Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Já arrancou a época 2011!

+4
ruifon
Ivo
Luís M
Fernando Domingues
8 participantes

 :: Aves :: Outros

Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 04, 2011 5:53 pm

Olá a todos,

Esta é definitivamente a época do ano mais aguardada pelos seus criadores, a reprodução.
Este ano e devido às temperaturas médias, bastante antecipadas, fui obrigado a juntar as aves mais cedo, ou teria ovos no chão.
Assim todos os anos e como normalmente faço, escolho os casais para a época em questão e os machos são colocados já nos viveiros de reprodução. As fêmeas estão a escassos centímetros de distância, mas as aves só se vêm e não se tocam. Durante um mês/mês e meio quando as aves estão separadas, faço a desparasitação e tratamentos preventivos às salmonelas, coccidiose e tricomonas, normalmente são estes os problemas que mais afectam os nossos exóticos.
Depois de tudo ok e passado este tempo, é hora de juntar as aves. Claro que a reacção das aves é bonito de se ver, os machos perseguem as fêmeas e galam mesmo ali à nossa frente.

Para esta época seleccionei 5 casais de bicos de lacre;
2 casais de caudas de vinagre;
3 casais de faces laranja;
1 macho e duas fêmeas de amandava amandava ou bengalim mosqueado/ìndia.

A época para já está-me a surpreender pela positiva, mas também fruto do tempo e disponibilidade que tenho este ano e não tinha no ano passado. Ao nível de cuidados, introduzi areia do mar, pois o sal é importante para as nossas aves; todas as semanas renovo um prato com terra e ervinhas pois as aves adoram debicar a terra em busca de bicharada; Ao nível das papas dou 33% húmida, 33% seca e 33% insectívora; Elaborei a primeira mistura de sementes para aves do género estrildas, não existe nenhuma pelo menos em Portugal e esta é especialmente direccionada para as necessidades destas aves. Não vou revelar a fórmula, só o básico. Os paínços e milho japonês são muito importantes, mas o segredo está nas ervas do campo. Fica caríssimo, mas já noto resultados. Tudo isto é fruto do meu conhecimento e das longas horas que em miúdo passava a observar os bicos-de-lacre na natureza. Grit à disposição é igualmente importante. Germino as sementes que lhes dou normalmente e coloco (ISTO É MUITO IMPORTANTE NÃO IMPORTA SE FAZ FRIO OU CALOR) um recipiente com água para banhos diariamente. Deixo aqui muitas dicas importantes, façam bom uso delas!

Nesta altura as minhas aves campeãs do mundo estão a terminar a muda da pena e uma coisa que notei e que me faz muito feliz, a minha aposta em fêmeas em concurso já deu resultados, pois já ultrapassam os machos em factor vermelho. Já viram fêmeas mais vermelhas que machos e maiores e sobretudo dóceis? Não é de um ano para o outro, levei 14 anos a atingir este nível.

Em termos de resultados fica o seguinte:
4 amandavas nascidas e mais 9 para nascer (uma postura de 5 ovos e outra de 4);
uma postura de 5 ovos de bicos de lacre ;
uma postura de 4 ovos faces de laranja.

Estes números ainda não são certezas, pois os faces de laranja são muito complicados de vingarem.
Não conto que os caudas de vinagre criem no primeiro ano, mas vamos ver.
Desejo votos de boas criações a todos e que continuem a dinamizar este fórum. Espero encontrar-vos pelas exposições. Outra dica, a condição das nossas aves vêm-se pelo numero de ovos nas posturas. Posturas de 4 e sobretudo 5 e 6 são indicadores que as aves têm tudo o que necessitam à disposição.
Abraço
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Luís M Seg Abr 04, 2011 6:18 pm

Ola Fernando!!
Os meus Parabéns pelos eus resultados obtidos...
Tenho acompanhado o seu trabalho e comprei tb um casal de bicos de lacre para tentar a criação....que por acaso até é bem dificil porque já têm lá o ninho a bastante tempo mas é como não estivesse lá !!
Hoje também recebi o Magazine Ornintológico e a primeira coisa que fiz foi ler o seu artigo que achei muito bom ( também outra coisa não era de esperar) têm lá muitas dicas e conselhos que irei seguir!!! Very Happy
Uma boa época de criações e continuação de um bom trabalho !!
cumps
luis
Luís M
Luís M

Mensagens : 151
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 28
Localização : Mealhada-Aveiro

http://asminhasavesexoticas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 04, 2011 7:13 pm

Obrigado amigo Luís pelo seu comentário.

O meu artigo é inédito no mundo da ornitologia. Infelizmente não o posso publicar aqui, mas vale a pena adquirir a revista por esse e muitos outros artigos.
Espero que tenha muita sorte com os seus bicos de lacre. Qualquer dúvida ou esclarecimento não hesite.
Abraço
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Ivo Seg Abr 04, 2011 8:25 pm

Olá Fernando,
14 anos já é um grande avanço, o que te dá conforto suficiente até haver aves ao nível das tuas.
Eu este ano estou a dar uma mistura direccionada para exóticos africanos, com várias variedades de painço e com milho japonês como base.
As sementes germinadas não são problema pois como tenho o chão de terra só tenho de regá-lo com frequência que a natureza trata do resto.
A milhã ainda não está bem crescida pelo que para já não estou a dar nada, mas também não há pressas pois ainda não começaram a pôr.

Realmente fêmeas mais vermelhas que os machos nunca vi, fruto do teu trabalho contínuo durante anos. Acho que é um orgulho para ti.

Boa sorte para a época, com o mínimo de baixas possíveis e com muita qualidade nascida.

Espero ir a exposições este ano, ainda é cedo, só lá para frente é que puderei garantir se vou participar.

Abraço
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 04, 2011 10:39 pm

Obrigado Ivo, espero encontrar-te e competir com as tuas aves.

Grande abraço.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por ruifon Ter Abr 05, 2011 7:45 pm

Ola Fernando.
Antes de mais, muitissimo obrigado pela preciosa partilha. Isto è importantissimo e vai sem duvida ser uma preciosa ajuda para mim nos proximos tempos.
Ja agora, e se me permites gostaria de te fazer algumas perguntas.
1°- Em relação a misteriosa mistura para estrildas, ela tambem se aplica a outras raças, ou è so para as raças por ti criadas?
2°- Tu falas em manter os casais separados durante um mes ou mes e meio, na tua opinião, isto è essencial para ter-mos sucesso com as criações, ou è so uma opção tua para obter resultados mais rapidamente?
3°- Ainda no que diz respeito a separação dos casais, tu separas-os no viveiro, ou em gaiolas?
4°- Para terminar, uma pergunta de prencipiante. Quais são os medicamentos que utilizas para todos esses tratamentos que mencionas?
Espero com todas estas perguntas não te chatear nem estar a tentar "saber demais".
Desde ja agradeço a tua (preciosa) ajuda.
Um abraço!
ruifon
ruifon

Mensagens : 218
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 48
Localização : Corsega, França

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por marcos Qua Abr 06, 2011 1:09 pm

Olá a todos!!!
Realmente já arrancou a época 2011!!!
Como o Fernando diz, por causa do calor antecipadop eu tambem ja coloquei os meus casais reprodutores juntos em gaiolas de o.80xo.40x40.
Casais reprodutores para este ano:
Casal Diamante Estrela (macho clássicoxfêmea cabeça pastel)
Casal Diamante Mascarado
Casal Diamante Degolado
Casal Diamante bAVETTE
2 CASAIS bicos de lacre
e pronto no viveiro dos mandarins, 6 casais reprodutores que já tem filhotes em quase todos os ninhos!
Ha pouco tempo adquiri um casal bichenov, mas a femea morreu no outro dia, mas espero comprar outra e a ver se vou a tempo para fazer craiçaõ com eles e ste ano.
Além disto penso comprar durante este mês um casal de diamante modesto e investir bastante nos bicos de chumbo (dois ou três casais mais) Já tenho um futuro casal albinoxportador comprado ao nosso amigo Filipe(só falte é cghegarem aqui a casa) Very Happy
Este ano é extremamente importante para mim, pois é o primeiro ano que crio realmente a sério, (pois no ano passado só criei mandarins, bengalinse bavettes) espero que este ano possam começar a nascer aves com algum qualidade, para ano após ano, ir melhorando a mesma.
Pronto assim já ficam a saber um bocado mais sopbre o estado das minhas criações neste ano..
e queria convidar a que todos os foristas aproveitem e nos contem os casais que têm para crair este ano, e o estado das suas criações!!! Smile
Tudo de bom e boas craições atodos!!!
Markos Laughing
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Fernando Domingues Qua Abr 06, 2011 3:49 pm

Caro Rui, vou tentar ajuda-lo.

Em relação à "misteriosa" mistura de estrildas, quero primeiro dizer que o facto de ter estudado uma fórmula própria, não é para me vangloriar. Passei muito tempo na natureza a observar os bicos de lacre e isso ajudou-me imenso. Como já disse o segredo está nas sementes do campo, e são todas sazonais. A mistura fica muito cara é verdade, mas isso não é importante quando se quer atingir um nível de excelência.

Aves africanas têm exigências diferentes das australianas. Enquanto uma é mais à base paínços e milho japonês, a outra é mais à base de milho-alvo e alpista. As necessidades dos exóticos africanos são muito semelhantes à dos asiáticos.
Mas é sempre bom adicionarmos umas sementes extras. Esta mistura pode ser adicionada na dos australianos, mas não em demasia.

Separo as aves antes, para os machos estabelecerem territórios antes de juntar as fêmeas. E sim os resultados são melhores.
Separo as aves em voadeiras. Assim mantém sempre uma boa condição física. Nas gaiolas têm mais tendência para engordarem = uma grande parte de ovos brancos.

O que mais me atinge (embora raramante são as salmonelas). Para isso utilizo o Salmocoli da Zoopan, mas muito raramente, pois apesar de bom, os bicos de lacre são sensíveis ás sulfamidas. Nada de excessos. O produto deve-se dar apenas 5 dias consecutivos.
Espero ter ajudado amigo rui, quando estiver cá em Portugal tem as portas abertas para ver as minhas aves de perto.

Um abraço

Ao amigo marcos desejo-lhe muito boa sorte com as suas aves...faz-me lembrar quando eu era mais novito. E quando as coisas correrem menos bem não desistas, isso só nos ajuda a crescer! É bom saber que há renovação de "sangues" no que diz respeito aos criadores nacionais.
Um abraço também para ti.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por filiperusso Qua Abr 06, 2011 7:44 pm

Boas a todos,

Marcos nós temos plantéis parecidos xD
´
O meu casal de estrelas é igual ao teu, tens mascarados e eu tenho modestos em vez deles apesar de na altura era um casal de mascarados que queria, não tenho é degolados pois não são aves que me cativam.
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 239
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 33
Localização : Marco de Canaveses-Alpendurada

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por ruifon Qui Abr 07, 2011 8:21 pm

Ola a todos.
Muito obrigado Fernando por todas as ajudas, assim como todos aqueles que procuram ajudar os principiantes como eu.
Quanto ao convite, sera para mim um ENORME prazer visitar os seus "meninos".
De resto, e para responder ao amigo Marcos, o meu plantel resume-se (pelo menos por enquanto) a um casalito de Bengalins e um casalito de canarios. Vamos la ver se na proxima deslocação a Portugal vou conseguir um plantel mais "decente".
Desejo a todos os maiores sucessos nas criações e deixo aqui um apelo a toda a gente, vamos fazer algo tambem pelas aves selvagens ajudando a preservar-las, e tentar contrariar o que a ganancia humana lhes tem feito nos ultimos tempos. Todos os anos são milhares de hectares de florestas que ardem diminuindo drasticamente o numero de aves e habitats das mesmas. Vamos (tentar) contrariar isto.
Um abraço!
ruifon
ruifon

Mensagens : 218
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 48
Localização : Corsega, França

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por marcos Sex Abr 08, 2011 10:55 am

Olá a todos!!!!
Fico muito contente por que pouco a pouco ha cada vez mais mensagens e mais participação por parte de todos...temos que continuar assim!
Na verdade está a ser um tópico bastante interessante, sobre a alimentaçlão, medicamentos, etc... os bicos de lacre são sem duvida um mundo por descobrir Smile
De momento nas minhas criações só ha ovos, mas até agora nada galado! Sad
Mas não me desnaim op senão tirar desta vez tirarei masi para frente.... Very Happy

Enquanto ao Filipe, os nosso planteis são muito parecidos, e quando comprar o casal de modestos, muito mais !!!!!!!!
Respeitivamente aos mascarados, não são aves que eu goste muito ao pesar da sua enorme beleza, eles já deram ovos, mas todos são brancos!! se calhar estou a pensar em trocar por outro casal doutrea especie.
Enquanto aos degolados, eu quando os comprei, não simpatizava muito com eles, mas pouco a pouco, observando-os descobri que são umas aves sensacionais, e super interessantes em termos de reprodução!
Num futuro espero obter mais casais de gola amarela e laranja!! Smile
Em fim tudo de bom para todos, e sobre tudo boas criações!!! Very Happy
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por filiperusso Sex Abr 08, 2011 12:34 pm

Os teus mascarados são de que ano?
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 239
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 33
Localização : Marco de Canaveses-Alpendurada

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por marcos Seg Abr 11, 2011 9:13 am


O meu casal de mascarados, são do ano passado ouseja do 2010. agora devem ter entre 9 e 10 meses.
No outro dia ( como ja chegou o calor) coloqueios num pequeno viveiro exterior de 1.20x1x1, e na verdade não têm nada a ver quando estavam na gaiola, estão muito mais vivos, e contentes, sem dúvida,as aves agradecem. Coloquei uns ramos e folhas assim como rochas e varios ninhos.
O meu próximo reto é a criação directa desta especie!!!
Boas criações!!
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por filiperusso Seg Abr 11, 2011 3:02 pm

Boa sorte com elas!!
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 239
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 33
Localização : Marco de Canaveses-Alpendurada

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por jmexoticos Seg Abr 25, 2011 8:38 pm

boas ja começou a epoca 2011
como diz o fernando é a epoca mais esperada pelos criadores,,entao aqui fica o meu plantel para 2011

de momemto tenho 1 plantel composto pelas seguintes espeçies
1 casal de d/papagaio macho panache/femea verde mar malhada
1 casal de d/papagaio macho malhado/femea panache
2 casais de d/papagaio machos calssicos portdores de pastel/femeas verde mar p/pastel
1 casal de d/papagaio macho verde mar pastel/femea verde mar malhada
3 casais de d/mascara
2 casais de d/modesto
1 casal de d/estrela pastel
1 casal de d/estrela macho face laranja/femea classica
1 casal de d/estrela face laranja
1 casa de babetes macho mutaçao cizento/femea portadora
1 casal de babetes macho classico /femea canela
1 casal de kitllitz macho malhado/femea classica
1 casal de bichenov portdores de castanho
1 casal de gutelltes classicos (sparrwos)
1 casal de estrilda cauda vinagre
1 casal de face carmesim
2 casais de cordon blue (peito celeste)
2 casais de cantores de cuba
1 casal de bico de prata macho opala/femea canela portadora
1 casal de bico de chumbo macho negro castanho/femea classica
1 casal de face laranja
1 casal de d/sidney
1 casal de lonchura nana
1 casal de estrelas mutaçao amarela
casal de goulds femea lutina/macho portador
1 macho de mendigoa nitiulda(a espera de femea)
1 macho de cauda vinagre(a espera de femea)
e os tradiçionais bengalins 60 casaiquarta feira deve de chegar 1 casal de granatinas
todas as fotos estao no meu website
www.jmexoticos.webnode.pt

cumps j mario.
jmexoticos
jmexoticos

Mensagens : 244
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 52
Localização : vermelha -cadaval

http://www.jmexoticos.webnode.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Selenio Seg Abr 25, 2011 11:39 pm

Bem, deixa-me «apresentar» o meu plantel tb...


Actualmente, e depois de uns ajustes e duas fugas tenho:
2 casais mandarins exposição (1 classico portadores de bochecha negra, 1 macho BNFN x femea BN )
2 casais estrelas ( classico x classico, pastel cabeça laranja x classico portador pastel e laranja )
1 casal degolados classicos
1 casal de bicos de lacre e um macho solteiro
1 casal mandarin x bengalin (já tenho uma cria com um mês e oportunamente divulgo as fotos)
12 casais de bengalins

Abraço. . .
Selenio
Selenio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Gondomar

http://seleniofinches.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por marcos Qua Abr 27, 2011 12:25 pm


Isso é que é um plantel, Boa Sorte, vejo que tens aí muito trabalho!! Very Happy
Respectivamente as minhas humildes Smile criações ainda está tudo a fazer ninho e a correr uns atrás dos outros realmente estao a testar a minha paciencia! Very Happy Mas pronto....
Os seis ovos de Degolados estavam sem galar por isso retirei os ovos e começaram uma nova postura, já puseram 3 mas duvido que estejam galados.
Como já tinha referido, uns dias atrás comprei o meu primeiro casal de modestos ( macho clássico x fêmea Isabel) bastante bonitos, mas nem se aproximam do ninho. O ninho que eu coloquei é tipo de periquito só que um pouco mais pequeno com um ninho de canário lá dentro para ficar mais confortável, acham que está bem?
E também comprei um casal de Goulds (macho cabeça vermelha-peito branco x fêmea cabeça preta e peito lilás) depois de ter desistido desta espécie, no ano passado por certos motivos, mas com este casal tentarei criar quando chegue o seu tempo de criação.
Pronto assim as minhas "criaçoes" ficam um bocado actualizadas Very Happy
Tudo de bom a todos e boas criações!!
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Já arrancou a época 2011! Empty Re: Já arrancou a época 2011!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: Aves :: Outros

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos