Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Bengalins do Japão. Prós e contras do uso como amas!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bengalins do Japão. Prós e contras do uso como amas!

Mensagem por Fernando Domingues em Sex Fev 24, 2012 2:41 am

Gostaria de fazer um estudo sobre isto. São uns apontamentos meus que fiz há alguns anos atrás e que encontrei recentemente.

Vou entrar em suposições muito provavelmente erradas, mas considero que os Bengalins do Japão são uma espécie de "ratos" do mundo das aves, ou sejam portam muitas bactérias/doenças, mas cujo sistema imunitário encontra-se em equilibrio, ou seja, não se manifestam, tornando as aves numa espécie de portadores saudáveis. Quando acontece esse desequilíbrio, é quando se manifestam os problemas. Já usei e quando necessário uso amas.

Os tais "problemazinhos" que as aves portam, podem-se manifestar numas espécies mas não noutras e já tive a experiência disso, ou seja, podem criar bem uma espécie mas não outra(s). Falo mais em exóticos "complicados". Não era porque as amas eram más amas, ou porque alimentavam mal. Não tem a ver com o formato e "diamantes" dos bicos do juvenis. Isso também influencia mas não estou a falar disso.

Há uns anos fiz uma experiência. Dividi as baterias e os locais das amas. Comecei a usar produtos para controlar as salmonelas e coccidiostáticos a título de experiência num local e no outro não. No primeiro continuei a ter baixas, mas reduziu muito os níveis de mortalidade. No outro e exatamente com o mesmo tipo de aves, o resultado foi um caos. Fiz só uma postura com os vários casais senão não tirava aves nesse ano.

Precisava ter muitos casais e muitas espécies diferentes de aves para fazer mais testes. Onde quero chegar? As bactérias ou outro tipo de problemas que os Bengalins do Japão portem, podem manifestar-se em determinadas espécies, quando são utilizados como amas, mas não outras.
Posso estar a dizer muitas asneiras, mas comigo aconteceu assim. A partir desse ano, reduzi muito o número de mortalidade nas crias que estavam nos Bengalins.

Hoje em dia ainda uso amas, mas criei uma nova geração de amas.... e não são bengalins. Com esta maximizei os resultados e deixei de ter problemas deste foro. Revelarei isso no número 7 do Magazine Ornitológico que sairá em Abril.

Em relação aos Bengalins, Ricardo será a melhor pessoa para falar nisso. Posso estar a dizer asneiras, mas gostaria de saber a opinião de um entendido e partilhar com os nossos foristas.

6 Medalhas em Campeonatos do Mundo

www.estrildidae.wordpress.com
Fernando Domingues

http://www.estrildidae.wordpress.com

Re: Bengalins do Japão. Prós e contras do uso como amas!

Mensagem por marcos em Sex Fev 24, 2012 2:39 pm

Olá Fernando: Fiquei perplexo depois de ler este artigo e não sabia que os bengalins fossem dados a ter e portar doenças.

Depois de ler isto vou dar mais atenção aos meus bengalins e trata-los de forma a obter menor taxa de mortandade e demais.

Fiquei muito curioso com isto: "Hoje em dia ainda uso amas, mas criei uma nova geração de amas.... e não são bengalins"

Ficarei a espera do magazine ornitológico de abril. Very Happy
marcos

Mensagem por Fernando Domingues em Sex Fev 24, 2012 4:50 pm

Atenção Marcos, este tópico não é sobre certezas, mas sobre muitas dúvidas. Não podes levar o que eu digo como uma verdade absoluta, trata-se sim, de muitas interrogações e experiências que levei a cabo no passado.

Em relação às amas, criei um tipo de amas (não criei pois elas sempre existiram, mas nunca com essa finalidade) adequadas ao meu tipo aves.
Será sim um artigo interessante isso prometo.

Fernando Domingues

Mensagem por Jose Fernando em Sex Fev 24, 2012 5:47 pm

Olá Fernando,
o que dizes realmente faz sentido, embora não tenhas tido tempo para aprofundar mais essa questão.
A ser verdade pode estar ai a explicação para muitas baixas nesta época de criação em muitos Criadores.
Eu pessoalmente tenho alertado para o uso dos Bengalins, embora na verdade não por causa de serem transmissores de doenças, sendo eles próprios imunes às bactérias, mas já tinha lido sobre esse assunto.
Em relação às amas que usas , vou aguardar pelo artigo quando receber a revista.
Jose Fernando

http://nandoexoticos.wordpress.com/

Mensagem por Avilandiapt em Sex Fev 24, 2012 9:02 pm

Olá,

Fernando, a questão não é novidade e começou por ser colocada sobretudo com goulds e com o caso do cochlossoma um parasita protozoário ao qual os goulds parecem ser muito sensíveis mas os bengalins "aguentam" com alguma facilidade. Existem alguns estudos de afinidade deste parasita para com as trichomonas, por exemplo.
Já em relação a bactérias o assunto é mais delicado porque os mecanismo de infecção são diferentes assim como os efeitos. Não te posso dizer sem dados se uma ou outras estirpe tem menos impacto nos bengalins do que nas espécies que criam porque isso é realmente complexo e iria exigir ser confirmada a infecção em ambos mas sem sinais clinicos ou patologia nos bengalins.
De qualquer forma é conhecido que algumas espécies e raças são mais sensíveis a certos agentes infecciosos que outras.

Na minha opinião o tema tem que ser analisado a dois níveis. Primeiro o problema das amas em si. É que infelizmente existem criadores para quem as amas são "de segunda". Comem restos, ficam com água 2 semanas por mudar, ninhos sujos, gaiolas com metade do tamanho... Ou seja, de uma forma inconsciente isso acaba por criar aves mais resistentes por si.
Assumindo que não é o caso e que colocamos esses factores de lado existem as questões alimentares que também referiste. E toco nisso novamente mesmo sabendo que já disseste não ser o caso. Algumas amas como sabemos alimentam mal (ou com alimentos/frequência diferente) o que pode abrir caminho a que as crias sejam mais facilmente afectadas por doenças. O impacto dessa alteração é complicado de medir. A vulnerabilidade do sistema superior em aves que são alimentadas muitas vezes ou poucas vezes é variável e isso também pode influenciar a sua susceptibilidade a infecções. É um problema muito comum na alimentação à mão, por exemplo.

Em relação a outro tópico em que tocaste, o dos tratamentos "preventivos", há muito para falar e debater mas na grande maioria dos casos são inúteis. Não porque não funcionem mas porque da forma que são usados servem apenas para mascarar os problemas e não tratá-los devidamente.

Agora digo-te também que ideias de ensaios destes e outros para fazer e experimentar não me faltam...

Cumps,

Ricardo M.
Avilandiapt

Mensagem por Fernando Domingues em Sex Fev 24, 2012 10:01 pm

Boa, fico feliz por não estar afinal de contas estar dizer muitas asneiras.
Concordo contigo sobre o que referiste em relação aos tipos de cuidados que muita boa gente faz questão de dar aos Bengalins, mas não é esse o caso.

Eu ainda sou muito "verde" em relação a muitas questões, de qualquer forma terei todo o prazer em colaborar em testes que um dia desejes fazer.

Abraço

Fernando Domingues

Mensagem por Paulo Almeida em Sab Fev 25, 2012 8:06 pm

Boa noite!

Depois de ler este tópico penso que tudo está mais esclarecido para mim no que toca a problemas com os meus bengalins! Sinceramente já tinha em mente que algo não fazia sentido porque todos tem a mesma alimentação e todos tiveram os mesmos tratamentos... Ora algo esta errado!! Tenho pouca experiência mas claramente penso ser o tipo de situação descrita e referida acima pelo Fernando e o Ricardo.
Agora fica a questão: então como poderemos tratar este acontecimento? É que fica a sensação de que os tratamentos (preventivos) que todos conhecemos começam a não ser suficientes para evitar problemas deste tipo? Eu eu pergunto se será possível controlar este tipo de situações e como, já que o Ricardo refere que estes tratamentos muitas vezes apenas servem de "mascaras" para reais problemas coisa que eu acredito mas que não vejo uma solução!
Paulo Almeida

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: