Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

4 participantes

Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por IlídioCruz Ter Jan 31, 2012 10:33 am

Boas,
tal como disse na apresentação, já tenho o casal de diamante mandarim, pelo que tinha andado a ver antes, é um casal clássico.
Mantenho o casal numa gaiola com as seguintes dimensões, 45fx26px36a, coloquei um ninho de corda, pois onde comprei disse que era aquele que era para os Mandarim, como do que aqui li, não havia uma certeza do que mais apropriado era, aceitei a opinião do vendedor.
Na 1ª noite dormiram em cima do ninho, na segunda noite, encostei quase o ninho ao tecto da gaiola, passado pouco tempo já estavam os 2 lá dentro, deixei o material para o ninho ontem.
Estou a dar mistura para exóticos da marca Versele-Laga "Tropical finches Prestige", vitaminas da Pet Cup "Papa de ovo c/ frutos tropicais".
Até aqui corrigam-me nalguma coisa que esteja mal, visto já ter lido opiniões de que não se deve dar papa, ou pelo menos certo tipo de papa.

Agora relato o que ontem reparei quando trocava o jornal que está a forrar o tabuleiro.
Estava um ovo no fundo da gaiola. Não sei se a fêmea estava a 1\2 de uma postura ou não. Vou observar se entre hoje e amanhã há novo ovo. E ver se fazem ou não o ninho.

Logo devo conseguir meter fotos deles e das instalações, para que possa ser corrigido algum posicionamento de algo que não considerem correcto.

Cumprimentos,
Ilídio Cruz

IlídioCruz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por Avilandiapt Ter Jan 31, 2012 3:21 pm

Olá,

Deixa-os acalmar.
Em relação ao ninho, há ninhos de corda de muitas formas. Todos servem mas os de caixa são melhores em termos de limpeza, mais práticos e mais fáceis para fazerem o ninho e não arrastarem crias para fora quando saem.

Suponho que estarás a começar com eles "por brincadeira". Não precisas de muita coisa para criarem, mais vale não complicar. Tanto a mistura como a papa servem.

Cumps,

Ricardo M.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por IlídioCruz Ter Jan 31, 2012 6:49 pm

Boas Ricardo, dentro do respeito pelo animal é por "brincadeira".
O meu tio ofereceu um casal à minha filha que adora tal como eu animais, como ela não trata deles (tem 17 meses Smile ) tenho que ser eu a fazer, e com muito gosto.
Só temo que se torne como a aquariofilia, que começou com 50 lts., chegou aos 1500 lts de aquários em 4 aquários em casa, e com a maria a dar na cabeça, teve que baixar para os 600 num único actual.

Gosto de fazer bem as coisas, e se poder com calma ver se consigo fazer umas criações, de algumas mutações que prefira, farei.
Das pesquisas que já fiz, gostei bastante dos Diamante Gold, mas com calma, a ver no que isto vai dar.

Tal como disse de manhã, deixo aqui algumas fotos dos D. Mandarim que tenho, bem como da disposição da gaiola.
Se houver alguma coisa que deva alterar digam.
Em relação às aves, penso pelo que tenho lido e visto, que são comuns.

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] 080

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] 085

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] 084

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] 083

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] 082

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] 081

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] 086

Cumprimentos,
Ilídio Cruz

IlídioCruz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por Avilandiapt Qua Fev 01, 2012 8:59 am

Olá,

Não deves ter grande problema em criar com eles. Com o tempo vais percebendo e pesquisando mais sobre alimentação e outros assuntos, mas estes mandarins são pouco exigentes e não será por isso que não criam.
Apenas não os deixes abusar dessa papa para não engordarem. O ninho é o que estava a pensar. Uma coisa que deves fazer é arranjar forma de inclinar o ninho um pouco para cima para o interior estar a descer no sentido do fundo. Esse ninho tem o problema de poderem arrastar crias e ovos para fora quando saem de repente.

Cumps,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por marcos Qua Fev 01, 2012 12:36 pm


Olá Ilidio!
Vejo que estás contente com as tuas aves, vê-se que têm boas condições. Tanto a papa e alimentação são corretas, por isso está tranquilo. Mas como já disseram não abuses com a papa. em relação ao ninho, eu recomendava-te algo mais simples, neste caso ninho de caixa, pois são muito mais fáceis de limpar e facilitam bastante a inspeção dos ovos e das crias.
No que refer ao ovo que encontras-te, não te preocupes, as vezes acontece, quando as fêmeas estão a fazer posturas, etc.
De resto, muito boa sorte e vá dando notícias.
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por IlídioCruz Qua Fev 01, 2012 2:25 pm

Obrigado pelos comentários.

Em relação ao que o Marcos disse, na loja disseram-me que os ninhos de madeira que tinham que era o que eu queria, não eram apropiados e também não tinham, só havia para piriquito e não dava.

Eu queria de caixa, pois ficava de fora, poupava espaço para as aves, e eu ganhava em acesso ao mesmo.

Agora pergunto se é boa ideia tirar o ninho e meter outro.

Se sim, vou ver de outra loja e procurar um exterior que dê.

Cumprimentos,
Ilídio Cruz




Última edição por IlídioCruz em Sex Fev 03, 2012 2:49 pm, editado 1 vez(es)

IlídioCruz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por Avilandiapt Qua Fev 01, 2012 5:04 pm

Olá,

O ninho de periquitos funciona desde que não seja exageradamente grande e tenha uma abertura razoável, por vezes a entrada é pequena e eles não entram facilmente. E, claro, desde que não te importes que encham metade do ninho com material...
Os melhores serão ninhos meio abertos de madeira ou plástico.
Por facilidade, o ninho estar de fora é uma vantagem mas convém ver se não há risco de alguém dar um toque na gaiola e o ninho cair ou ficar mal colocado. Normalmente os criadores usam ninhos exteriores porque evita ter de estar a abrir gaiolas para ver os ninhos.

Eu por acaso tenho 9 dos meus 10 aquários parados (sobra um tanganyka "abandonado" de 300lt) e as gaiolas desmontadas, mas... sim, isto é um vicio...

Cumps,

Ricardo M.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por IlídioCruz Sex Fev 03, 2012 2:46 pm

Boas,
se até domingo, eles não começarem a fazer ninho, vou comprar um de caixa, e trocar o ninho, só tenho medo que estranehm, pois eles dormem lá dentro os 2.

Agora estive a ver uma fotos de ninhadas, e o materail para o ninho que tenho não é igual.
O meu tem tipi umas palhas de corda e uns bocados de algodão.
E os ninhos que vi tem tipo umas palhas de côco, será que o que tenho não é adequado?
Assim no domingo trocava tudo.
Se me poderm dar um esclarecimento, agradeço.

Agora outra coisa, onde é que há em Lisboa, uma boa loja, que tenha material para a passarada com variedade?



Cumprimentos,
Ilídio Cruz

IlídioCruz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por Duarte Neves Sex Fev 03, 2012 9:42 pm

qual e o material que tens?

Duarte Neves

Mensagens : 80
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 27
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por IlídioCruz Qui Fev 09, 2012 12:28 pm

Boas, peço desculpa não ter respondido antes, mas tenho vindo aqui a correr.

Duarte Neves escreveu:qual e o material que tens?

Duarte, o material é tipo umas pontas de corda com uns bocados de uma tipo de algodão.

Em relação ao estado das coisas.
Comprei um ninho de caixa de meter por fora, no entanto durante 2 dias, eles não entraram, e passaram as noites em cima do material do ninho.
Como estam no exterior e as noites frias, acabei por meter o de corda por causa do frio, agora dormem lá dentro, mas não fazem ninho!
Como ainda tenho o de caixa lá, no Domingo vou abrir uma oval maior no ninho de caixa, pois penso que talvez seja pequeno como já aqui me foi dito.

De resto está tudo OK.

Cumprimentos e se me poderem ajudar nas dimensões e/ou formas da abertura, agradeço.

Cumprimentos,
Ilídio Cruz



IlídioCruz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por Duarte Neves Qui Fev 09, 2012 2:58 pm

Olha os meus mandarins ao inicio era eu que metia no ninho la o material mas agora passado um ano ou 2 ja faxem eles o seu ninho.
Mete la o material para eles se começarem a abituar e depois tens de ter paciencia ate eles se habituarem

Duarte Neves

Mensagens : 80
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 27
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por IlídioCruz Seg Fev 20, 2012 2:21 pm

Boas, dado o tempo que passou, podem pensar que me desinteresei de. Mas não, o que resolvi fazer foi, deixar de ser melga, seguir alguns conselhos que me deram aqui e sobretudo, deixar que as coisas acontecessem, sem stress, até porque como disse, a criação não é a prioridade.

Fiz como o Duarte disse, e como tenho os 2 ninhos na gaiola, meti material dentro dos 2, e deixei o resto do material à disposição das aves.

Na 6ª feira durante o dia, reparei que a fêmea não estava na gaiola mas sim dentro do ninho, o que não era normal pela observação dos outros dias todos.
Não fiz nada, no sábado enquanto trocava a água, comida e limpava o fundo, ela saiu e eu agarrei e meti a mão dentro do ninho, (não dá para ver, pois o que eles escolheram é o interior de corda) e de facto percebi que há ovos, e que eles estam no choco.

Agora é continuar a esperar, não sei quantos dias levam a nascer, se devo dar alguma comida diferente, e quanto tempo levam a sair do ninho.

Tenho medo que os ovos não estejam galados, dai querer saber quando devo perceber se já nasceram ou não, para não andar a meter a mão no ninho sem motivo.

Agradeço todas as ajudas até aqui dadas, e as que me possam dar daqui em diante.

Cumprimentos,
Ilídio Cruz

IlídioCruz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por Duarte Neves Qua Fev 22, 2012 10:18 am

Normalmente se eles estao no choco e nao deixaram e porque os ovos estao galados.
Eu so dou grit e osso de choco e comida normal nao dou vitaminas mas há muita gente que te pode informar acerca das vitaminas

Duarte Neves

Mensagens : 80
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 27
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por IlídioCruz Seg Jul 02, 2012 3:59 pm

Boas a todos,
tenho andado um pouco calado, mas não é por isso que não tenho postado nada.
Decidi deixar a coisa andar, e agora conto o que se passou.

Foi nascendo uma cria a cada dia, o que penso ser o normal, no entanto morria, no dia a seguir.
No máximo chegaram a ter e só uma vez, 2 filhos ao mesmo tempo no ninho.
Até ao ultimo ovo, este ultimo, não morreu e deve estar a sair do ninho esta semana.
Achei estranho pois passado uma semana começaram nova postura, meteram 2 ovos e pararam.

Até agora com este está tudo OK.

Agora estou a pensar em comprar um casal de Gould, vou ler um pouco sobre isto.

Obrigado e cumprimentos a todos.
Ilídi
o Cruz

IlídioCruz

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i] Empty Re: Diamante Mandarim [i]Taeniopygia guttata[/i]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos