Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

As minhas instalações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As minhas instalações

Mensagem por LLourenco92 em Sex Jan 06, 2012 6:23 pm

Boas,

Comecei a arrumar e limpar as minhas instalações para começar a época de criação.

Já tenho um viveiro de oito divisões, cada divisão com cerca de 50 cm x 30 cm x 30 cm (comprimento x altura x largura), limpo e só me falta tratar dos tabuleiros e redes de fundo deste. Este viveiro também possui divisórias (aparecem nas fotos) mas eu não as uso na criação, mas devem dar jeito depois caso queira preparar algumas aves para levar à exposição.

À medida que vou tendo os viveiros e gaiolas limpas vou colocando aqui fotos, para já ficam aqui umas deste viveiro.

Cumprimentos,
LLourenco92

http://lourencoaves.blogspot.com/

Re: As minhas instalações

Mensagem por Fernando Domingues em Sab Jan 07, 2012 8:30 pm

boa sorte para as tuas criações. Eu este ano vou apostar numas instalações novas.

6 Medalhas em Campeonatos do Mundo

www.estrildidae.wordpress.com
Fernando Domingues

http://www.estrildidae.wordpress.com

Mensagem por LLourenco92 em Dom Jan 08, 2012 5:35 pm

Obrigado Fernando.

Hoje tive a preparar mais um viveiro, este é para os Bengalins, tem 6 divisões de 35 x 35 x 35 (pequenas mas por agora vão ter de chegar, embora criem bem ali).

Cumprimentos,
LLourenco92

Mensagem por marcos em Dom Jan 08, 2012 7:49 pm

Boa sorte com essas instalações , parecem porreiras!!
apesar de serem pequenas , não te preocupes por que os bengalins criam na boa. os meus bengalins também criam em gaiolas de 40, e estão bastante cómodos, o problema é quando as ninhadas são grandes e os flhotes começam a sair do ninho; aí é que todos ficam um bocadinho apertados. boa sorte com a nova época!
marcos

Mensagem por LLourenco92 em Dom Jan 08, 2012 9:06 pm

Obrigado Marcos! Very Happy

Eu já criei Bengalins e muitos Mandarins neste viveiro e nunca tive problemas embora seja um espaço pequeno.
Preferia ter divisões maiores mas tenho de me aguentar com estas por agora.

Abraço,
LLourenco92

Mensagem por ruifon em Qui Jan 12, 2012 10:47 pm

Ola pessoal.
Antes de mais quero dizer-vos que respeito as vossas opiniões em relação ao que è aceitavel para a criação de uma ave, mas gostava, se me permitissem, de deixar a minha opinião.
O Bengalim do Japão, embora uma ave pouco ativa, merece o minimo de espaço. As condições do Luis são boas, mas o espaço na minha opinião, è demasiado pequeno.
Não pensem so em produzir, tentem proporcionar alguma qualidade de vida a esses bichinhos dando-lhes entre outras coisas, espaço para poderem voar e criarem os filhotes condignamente.
Ver estas aves em compartimentos tão minusculos faz-me muita confusão, pensem nisso por favor!
Não me levem a mal, isto è so a minha opinião e vale o que vale.
Um abraço.
ruifon

Mensagem por marcos em Sex Jan 13, 2012 2:07 pm

em primeiro lugar, queria dizer olá ao Rui, já há tanto tempo que não falámos!! Smile tá tudo bem contigo?
no que refer ao tópico...
Acho muito bem! cada um tem a sua opinião. Smile
os meus bengalins estão em gaiolas de 40 x 40 x 40 com tabuleiros com areia e eu acho que tem umas condições óptimas para viverem e para se reproduzirem.
marcos

Mensagem por dukem em Sex Jan 13, 2012 4:18 pm

Olá
Concordo plenamente com a opinão do ruifon as instalações são muito pequenas, por os bengalins não serem muito exigentes o pessoal põem nos a criar em espaços muito pequenos para ter mais espaço para mais passaros não ligando ao bem estar das aves depois quando eles tiverem crias e elas sairem do ninho vão estar ai todos ao molho.
Como diz o ruifon, a minha opinião e vale o que vale.
Cumprimentos

dukem

Mensagem por LLourenco92 em Sex Jan 13, 2012 4:35 pm

Boas Rui e duken,

Obrigado pela vossa opinião.
De facto 35 x 35 x 35 é pequeno, mas para Bengalins e mesmo para os Mandarins (normais) é suficiente para criarem.
Se pudesse, era obvio que tinha viveiros maiores mas como já disse, por agora estes vão ter de servir. Mas estas medidas são só para criar, no resto do ano estão nos voadores e aí têm espaço de sobra para esticarem as asas.
Em relação a pensar só em produzir, em ter espaço para mais aves sem ligar a condições, comigo isso não pega! Se assim fosse em vez de 6 casais de Bengalins para 20 de exóticos, arranjava 40 e tal de amas, punha-os a fabricar Goulds, Estrelas, Babetes, etc, metendo as amas a criar ninhadas de mais de 6 de cada vez, fazendo dezenas de posturas em cada época etc etc para depois ir encher as lojas.
As opiniões são bem vindas, os juízos de valor apenas tendo como base as medidas dum viveiro podem ficar com elas no bolso.

Cumprimentos,
LLourenco92

Mensagem por ruifon em Sex Jan 13, 2012 10:41 pm

LLourenco92 escreveu:Boas Rui e duken,

Obrigado pela vossa opinião.
De facto 35 x 35 x 35 é pequeno, mas para Bengalins e mesmo para os Mandarins (normais) é suficiente para criarem.
Se pudesse, era obvio que tinha viveiros maiores mas como já disse, por agora estes vão ter de servir. Mas estas medidas são só para criar, no resto do ano estão nos voadores e aí têm espaço de sobra para esticarem as asas.
Em relação a pensar só em produzir, em ter espaço para mais aves sem ligar a condições, comigo isso não pega! Se assim fosse em vez de 6 casais de Bengalins para 20 de exóticos, arranjava 40 e tal de amas, punha-os a fabricar Goulds, Estrelas, Babetes, etc, metendo as amas a criar ninhadas de mais de 6 de cada vez, fazendo dezenas de posturas em cada época etc etc para depois ir encher as lojas.
As opiniões são bem vindas, os juízos de valor apenas tendo como base as medidas dum viveiro podem ficar com elas no bolso.

Cumprimentos,

Ola pessoal.
Luis, fiquei com a impressão que te sentistes ofendido com minha opinião, quero por isso pedir-te desculpa, e dizer-te que não estou a fazer juizo de valor do que quer que seja.
Sabes perfeitamente que na maior parte dos casos, os criadores de exoticos vem os Bengalins como uma especie de "maquina". Ok, ja deixastes claro que esse não è o teu caso, e por isso ja tens a minha admiração. Tu respeitas os periodos das aves, mesmo no que diz respeito aos Bengalins, e fora da epoca de reprodução proporcionas-lhes boas condições para poderem "esticar as asas", na epoca de reprodução, è verdade que as medidas são um bocadinho justas (na minha opinião claro), mas no entanto no que diz respeito a tudo o resto parece-me que lhes das o melhor.
Não quero que te sintas ofendido, eu so fiz aquele "desabafo" porque, tu sabes tão bem como eu que talvez 90% dos criadores teriam os Bengalins nesses espaços o ano inteiro e sempre a "trabalhar". Eu conheço bastantes casos, e ate tenho alguns casos na familia e amigos proximos.
Desejo-te a melhor sorte com os teus pequenotes, e por favor não fiques ofendido. Este è um espaço de convivio e troca de ideias e nunca um "tribunal" para julgar os outros.
Va, um abraço pa!
ruifon

Mensagem por ruifon em Sex Jan 13, 2012 10:50 pm

marcos escreveu:
em primeiro lugar, queria dizer olá ao Rui, já há tanto tempo que não falámos!! Smile tá tudo bem contigo?
no que refer ao tópico...
Acho muito bem! cada um tem a sua opinião. Smile
os meus bengalins estão em gaiolas de 40 x 40 x 40 com tabuleiros com areia e eu acho que tem umas condições óptimas para viverem e para se reproduzirem.

Ola Marcos.
Obrigado pelas palavras simpaticas. Comigo esta tudo bem, obrigado. E contigo espero que tambem.
Sabes, em relação as medidas ideais dos alojamentos para cada especie, acho que cada um de nos tera uma opinião diferente. Ate mesmo os veterinarios tem opiniões diferentes. Mais importante do que ter um espaço grande ou pequeno, na minha opinião ha outros fatores como por exemplo a limpeza, a alimentação, respeitar os ciclos das aves, etc...
Um abraço!
ruifon

Mensagem por LLourenco92 em Sab Jan 14, 2012 2:08 pm

Olá Rui,

De facto fiquei um pouco ofendido, principalmente por saber como são os métodos utilizados por certos "criadores" e não quero ter nada a ver com eles pois não considero correcto o que eles fazem. Não se trata do uso de amas em si mas o uso descontrolado das mesmas sem ter respeito algum pelas aves.
Como já tinha dito, também considero que as medidas deste viveiro são um pouco pequenas mas por agora vou ter de o utilizar. Para o ano vou ver se consigo aumentar um pouco as minhas instalações, caso consiga os Bengalins terão direito a umas gaiolas maiores na criação.
Mas pronto, já mostraste o teu ponto de vista (que é bastante semelhante ao meu) são águas passadas e como disseste isto é um espaço de convivio e aprendizagem e não é a minha intenção andar a "marrar" com ninguém, a não ser que se esforcem por isso Twisted Evil , o que não é o caso! Razz

Boas criações e um abraço!
LLourenco92

Mensagem por LLourenco92 em Sex Fev 03, 2012 3:14 pm

Boas,

As minhas instalações já estão prontas e desde 29 de Janeiro que juntei os casais, tendo neste momento 7 com o ninho praticamente acabado!

http://lourencoaves.blogspot.com/p/instalacoes.html
LLourenco92

Mensagem por marcos em Qua Fev 08, 2012 1:54 pm

Olá Luis!
Se já há ninhos acabados, não tarda em haver ovos..... Very Happy .
Há alguma espécie em especial que vais tentar direto?
Cumps... e boa sorte com a tua passarada.
abraço.
marcos

Mensagem por LLourenco92 em Qua Fev 08, 2012 6:21 pm

Olá Marcos,

Fazendo uma atualização da passarada, já tenho 2 casais de Mandarins com ovos, bem como 1 casal de Bichenovs, 1 de Babetes e 1 de Estrelas.
Em relação a tirar direto não há nenhuma em especial, pois eu se tirasse com todas as espécies era 5 estrelas, mas as espécies que eu gostava de tirar direto este ano são os Babetes, Bichenovs, Dominós, nigriceps e castaneothorax. Os Goulds, que eu ao inicio não gostava muito mas agora já os acho mais engraçados, também gostava de tirar uma postura nos pais. Isto sem contar com os Mandarins, Javas e Bicos de Chumbo que não precisam de amas. Vamos ver se consigo ... Twisted Evil
Resumidamente, vou tentar com todas as espécies que tenho mas é muito muito difícil ter sucesso com todas logo no primeiro ano mas só depois de tentar é que se vê.
LLourenco92

Mensagem por marcos em Sex Fev 10, 2012 3:05 pm

Pois é dificill, mas não é impossível Very Happy
Boa sorte com eles e vá dando notícias!!!
marcos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: