Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação para a época de Reprodução 2012

+4
Duarte Neves
Avilandiapt
LLourenco92
Fernando Domingues
8 participantes

 :: Geral :: Social

Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Fernando Domingues Ter Fev 21, 2012 4:53 pm

Apesar de nestes lados as noites e as manhãs serem ainda um "pouco" frias, já estou a fazer o plano de preparação para a época de criação que se aproxima... quer dizer, este ano vou começar mais tarde, pois ainda não tenho os novos viveiros prontos.

O meu plano de preparação nesta primeira fase tem como objetivo prevenir problemas de salmonelas e cocciodioses, que muito afetam este tipo de aves. Há muito que não tenho este tipo de problemas, pois ataco de imediato. Nunca esquecer a desparasitação que deve ser feita em duas fases: a primeira que elimina os vermes e a segunda que deve ser repetida duas semanas depois de modo a eliminar alguns ovos que poderão ter eclodido. De fato não tenho um plano exaustivo, não gosto de sobrecarregar as minhas aves com vitaminas. Dou vinagre de cidra tres vezes por semana, e ad3 uma a duas vezes por semana. O aumento da dose de alimento vivo incentiva a criação, pelo que ainda dou uma dose minima.

Este ano ainda não sei com quantos casais vou criar, a não ser os Bengalins da Índia, que vai ser o meu casal de reprodutores, que no ano passado deu-me 20 crias. Não fiquei com nenhuma para mim. 2 casais de Guarda Marinhos e dois casais de Bicos de Lacre de Bico Preto, pois durante a 13 dias fora em Almería perdi um macho e quase todos os meus quartinias, sobreviveu apenas um que está agora em casa de um grande amigo meu, pois ele tem uma fêmea. Já não tenho os Caudas de Vinagre, pois sacrifiquei este casal devido aos elevados custos das minhas novas instalações. Mas para o ano vou arranjar mais casais e ainda melhores. Será apenas um "até já".

Bicos de Lacre e Faces Laranja ainda não sei quantos casais vão ser. Vou tentar introduzir uma mutação cromática nos faces laranja e fixar a mutação castanho que é ligada ao sexo, nos Bicos de Lacre.

Partilhem aqui as vossas perspetivas para a época que se avizinha. Com quantos casais vão criar. Métodos de criação, etc.
O Fórum é exatamente para isso!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por LLourenco92 Ter Fev 21, 2012 6:45 pm

Boas,

A minha época de reprodução já começou, no final de Janeiro.
Vou criar com:

- 3 casais de Mandarins de Exposição

- 2 casais de Mandarins normais

- 1 casal de Freirinhas nigriceps

- 3 casais de Diamantes Babete de Cauda Longa

- 2 casais de Castanhovs

- 3 casais de Diamantes Bichenov

- 1 casal de Pardais de Java

- 1 casal de Dominós

- 1 casal de Diamantes Modesto

- 1 casal de Diamantes Estrela

- 1 casal de Diamantes de Gould

- 1 casal de Bicos de Chumbo

- 6 casais de Bengalins do Japão para amas

Destes casais apenas não juntei 2 de Babetes porque ainda não têm idade suficiente, e talvez nem junte este ano.

Conto já com crias nascidas dum casal de Mandarins e neste fim de semana estão para nascer crias de vários casais.

O meu objectivo este ano é criar direto com muitas destas espécies, o que vai ser bastante difícil porque é quase tudo aves com menos de 2 anos, mas não custa nada tentar e mesmo que não consiga vou ganhar experiencia (e as aves também) e depois para o ano terei mais hipóteses.

Nesta 1ª postura, os Babetes e os Bichenovs não levaram o choco até ao fim, nos Bichenovs não aguentaram mais do que 5 dias de choco, muito provavelmente por inexperiência (eram 2 casais de 2011). Passei os ovos para as amas e talvez consiga tirar algumas crias desta postura. Camuflei os ninhos e um pouco da gaiola, esperando que assim que os Bichenovs se sintam mais confortáveis e prossigam o choco normalmente nas próximas posturas.
Nos Babetes estava tudo a correr bem mas o macho lembrou-se de desfazer o ninho. Tinham uma postura de 6 ovos, todos galados. Passei para os Bengalins. Rolling Eyes
O casal Modestos também estava a chocar muito bem mas levantaram o choco a meio. Tive de passar para os Bengalins também Rolling Eyes
Nos Estrelas tive um problema de falta de cálcio e a postura ficou comprometida.
Os Bicos de Chumbo, Goulds, castaneothorax e as nigriceps estão a portar-se muito bem e estão a chocar exemplarmente. Espero que levem o choco até ao fim e que cuidem das crias.
Neste momento, só 2 casais de Mandarins, 1 de castaneothorax, 1 de Bichenovs, os Javas e os Dominós é que ainda não puseram nenhum ovo, mas têm todos o ninho feito, com excepção dos Dominós que apenas vão brincado com a fibra de cocô e com as ervas

Tendo em conta que ainda não fez um mês que juntei os casais, está a correr muito bem! Very Happy

Abraço,


Última edição por LLourenco92 em Ter Fev 21, 2012 7:21 pm, editado 1 vez(es)
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Fernando Domingues Ter Fev 21, 2012 6:55 pm

A cria direta é sem dúvida um enorme desafio e mais fácil nos F1 que F2.
Mas tendo em conta o que escreveste parece estar a correr muito bem. Desejo-te a maior sorte e vai nos dando novos desenvolvimentos.

Entretanto ficaremos à espera de mais partilhas.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por LLourenco92 Qua Fev 22, 2012 4:28 pm

Olá Fernando,

Assim que tiver novidades eu partilho aqui.
Pessoalmente, acho este tipo de tópicos bastante interessante pois é a trocar experiencias e conhecimentos que se aprende mais.

Fernando Domingues escreveu:A cria direta é sem dúvida um enorme desafio e mais fácil nos F1 que F2.

A facilidade é bastante relativa, há F2 mais fáceis que F1. Tudo depende das condições que estão disponíveis e de muitas outras variáveis.
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Fernando Domingues Qua Fev 22, 2012 5:00 pm

Norma geral, a dificuldade de um mandigoa, de um cauda de vinagre, é diferente de um gould ou mandarim. Mas por outro lado tens uma série de lonchuras que são relativamente fáceis. Concordo contigo, mas a grande maioria dos F1 são mais acessiveis.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por LLourenco92 Qua Fev 22, 2012 6:50 pm

Fernando Domingues escreveu:Concordo contigo, mas a grande maioria dos F1 são mais acessiveis.

Sim eu tenho a noção disso, apenas fiz aquela observação porque o grau de dificuldade em criar direto não é tão linear assim.
Por exemplo, dentro dos F2 há espécies em que a grande dificuldade é começarem a pôr e depois criam bem os filhos, mesmo em gaiolas "normais", como é o caso da grande maioria dos Lonchuras. E há outras que se fartam de pôr ovos, mas depois não criam os filhos em instalações idênticas, como é o caso dum Diamante Forbes ou Diamante Papagaio.
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Avilandiapt Qua Fev 22, 2012 9:27 pm

Olá,

Eu diria que dentro dos F2 é necessário mais atenção às condições particulares de cada espécie. Quando se acerta no que precisam, normalmente criam relativamente bem por eles. Nos F1 há um bocado a ideia de que criam todos da mesma forma e leva-se tudo com as mesmas práticas.

Esse é o problema tipico dos diamantes papagaio que são tratados como a maioria dos australianos desérticos/semi-desérticos quando, na verdade, a maioria das espécies de Erythruras são tropicais.

Se formos para os lonchuras tropicais, com muitos deles o problema é arrancar porque respondem a estimulos ambientais que normalmente não temos... por exemplo ter 30ºC e 100% de humidade durante semanas não é normal numa sala de criação, mas é típico da época de monções que antecede a época de criação em alguma dessas zonas.
Quando arrancam a postura, como a maioria das espécies tropicais, a alimentação é relativamente mais simples porque é de forma sempre abundante e variada ao longo do ano.

O complicado são as espécies que têm comportamentos alimentares específicos e que variam consideravelmente o regime alimentar. Exemplo tipico são a maioria dos estrildideos.

Em relação a tratamentos, eu deixei de ligar a prevenções a nivel de medicamentos, em especial com antibióticos. As desparasitações são comuns e relativamente simples pelo que não traz mal nenhum manter esse controle. Já a nivel alimentar e nutricional, fui percebendo que existem diferenças consideráveis entre espécies e que por isso é necessário adaptar a dieta e os esquemas de suplementação (quando se usam).

Fernando, é uma pena teres perdido os quartinias, mas é daquelas coisas, às vezes é preciso dar um passo atrás para depois dar dois em frente e e certeza que vais recuperar isso.

Cumps.

Ricardo M.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Fernando Domingues Sex Fev 24, 2012 2:16 am

OLá Ricardo, em relação aos tratamentos faço aquilo que a experiência me ensinou.

Não abdico do meu produto contra as salmonelas, uso sempre de prevenção e muito raramente como tratamento. Ao usar este uso um probiótico para restaurar a flora intestinal, pois o primeiro é bom para uma coisa mas não para outra. Vinagre de Cidra e ad3 e fico por aqui. Desde que comecei a usar Vinagre de Cidra, diminui ou desapareceu mesmo, doenças ou outro tipo de problemas com as aves. De resto, sou muito exigente na alimentação das minhas aves e procuro dar em termos de ambiente o que elas gostam e não o que eu gosto.

Em relação aos quartinias, fiquei muito triste ao chegar a casa e ver que tinha perdido todas as aves excepto um macho. É a ave mais dócil que vi na minha vida e marcou-me muito. Aprendi muito durante o pouco tempo que as tive. Agora o macho está em casa de um amigo meu, pois antes tinha-lhe cedido um casal dos meus. Exatamente durante o mundial, morre-lhe o macho. São aves que requerem sempre a observação atenta do criador. Pode ser que tenhamos sorte os dois e consigamos reproduzir os quartinia com sucesso. Se não for assim, será provavelmente uma ave muito dificil de voltar a adquirir, porque tive sorte e nada mais.

Devido às instalações e ao alto valor monetário dispendido, fui obrigado a ceder o meu casal de caudas de vinagre e outras aves. Sem sacrificios não há vitórias e para muitas aves será um "até já", porque para o ano volto com força, assim o espero, mas só depois de criar as condições básicas para a manutenção de muitos exóticos "complicados". Será esta a minha aposta. Neste momento já estou a encomendar a um criador Belga alguns casais de Estrilda nonnula e erythronotus, mas isso será só para 2013.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Fernando Domingues Sáb Fev 25, 2012 3:12 pm

Não existem mais criadores neste fórum? Partilhem as vossas ambições e expetativas para este ano de criação!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Duarte Neves Dom Fev 26, 2012 11:07 am

Eu nao so criador por enquanto ainda so tenho 15 anos mas tenho um dos meus dois casais com 1 crias ja com 15 dias os outros nem ovos poem!

Duarte Neves

Mensagens : 80
Data de inscrição : 02/01/2012
Idade : 27
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por marcos Seg Fev 27, 2012 5:26 pm

Olá, apesar da minha época de reprodução já ter começado há uns tempos vou comentar qualquer coisinha Smile :

Este ano está a ser,de longe, a melhor temporada desde que começei a criar exóticos mais a sério. Neste temporada na espécie que mais forte apostei foi nos bavetes, quer por a sua beleza quer pelo gosto especial que tenho por esta espécie. desde que começei a criação até agora conto com um total de 14 crias (entre clássicos, topázios, phaeos e portadores de Ino). A pesar de um dos meus objetivos ser o de tirar bavetes creminos pois ando a trabalhar quer com exemplares creminos quer com portadores, ainda não nasceu nenhum, pois nascem todos clássicos e isabeis portadores, mas pronto já ei de conseguir. Fico contente pois alguma das aves que estão quase com a muda finalizada (4 meses aprox.) já têm ao meu ver alguma qualidade, apesar de estar muito longe de exposições e demais, mas acho que estou no bom caminho para ir melhorando alguns aspectos como o porte a definição das cores, etc.

Não pensem que só tirei bavetes.... Smile . Outras aves que me estão a dar bastante alegrias são os mandarins. Há pouco tempo decidi por os meus casais de mandarins de exposição no viveiro exterior e acho que foi uma decisão muito boa: têm criado bastante bem (posturas de 6-7 ovos por casal) e não se têm "misturado" com os mandarins normais, tirando também algumas crias bastante engraçadas.

No que refer aos goulds, não tenho tido muito sucesso, e não sei por que mas a taxa de ovos galados por postura tem sido muito pequena, mas mesmo assim tenho neste momento duas crias nos bengalins pois os pais rejeitaram e tenho um casal no viveiro a namoriscar e a fazer ninho.

No que refer aos lonchuras, pois a pesar dos australianos serem os meus preferidos, sempre tive um fraquinhho Smile pelos lonchuras em geral. Estou a criar com dois casais de bengalins de exposição e com bicos de chumbo. Os bicos de chumbo ainda estão separados por sexos e não os juntei (pois se não ficam muitas aves no viviero e não têm espácio suficiente para criarem com as condições necessárias) mas conto com casais clássicos e negros. Os beng. de exposição tem-se portado bem e têm tirado uma média de 3-4 crias por casal.(negros e perolados). Já que estou a falar nos lonchuras aproveito e comento aqui a minha última aquisição: um casal de Capuchinos das moluccas (Lonchura Molucca) de 2010. Daqui a aprox. um mês os vou por a criar, são umas aves mesmo bonitas...Smile

No que toca a criações é tudo, estou com boas expectativas no que refer aos bicos de lacre e algumas espécies que estão-se a mostrar interessadas na criação, mas vamos ver.... Não me posso queixar nas criações da minha passarada... Smile em fim foi só o meu desabafo ornitológico sobre as minhas criações. Cumprimentos e Boas criações a todos. cheers

marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por LLourenco92 Seg Fev 27, 2012 7:43 pm

Olá Marcos,

Está a correr bem a tua época!
Espero que tenhas bastante sucesso com as tuas moluccas. Infelizmente apenas tenho a minha fêmea pois o macho morreu na quarentena. Sad

Aqui por estes lados tenho algumas novidades.
Tenho 3 Bichenovs nascidos e estão a ser criados por um casal de Mandarins.
De Mandarins tenho 2 crias do meu casal Bochecha Negra de exposição com uns dias.
A postura de Babetes que passei para os Bengalins já começou a nascer, hoje à hora do almoço tinha 3 nascidos e amanhã os outro ovos já devem ter eclodido.
Os meus Bicos de Chumbo já têm crias, pelo menos umas 3. A postura era de 6 ovos mas acho que só 5 estavam cheios, mas como o ninho não é exterior não me dá muito jeito para meter lá o nariz.
A postura dos Modestos que passei para os Bengalins deve estar quase a nascer.
As coisas com as nigriceps não correram bem ... Os ovos estavam todos golos e o macho têm andado entufado desde sábado, mas já está a ficar melhor.
Os Goulds e os castaneothorax continuam no choco e amanhã vou ver se os ovos estão galados.

E por agora é tudo Razz
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por filiperusso Seg Fev 27, 2012 10:03 pm

Boa noite,

Vou também deixar o meu testemunho.

A minha primeira epoca mais a sério está a correr bastante bem.

Em relação aos goulds apenas tenho a lamentar a perda de uma optima femea na postura e as posturas fracas de um outro casal, de resto tenho tirado crias quanto baste, pelas vontade das aves ainda estariam a criar neste momento, tanto os machos como as fêmeas estão ainda com o cio e em perfeito estado de saúde, mas como já tinham feito um considerável numero de posturas e a logistica também não permite mais aves. Um dos casais criou directo, outro fez o choco várias vezes mas no nascimento das crias abandonava, o terceiro casal só se interessava em pôr ovos. De salientar, o número de baixas ser baixo,felizmente, quase todos os ovos galados mas havia sempre um ou outro que não nascia. A separação de casais foi feita no inicio de fevereiro. Neste momento tenho diamantes de estrela, bichenovs e um casal de mandarins de exposição a criar. Também estou satisfeito com o andamento, já consegui com que um casal de Diamante de estrela leva-se o choco até ao fim e mantive-se a cria viva até ao dia do anilhamento, nesse dia expulsou-a do ninho. Tenho tido problemas com uma fêmea de estrela pois apesar de lhe fornecer cálcio liquido e vitamina D3 teima em colocar ovos com casca mole, e aind aapenas consegui tirar uma cria desse casal. Os bichenovs estava com dificuldade que entrassem no ninho mas já estão a encarreirar.

DEixei aqui o meu testemunho, conto apenas ter os casais juntos ate meados de março depois procedo á sua separação por sexos nas voadeiras e permitir-lhes o merecido descanso e começar a preparar a próxima epoca
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 239
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 33
Localização : Marco de Canaveses-Alpendurada

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Fernando Domingues Seg Fev 27, 2012 11:39 pm

Muitas crias de 2012 por aí, fico contente pelos resultados.
Para o Marcos é a melhor temporada... Lourenço, vais ver que vais crias com êxitos os castaneothorax...
Filipe, quando é que começas a tua época de reprodução? A próxima começa em Setembro?

Quanto a mim, continuo com obras... apesar das minhas aves já andarem um bocadito malucas com o sol que se faz sentir, para mim ainda é cedo!
Os bengalins da ìndia lá fizeram o ninho às escondidas e já tinha 5 ovos. Desfiz o ninho e separei a fêmea pois estão a partilhar o espaço com quase 50 aves.

Vão dando novidades!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por filiperusso Ter Fev 28, 2012 1:36 am

Boas,

Junto os casais no fim de setembro. Quando disse que ia começar já a preparar era a pensar em estudar quais casais formar
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 239
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 33
Localização : Marco de Canaveses-Alpendurada

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Jose Fernando Qua Fev 29, 2012 9:09 pm

Boas, eu já por 2 vezes tentei responder mas como estou no portatil alguma coisa vai abaixo e depois ..............
A ver se fica agora.......
Eu tenho cerca de 28 casais de mandarins na sua maioria cinzentos puros, diluidos cinzentos, castanhos, etc.
Comecei mais tarde do que o costume em Outubro (fins) mas as coisas não correram bem , só meia duzia de casais criaram e muitas baixas.
No regresso do Mundial, reiniciei o tratamento salmonelas e tricomonas (1ª vez) e quase todos os casais com ovos galados, neste momento cerca de 40 crias recem nascidas outras já mais adiantadas e ainda meia duzia de casais com ovos galados.
As aves do Mundial já estão ambas com a sua prole, vamos lá ver se as crias sobrevivem, anilhei ontem as primeiras crias, a coisa promete.
No que diz respeito aos Bicos de Lacre, já construiram um ninho e caiu o tubo, agora já está outra vez feito, vamos ver.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 136
Data de inscrição : 20/11/2009
Idade : 59
Localização : Vila Nova de Gaia

http://nandoexoticos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por marcos Qui Mar 01, 2012 4:57 pm


Olá José...vemos que está a correr bem a sua temporada, muit boa sorte com os seus mandarins!! Obrigado pela contribuição...
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Fernando Domingues Qui Mar 01, 2012 5:01 pm

Olá amigo, parece que vais bater recordes, não é?
Desejo-te tudo pelo melhor... Very Happy
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Tó João Qui Mar 01, 2012 9:52 pm

Tenho estado a ler este tópico e estou com uma duvida peço desculpa pela ingenuidade mas para que serve o vinagre de cidra e como deve ser administrado?
Tó João
Tó João

Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/01/2012
Idade : 44
Localização : Avis / Ponte Sor

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Jose Fernando Sex Mar 02, 2012 6:02 pm

Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 136
Data de inscrição : 20/11/2009
Idade : 59
Localização : Vila Nova de Gaia

http://nandoexoticos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por LLourenco92 Sex Mar 02, 2012 6:18 pm

Hoje tirei umas fotos das crias já nascidas.
Deixo aqui o link porque as fotos ficam sempre grandes demais aqui no fórum.

http://lourencoaves.blogspot.com/2012/03/algumas-crias-ja-nascidas.html
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a época de Reprodução 2012 Empty Re: Preparação para a época de Reprodução 2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Geral :: Social

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos