Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação tenebrio e alimento vivo

3 participantes

 :: Aves :: Outros

Ir para baixo

tenebrio - Criação tenebrio e alimento vivo Empty Criação tenebrio e alimento vivo

Mensagem por Avilandiapt Qui Set 15, 2011 9:02 am

O tenebrio (vulgarmente chamado trela) é a larva de um escaravelho. Apesar de ser muito usado para alimentação de aves e répteis e ser muito simples de criar, normalmente complica-se muito a sua manutenção e criação.

Manutenção
São muitos fáceis de manter em tabuleiros ou caixas com farelo de trigo. Há uma armários de gavetas de plastico (viva as lojas dos chineses) que tambem funcionam, podem ter de fazer uns furinhos para ventilação se forem muito fechados.
Para mim os tabuleiros são mais fáceis de manipular e armazenar. Uma camada de 2-3 de altura no fundo do tabuleiro é suficiente para manter tanto larvas como escaravelhos. Para fornecer humidade o ideal é colocar regularmente algumas fatias de maçã, batata ou cenoura. Aceitam facilmente outros vegetais mas deve-se ter o cuidado de não exagerar na humidade para evitar a infestação por ácaros.
São sensíveis à temperatura ambiente, mas não devem ter problema se mantidos no interior. A maioria das salas de criação tem condições adequadas, embora na altura mais fria possam abrandar a sua actividade. Importante é evitar picos de humidade que são muito prejudiciais e podem estragar as culturas. É preferível manter a cultura mais seca (atrasa um pouco o crescimento e produtividade) do que com muita humidade.

Reprodução
O ciclo de vida é muito simples. Os escaravelhos adultos colocam ovos no farelo. Os ovos eclodem, originam larva que passam por fases sucessivas de muda enquanto crescem. Quando atingem cerca de 4-5 cm passam por uma metamorfose. Ficam imóveis e transformam-se em pupa que depois dão origem a novos escaravelhos adultos.
Manter uma produção (não lhe vou chamar colónia de propósito) auto-suficiente para usar como alimento para os exóticos é muito fácil. O primeiro erro é manter tudo misturado. Arranjam-se vários tabuleiros, de preferência iguais que possam ser empilhados (mantendo uma boa ventilação!) ou melhor ainda colocados numa estante. A fase mais fácil para começar uma cultura é na fase de pupa. Colocam-se num desses tabuleiros, sobre a cama de farelo, cerca de 50-80 pupas. Obviamente que aqui isso depende do tamanho dos tabuleiros e deve ser ajustado com tentativas. Quando os escaravelhos nascem é importante que tenham uma fonte de humidade (batata, cenoura, etc…)
Os escaravelhos ficam nesse tabuleiro 1-2 semanas. Na 1ª postura podem ficar mais um pouco. Isso depende muito da temperatura pois em alturas mais quentes a reprodução é mais rápida. Quando queremos separar os escravelhos passa-se o farelo por um crivo. Os escaravelhos ainda estão vivos e podem ser colocados noutro tabuleiro com farelo limpo. Iniciam nova postura, voltam a ser separados, etc…
No farelo que foi crivado estão os ovos que 1 semana depois eclodem e começam a aparecer larvas. Nesta altura é importante ter alimentos com humidade, mas sem os deixar apodrecer ou estragar.
Este sistema pode ser mantido com quantos tabuleiros quiserem. Os escaravelhos adultos duram cerca de 4-6 semanas, dependendo das condições de temperatura, mas não vale a pena mantêlos mais de um mês como reprodutores. Podem sempre mandá-los para dentro de uma caixa maior que não se preocupam tanto em limpar e de onde podem ir buscar pupas para novas culturas. Não sendo o sistema perfeito é uma forma de simplificar as coisas. Esta cultura “mista” vai ser pouco produtiva e acaba por ter larvas de vários tamanhos, pupas, escaravelhos o que não é bom, mas é uma forma de ter pupas disponíveis com pouco trabalho e poder usar uma maior quantidade de larvas sem ter problema de ter de guardar muitas para dar mais reprodutores.

Crescimento
As larvas pequenas crescem mais depressa dependendo da temperatura e da dieta. Regularmente convém crivar toda a mistura e colocar novo farelo porque começam a ficar cheias de pó e fezes no fundo (esse residuo é um óptimo fetilizante). Para as separar podem usar dois métodos. Podem ser crivadas, ou então coloca-se uma fatia de batata sobre o farelo e as larvas agarram-se logo. É só tirar e sacudir para uma taça.
Misturar um pouco de farinha/migalha para pintos no farelo melhora bastante a reprodução e crescimento. Cartões, jornal, pão, só servem para complicar a separação. Só pode fazer algum sentido na tal caixa com tudo misturado para permitir que os escaravelhos sejam mais fáceis de separar e as larvas se possam esconder para pupar. As caixas de ovos empilhadas são muito práticas para isso.
Este sistema é muito simples de manter e com 10-12 tabuleiros devem ter 3 com escaravelhos e os restantes com larvas. Conseguem ter larvas mais que suficientes e podem escolher o tamanho. Quando estão brancas (a mudar a casca) são óptimas para servir às aves. Exige cerca de 1h de trabalho por semana.

O sistema é muito semelhante para búfalo e Zophoba, mas os primeiros são muito mais sensíveis e necessitam de calor, além de que facilmente a cultura entra em canibalismo. A zophoba não tem interesse para as nossas aves.

Outro alimento fantástico e que facilmente criam são moscas da fruta. Sobretudo para quem tem viveiros, basta arranjar umas caixas de plastico (viva as lojas dos chineses), colocar lá dentro frutas. Maçã, figos, uvas, melão, banana, até mesmo resto de vegetais. Borrifar com um bocado de vinagre é uma boa ideia. Tapa-se com uma rede e deixa-se dentro do viveiro. A rede serve apenas para que as aves não cheguem às frutas. Numa semanita começam a aparecer moscas por todo o lado que e quando a cultura começa a produzir as aves tratam de apanhar tanto as moscas como as larvas que trepam pela caixa. Periodicamente coloca-se uma nova caixa com fruta “fresca” para ir mantendo o ciclo. É muito eficaz para aves de pequeno porte e o trabalho que requer são minutos a preparar as caixas.

Não me preocupei muito em explicar o ciclo do tenebrio em termos de duração porque provavelmente não vão estar a controlar temperatura e humidade ambiental, portanto não faz sentido, mas se procurarem à informação sobre isso.

Cumprimentos,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

tenebrio - Criação tenebrio e alimento vivo Empty Re: Criação tenebrio e alimento vivo

Mensagem por Ivo Qui Set 15, 2011 1:31 pm

Olá Ricardo,

Excelente contribuição, um artigo muito completo.
Continuação de teu bom trabalho, tens sido uma mais-valia para todos.

Abraço
Ivo
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

tenebrio - Criação tenebrio e alimento vivo Empty Re: Criação tenebrio e alimento vivo

Mensagem por spice_13 Sex Set 16, 2011 12:30 pm

Ivo escreveu:
Excelente contribuição, um artigo muito completo.
Continuação de teu bom trabalho, tens sido uma mais-valia para todos.

Não posso estar mais de acordo!

Bem, olá a todos.

Já à uns dias que queria falar e tenho pensado sobre isto, mas a disponibilidade não tem sido a maior. Aproximam-se as criações e este, e outros alimentos, são essenciais, se não fundamentais, para o sucesso das mesmas.

Não possuo nenhuma colónia de tenébrio ou outro tipo de "lagartixa". Já tive mas não correu muito bem. Se bem que os pássaros nunca ligaram muito àquilo. Mas agora a situação mudou de figura. Eu quero que eles liguem àquilo, até porque houve algumas alterações nos objectivos e nas aves aqui presentes.

Sendo assim, vou vos dizer aquilo que tinha em mente: o objectivo é ter alimento em quantidades que satisfaçam as minhas necessidades, ou seja, ter uma colónia sustentável e autónoma. A ideia das gavetas é porreira. E eu tinha pensado nisso, mas em degraus. E cada gaveta, ou caixa fechada com uma rede mosquiteira que permitisse que os escaravelhos passassem para outra gaveta para depositarem ovos mantendo sempre as larvas e ovos no mesmo local e os escaravelhos em circulação. E evitando ter sempre tudo misturado. Ainda vou ter de ponderar bem como fazer, mas que o vou fazer, vou com certeza.

Mais uma vez, muito bom artigo e boas dicas. Realmente o búfalo também era uma boa ideia, até para variar um pouco, mas como não consigo manter uma temperatura estável e como se aproxima o tempo frio, vou deixar isso para outra altura, embora uma diversidade e intercalação entre tenébrio e búfalo fosse benéfica.

Bem, resta agradecer pelo contributo e esperar que a experiência corra bem.

Saudações,

Ricardo Correia

spice_13

Mensagens : 142
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 40
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

tenebrio - Criação tenebrio e alimento vivo Empty Re: Criação tenebrio e alimento vivo

Mensagem por Avilandiapt Sex Set 16, 2011 1:42 pm

Olá Ricardo,

Não percebi bem a ideia dos escaravelhos andarem a mudar... Eles vão colocar os ovos onde calha. Mantê-los separados é a melhor forma de produzir, e isso é muito fácil de controlar se tiveres vários tabuleiros ou gavetas. Acredita que quando começares a usar tenebrio nos tamanhos mais "pequenos" (1-1.5cm para mim é óptimo para estrildas, lá para os 2-2,5 para degolados, amadinas e companhia), também ajuda porque poucas são as larvas que chegam ao tamanho de dar escaravelho.
Dai que tenhas que manter um tabuleiro ou uma parte delas apenas para esse fim e não deixar morrer todos os escaravelhos.
Não vale a pena tapares com rede eles não trepam nem voam nos tabuleiros.

O truque como expliquei atrás é separar pupas, formar escaravelhos e crivar periodicamente as larvas para manter a cultura limpa. Crivar se quiserem também se pode aproveitar para separar por tamanhos, mas isso já é desnecessário para usar no dia a dia.

Cumprimentos,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

tenebrio - Criação tenebrio e alimento vivo Empty Re: Criação tenebrio e alimento vivo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Aves :: Outros

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos