Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Dúvida sobre Genética.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida sobre Genética.

Mensagem por marcos em Ter Jan 03, 2012 3:47 pm

Olá a todos, há pouco tempo adquiri ao nosso amigo Filipe um casal de bavetes macho isabel x fêmea cremina.
Supostamente, eu já tinha ouvida que a mutação albina, era uma combinação de duas mutações, isto é; isabel com cremino, corrigam-me se estou em erro. Então se não estiver em erro, é possível tirar albinos deste casal?

Mais uma dúvida, também comprei outro casal de clássicos, também ao Filipe, depois ele ligou-me e disse-me que tinham nascido, nos bangalins, uma postura deste casal, e tinham nascido bavetes fator ino. Por isso os pais são portadores de Ino. Com o casal, ele ofereceu-me três filhotes, com ao redor de dois meses e meio, a questão é a seguinte, estes filhos, que são clássicos, podem ser portadores de Ino? espero ter-me explicado bem.

Agradeço desde já qualquer resposta......cumps a todos Very Happy
marcos

Re: Dúvida sobre Genética.

Mensagem por Figueiredo em Ter Jan 03, 2012 5:45 pm

Em relação á primeira questão, tambem tenho um casal assim e das 9 crias, nascidas, todos são ou Castanhos ou Topázio, pois ainda não dá pra ver. Mutação Isabel ao que parece não existe: as aves ou são Topázio, Pheo ou Castanhas.
Acho que para obteres aves Albinas, se não estou em erro o teu suposto macho Isabel tem que ser portador de Ino mas, até aquitens de decifrar se o mesmo é Topazio, Pheo ou simplesmente Castanho...

Deixo te aqui um site, onde podes ver isso:
http://www.comomj.org/images/stories/OMJ/STANDARD_PDF/STANDARD_DIAMANTE_CODALUNGA/Longue_Queue_Portogues_Standard.pdf

Cumps
Gustavo
Figueiredo

Mensagem por LLourenco92 em Ter Jan 03, 2012 7:38 pm

Boas Marcos,

Concordo com o Gustavo, para tirares Albinos o teu macho tem de ser portador de Ino.

Acho que o Filipe mostrou-me umas fotos desse macho e é um Topázio.

Antigamente o termo Isabel englobava os Topázios e os Phaeos, e sendo estas duas mutações alélicas uma da outra e o modo como afectam a eumelanina é praticamente do mesmo modo (o Topázio reduz de 50% a 70% a eumelanina e o Phaeo reduz a 100%), tanto podes tirar Albinos com o Topázio como com o Phaeo.

Em relação ao teu outro casal de Babetes, para terem nascido Inos é porque o teu macho é portador, e esses Inos são fêmeas. O Ino é uma mutação recessiva ligada ao sexo, logo só os machos podem ser portadores. As fêmeas ou são Ino ou não.

Se puderes tira umas fotos a eles e mete aqui Wink

Abraço,
LLourenco92

http://lourencoaves.blogspot.com/

Mensagem por marcos em Qua Jan 04, 2012 1:50 pm

Olá.
Obrigado pelo esclarecimento, e pelo site tiraram as minhas dúvidas todas!!! Very Happy
Acho que já percebi: ou seja que se eu quiser tirar albinos, o meu macho, supostamente, Topázio, tem que ser portador de INo... o.k.
eles são de 2011, por isso acho que nunca criaram, eles nesta semana acabaram o ninho, depois já vou dando notícias...

No que refere aos clássicos, já fiquei a saber coisas novas e percebi que a mutação é recessiva, e está ligada ao sexo, mas ainda não responderam a minha questão:
Estes três filhotes, se algum deles for macho, podem ser portadores de Ino, devido ao pai ser portador?
Obrigado desde já pela ajuda.
(Luis, no que refere as fotos, no meu computer, por motivos que ainda desconheço não consigo colocar nenhuma foto, se não te importares posso enviar-te por e-mail e tu se quiseres colocas aqui no fórum...se quiseres..... Very Happy

Mais uma vez obrigado e boas criações!!!!
marcos

Mensagem por LLourenco92 em Qua Jan 04, 2012 2:43 pm

Boas Marcos,

Eu já tinha respondido à tua questão da descendência do casal de Clássicos Laughing

LLourenco92 escreveu:O Ino é uma mutação recessiva ligada ao sexo, logo só os machos podem ser portadores. As fêmeas ou são Ino ou não.

Todos os machos que nascerem desse casal serão portadores de Ino.

Podes mandar-me as fotos, é na boa Wink

llourenco92@gmail.com

Abraço,
LLourenco92

http://lourencoaves.blogspot.com/

Mensagem por marcos em Dom Jan 08, 2012 7:40 pm

Pois é, já tinhas respondido, eu é que estava a dormir:)
o.k. quando puder eu mando-te as fostos.cumps....
marcos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: