Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consanguinidade... até que ponto??

3 participantes

Ir para baixo

Consanguinidade... até que ponto?? Empty Consanguinidade... até que ponto??

Mensagem por GeoRCZ Qui Out 11, 2012 10:20 am

Olá amigos,

Neste momento tenho 1 casal de Goulds dos quais já tenho 1 cria. Também já devem eclodir para a semana mais 4 Goulds que estão aos cuidados de um casal de Bengalins!

A minha questão é a seguinte; até que ponto se consideram irmãos???

Na minha opinião são todos irmãos vistos serem todos filhos do mesmo casal de Goulds, ainda que de posturas diferentes. Fico então com a dúvida sobre o risco de formar novos casais com os irmãos. Há problema? Até que ponto é arriscado?

Obrigado desde já

GeoRCZ

Mensagens : 53
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 43
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Consanguinidade... até que ponto?? Empty Re: Consanguinidade... até que ponto??

Mensagem por Avilandiapt Qui Out 11, 2012 3:19 pm

Olá,

Obviamente que são irmãos. Quer sejam criados pelos pais, por bengalins ou por gaivotas, são filhos do mesmo casal e, portanto, têm a mesma base genética.
A consanguinidade é uma daquelas coisas que não faz sentido analisar só assim no "posso acasalar irmãos?" ou "qual o risco"?
Podes pegar em 2 irmãos e correr tudo bem e pegar em duas aves de origens totalmente diferentes e correr mal e dar problemas genéticos.

De uma forma geral, a consanguinidade só faz sentido ou quando não nos preocupamos com o seu efeito, ou quando já sabemos o que estamos a fazer e o fazemos com um objectivo de selecção/apuramento genético (e isso não é só acasalar irmãos ou pais ou filhos ou primos, tem método e regras).

Se estás a começar e queres aumentar casais, mais vale tentares trocar algumas dessas aves por outras.

Cumps.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consanguinidade... até que ponto?? Empty Re: Consanguinidade... até que ponto??

Mensagem por GeoRCZ Qui Out 11, 2012 3:32 pm

Boas Ricardo,

Obrigado pela resposta.

No meu caso todos os Goulds que tenho têm todos origem no mesmo casal, sendo por isso todos irmãos.

Quando informei que estavam a ser criados por Bengalins esse informação não passava apenas de um pormenor incluído no texto. Smile

Aqui o que se passa não é querer aumentar casais, até porque não poderei ter mais que 3 ou casais e aí terei de abdicar dos Bengalins, pois as minhas condições logísticas não dão para mais.

A minha questão era mesmo no sentido de poder formar casais com irmãos e o risco que poderia advir daí.

Sendo assim, e pelo que percebi, da sua resposta, o risco é 50/50. Certo??

Obrigado e cumprimentos

GeoRCZ

Mensagens : 53
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 43
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Consanguinidade... até que ponto?? Empty Re: Consanguinidade... até que ponto??

Mensagem por Avilandiapt Qui Out 11, 2012 4:19 pm

Olá,

Não podes quantificar o risco consanguineo assim.
50/50 seria partindo do principio que ambos os irmaos eram portadores de um qualquer defeito genético recessivo...
Esse é o efeito mais "directo" (e menos comum!) e visivel mas os problemas da depressão por consanguinidade têm outras causas, expressões e efeitos mais complicadas de explicar.

Podes fazer isso durante n gerações sem qualquer problema ou acontecer logo. Pode causar coisas que nem se notam ou defeitos sérios... Para mais se não queres aumentar casais, a não ser que estejamos a falar de aves extraordinários a nivel de qualidade que interesse apurar, na minha opinião, não se justifica.

Cumps.

Ricardo M.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consanguinidade... até que ponto?? Empty Re: Consanguinidade... até que ponto??

Mensagem por GeoRCZ Qui Out 11, 2012 4:22 pm

Mais uma vez muito obrigado Ricardo.

Irei então optar por troca de outras aves.

Cumprimentos

GeoRCZ

Mensagens : 53
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 43
Localização : Póvoa de Varzim

Ir para o topo Ir para baixo

Consanguinidade... até que ponto?? Empty Re: Consanguinidade... até que ponto??

Mensagem por rc Dom Out 21, 2012 5:27 pm

GeoRCZ escreveu: (...) Até que ponto se consideram irmãos? (...)

lol! lol! lol! lol! lol!
rc
rc

Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consanguinidade... até que ponto?? Empty Re: Consanguinidade... até que ponto??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos