Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

+3
ruifon
Luís M
Fernando Domingues
7 participantes

 :: Geral :: Social

Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por Fernando Domingues Qui Jun 30, 2011 4:50 pm

De há 14 anos para cá, tenho verificado (sobretudo nos últimos 3 anos) um crescimento exponencial de criadores que tentam agora criar Bicos de Lacre, uns com sucesso, outros nem por isso.
Já conheci muitos e outros tantos continuam a enviar-me mails com pedidos de informação.

Muitos consideram-me o responsável pela divulgação desta espécie em Portugal (atenção, no que apenas diz à reprodução e manutenção em cativeiro) e sobretudo no que diz respeito a informação acerca dos mesmos. Não sou mais que os outros, não pretendo sê-lo... apesar da opinião ser unâmime. Na minha opinião pessoal, foram as medalhas que conquistei e algumas aves que vendi (valores) que vieram alterar a forma como as pessoas viam estes exóticos invasores.
Eu e muitos criadores, criam estes exóticos por paixão, eu não me vejo para já a criar outro tipo de aves.

Não sei se vocês concordam (são livres ou não de o fazer), com esta opinião, ou seja, se vocês acham que tive um papel preponderante na divulgação de informação desta espécie.

Tenho andado a pensar e porque tenho muita informação recolhida acerca de duas espécies (Bicos de Lacre e Faces Laranja), em escrever o primeiro livro sobre Bicos de Lacre (só sobre aves do género estrilda). Só os Bicos de Lacre dariam um livro, mas é meu objectivo recolher informação e experiência acerca de todas as espécies (eu ainda só tenho 3 - Bicos de Lacre, Faces Laranja e Caudas de Vinagre).
Em principio vou avançar, sendo este um projecto de muitos anos. Contudo gostava de ter a vossa opinião.

Fico à espera.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por Luís M Qui Jun 30, 2011 5:30 pm

Ola Fernando..
Sendo um criador com bastante experiencia nestas 3 espécies, acho uma optima ideia da tua parte fazeres um livro onde partilhes a informação adquirida durante muitos anos sobre os bico-lacre e os face-laranja...afinal um livro é um livro !! Very Happy
Também acho que tiveste um papel muito positivo na divulgação desta espécie (bico-lacre) pois foste um dos primeiros a criar bico-lacre em viveiros e tb por receberes várias condecorações com a qualidade das tuas aves !!
Espero que consigas criar mais espécies da mesma família!!
E também que tenhas sucesso no teu livro...sendo um do que os vai comprar, concerteza!!
Cumps
luis!
Luís M
Luís M

Mensagens : 151
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 28
Localização : Mealhada-Aveiro

http://asminhasavesexoticas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por ruifon Qui Jun 30, 2011 9:11 pm

Ola Fernando.
Bem eu devo dizer com franqueza que atè a bem pouco tempo atras, não fazia ideia que tinha-mos em Portugal um criador de Estrildas com uma "bagagem" como a tua. No entanto eu ja gostava destas aves, sendo elas as, ou das minhas aves favoritas, so que a informação que tinha era pouca e por vezes falsa.
Desde que aderi a este forum e te conheci (assim como outras pessoas), eu aprendi imenso sobre esta maravilhosa especie. Como tal conseguistes-me motivar ainda mais para me lançar na criação da mesma.
Hoje que ja conheço um bocadinho mais desta especie sobretudo dos Bicos de Lacre, para mim tu continuas a ser fonte de inspiração e informação no que aos Bicos de Lacre diz respeito.
Por isso, eu acho que não sou um caso unico, e sim, considero-te "culpado" pelo subito interesse dos criadores de aves nos Bicos de Lacre. È claro que os proprios (Bicos de Lacre) tambem tem alguma culpa, mas ate a bem pouco tempo havia pouca informação sobre a criação desta ave em cativeiro e tu conseguistes ceder-nos informação essencial e verdadeira a esse respeito.
Mas tambem acho que tu tens muito mais para nos ensinares, e por isso, esse livro seria uma preciosidade para todos os que como eu, querem fazer criação destas fantasticas aves. Por isso ja sabes, estamos todos ansiosos por esse teu livro.
Força nesse projecto.
Um abraço
ruifon
ruifon

Mensagens : 218
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 48
Localização : Corsega, França

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por marcos Seg Jul 04, 2011 9:48 am


Olá Fernando, já deves saber a minha opinião por que é mais que lógica, concordo inteiramente com o luis e o Rui e elogio e apoio a tua decisão e mesmo que leve muito tempo, esse já esperado livro Smile é mais que necessario!!!
Gostava de salientar um tema que acho muito importante e que de certeza vais tocar no teu futuro livro: é a captura destas belas aves.
Em fim, foi a minha opinião e o meu conselho, desde já muitos parabéns!!!! Força com esse novo projecto!!!
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por Ivo Seg Jul 04, 2011 11:03 am

Olá Fernando,

Como sabes e deves sentir foste o "catalisador" na expansão desta espécie em termos de criação e interesse por parte dos criadores. E como dizes e muito bem, as medalhas contribuíram imenso para isso, porque como de costume no nosso país o extrangeiro é que é bom e não se valoriza o que é nosso. Se não ganhasses as medalhas não te viam da mesma forma, talvez mais um criador com potencial, mas o facto de te teres tornado o nº1 do mundo foi trampolim que faltava,claro que não menosprezando o teu trabalho(porque só é possível com trabalho).
A partir daí todos olharam para ti de outra forma Campeão do Mundo? O prestigío passou a ser enorme, e apartir daí todos te começaram a reconhecer e olhar de
outro modo, a valorizar mais o teu trabalho e a dar o valor merecido pelo que tens feito!

Para mim ganhares ou não... tens muito valor, pois podias não querer participar em exposições e teres aves excelentes. Só pelo modo como detectas pormenores nas tuas aves vê-se que gostas muito de aves e tens prazer nisso e isso é meio caminho para entender as aves de outra forma.

Tens o meu apoio para fazeres um livro único sobre os Lacres, tens tudo o que é necessário, e quem melhor para o fazer se não tu Fernando, que praticamente descobriste tudo no desconhecido e humilde Bico de Lacre.
Acho que é uma aposta ganha,eu pessoalmente quero um livro autografado Very Happy

Força prepara esse livro e faz uma boa divulgação da espécie que a partir daí serás para sempre o pilar, a referência dos Bicos de Lacre da história.

Um Abraço
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por Fernando Domingues Seg Jul 04, 2011 3:22 pm

Bem, antes de mais muito obrigado pelo voto de confiança e sobretudo pelas vossas palavras. O livro pretende abordar todas as espécie de bicos de lacre, não só o comum, mas também os mais desconhecidos pelo grande público.

Não é um projecto para já, mas para daqui a 10 anos, se tudo correr bem.
Tenho 3 espécies, mas espero este ano ter mais duas: Estrilda troglodytes e Estrilda rodophyga. Espero um dia chegar ao nonnula, ao melanotis e erythronotus.
Mas de qualquer modo o primeiro capítulo (bico de lacre - estrilda astrild) está em andamento. Também digo que só daqui a 10 anos estará pronto, porque de certeza que os meus conhecimentos ainda vão maturar e no processo ainda descobrirei mais dados importantes.

No entanto fica a promessa de em breve (talvez já para o ano) de um artigo sobre o Bico de Lacre na revista Magazine Ornitológico, e aí vão encontrar de certeza muitos dados que não conheciam.

Mais uma vez obrigado pelas vossas palavras.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por ruifon Qua Jul 06, 2011 9:17 pm

Então Fernando? So daqui por dez anos?! A malta precisa desse livro para ontem. Laughing
Em todo o caso, força com esse projecto, ficamos a espera.
Abraço
ruifon
ruifon

Mensagens : 218
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 48
Localização : Corsega, França

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por Selenio Sáb Jul 09, 2011 12:18 am

Boa noite..

Concordo plenamente com o que foi dito. Fos-te mesmo o catalisador dos bicos de lacre. Tenho a paixão por estas aves desde muito novo, mas os conhecimentos que adquiri neste forum foram fulcrais para o sucesso com esta especie. Um muito obrigado por tudo o que já partilhas-te e que tenho a certeza partilharás no futuro. Mas como em tudo na vida o trabalho tem que ser recompensado, e se achas que a forma mais recompensadora para ti será através da divulgação no magazine ornitológico, estamos cá para consumir a revista...
Mas de uma coisa não escapas, tambem quero um livro autografado. Smile

Abraço
Selenio
Selenio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 41
Localização : Gondomar

http://seleniofinches.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por Fernando Domingues Seg Jul 11, 2011 3:12 pm

Bem mais uma vez é de ficar sem palavras, obrigado pela vossa manifestação de apoio.

Não sei se a grande maioria aqui dos foristas tem conhecimento, mas sou um dos fundadores do Magazine Ornitológico e seu Director de Comunicação. Esta é apenas uma das razões para "as minhas muitas" ausências.
Tenho sim conteúdos surpreendentes relativos aos Bicos-de-Lacre, mas faço questão que esses conteúdos,diria eu, no mínimo surpreendentes, e acreditem em mim... devem ser publicados não numa revista estrangeira, mas sim nacional. Acreditem que cada linha vai valer a pena, já para não falar nas imagens.
É um projecto para levar anos como disse, porque quero recolher informação acerca das espécies que compõem o género estrilda e para isso vou ter de as adquirir.
Tenho recolhido e documentado muitas experiências acerca das minhas aves, posso dizer que sou uma espécie de biólogo e veterinário das minhas próprias aves, como todos os criadores o devem ser.

Tem de levar anos, porque os conhecimentos adquiridos devem maturar e o que agora é uma certeza, daqui a uns anos poderá ser uma dúvida. Preciso de crescer mais um pouco e com as minhas aves.

Não será um livro para concorrer a "best seller", mas será um grande livro para educar, ensinar, promover um grupo de aves extremamente desconhecido do público em geral, aficcionados e claro... quero que este projecto livro seja o melhor a nível mundial sobre os estrilídeos. Tudo isso levará o seu tempo.

Um abraço amigo a todos e obrigado pelas palavras.


Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por LLourenco92 Seg Jul 11, 2011 9:36 pm

Boas,
Sendo os Estrildas das aves menos divulgadas e conhecidas em termos de criação, esse livro será muito bem vindo!
Irá abrir as portas a muita gente que se interessa pelas aves deste género e fará as delicias dos amantes de pequenos exóticos.
Ficarei à espera da sua publicação e de certeza que irei adquirir um Razz
Boa sorte!!! cheers
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto... Empty Re: Gostaria de ter a V/ opinião acerca de um projecto...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Geral :: Social

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos