculpe a qualidade das fotos, mas foi tirada de telefone celular.
obrigado a todos .........

nogueira

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/05/2010
Idade : 44
Localização : rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Fernando Domingues Seg maio 17, 2010 8:48 am

Olá amigo,


São três aves certo? São todas fêmeas, mas a da primeira foto é uma excelente fêmea para trabalhar! O que me parece é que as aves no Brasil evoluíram determinadas particularidades que lhes permitem distinguir das aves do continente europeu, nomeadamente a cor no ventre.

Espero ter ajudado
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por nogueira Seg maio 17, 2010 6:37 pm

realmente existe essa diferença de plumagem no ventre, por isso que fiquei com essa duvida, realmente foi como eu esperava, três do mesmo sexo, só não sabia qual........muito obrigado pela informação....

nogueira

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/05/2010
Idade : 44
Localização : rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por nogueira Ter Jun 01, 2010 5:37 pm

me tira uma duvida, coloquei um ninho na gaiola onde está as três femeas, e ontem, vi que havia um ovo no ninho, pergunto se é normal nos bicos de lacre, a femea qdo sozinha colocar ovos tb?

nogueira

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/05/2010
Idade : 44
Localização : rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Fernando Domingues Qua Jun 02, 2010 8:40 am

Normal normal não é.... mas acontece!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por nogueira Seg Jun 14, 2010 2:12 am

te pertubando mais uma vez, ganhei mais 3 bicos de lacre e ainda tenho algumas duvidas sobre a distinção do sexo, se puder me ajudar, agradeço.

1
Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 67291870

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 21168853


2
Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 32091791

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 96142248


3
Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 97891031

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos 58556371

eu acho que só o 3 é macho...

nogueira

Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/05/2010
Idade : 44
Localização : rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos Empty Re: Bicos de Lacre - Distinção dos Sexos

Mensagem por Ivo Seg Jun 14, 2010 8:49 am

[quote="nogueira"]te pertubando mais uma vez, ganhei mais 3 bicos de lacre e ainda tenho algumas duvidas sobre a distinção do sexo, se puder me ajudar, agradeço.

Olá Nogueira, 1 e o 3 são fêmeas o 2 parece ser um macho a foto não está muito boa mas parece ser um macho pois apresenta junto ao rabo e no fundo da barriga uma cor preta,se fôr malhada acastanhada é uma fêmea.
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Aves :: Bicos de lacre

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos