Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Início à criação de mandarins!

3 participantes

Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Início à criação de mandarins!

Mensagem por NZP Seg maio 13, 2013 12:18 am

Boa noite,

Estou a iniciar criação de mandarins e já tenho o meu primeiro casa (clássico). Estão cá em casa há 1 semana.

O casal esta numa gaiola com boas dimensoes, tem um ninho de madeira exterior, onde já contruiram o ninho em cúpula com pêlo de cabra. Eles só controem o ninho para procriar, certo? Há uma estimativa de tempo para ela por os ovos?
Além da ração, já estou a dar suplemento com papa de ovo, grit, osso de choco (mas nem lhe tocam), e tenho também suplemento de vitamina E mais ainda não dei.
Há mais alguma coisa que deva fazer, ou esta alimentação está completa?
Já agora como é possível ver se os ovos estão galados?

Se alguém me puder ajudar agradeço.

Cumprimentos

NZP

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por william monteiro Seg Jun 03, 2013 8:40 pm

Amigo parabéns pelo casal!
O que tem que fazer é esperar pela natureza deles mesmos, vão acasalar no tempo deles e naturalmente. Mantenha a alimentação como vem fazendo, limpeza do ambiente e tranquilidade para o casal.
A vitamina E, eu considero importante pois faço uso dela e tenho bons resultados na criação de Goulds, Mandarins e Javas.
Para ver se os ovos estão galados, você pode colocalos contra a luz de uma lampada ou o led de um celular que a luz ao passar pelo ovo você observa o sinal de vida ou não dentro dele.
Tenha paciênciência e deixe os bichinhos fazerem a parte deles...
william monteiro
william monteiro

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Ovos não estavam fecundados

Mensagem por NZP Seg Jun 03, 2013 9:02 pm

william monteiro escreveu: Amigo parabéns pelo casal!
O que tem que fazer é esperar pela natureza deles mesmos, vão acasalar no tempo deles e naturalmente. Mantenha a alimentação como vem fazendo, limpeza do ambiente e tranquilidade para o casal.
A vitamina E, eu considero importante pois faço uso dela e tenho bons resultados na criação de Goulds, Mandarins e Javas.
Para ver se os ovos estão galados, você pode colocalos contra a luz de uma lampada ou o led de um celular que a luz ao passar pelo ovo você observa o sinal de vida ou não dentro dele.
Tenha paciênciência e deixe os bichinhos fazerem a parte deles...

Obrigado.

Durante este tempo a fêmea pôs 3 ovos, mas o problema é que não estavam galados deixei por uns dias no choco, entretanto tirei para fazer ovoscopia e eram só 3 ovos não fecundados.
Limpei o ninho. entretanto parece que já estão novamente a fazer o ninho, vamos lá ver se o macho desta vez cumpre com a obrigação.

Cumprimentos


NZP

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por MINERJU Seg Jun 03, 2013 9:31 pm

Tive um problema igualzinho a este com um casal de Manons... porem apos tres chocadas sem nenhum ovo galado, troquei o macho para fazer um teste e não é que era o danado que não enchia ovos... ja que troquei na proxima postura eu ja colhi as crias e não parou mais.... se de repente voce ve que nao ta rendendo... vale apena tentar trocar o macho ou as vezes até a femea... depende da ocasiao.
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/04/2010
Localização : Sao Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por NZP Seg Jun 03, 2013 9:42 pm

MINERJU escreveu:Tive um problema igualzinho a este com um casal de Manons... porem apos tres chocadas sem nenhum ovo galado, troquei o macho para fazer um teste e não é que era o danado que não enchia ovos... ja que troquei na proxima postura eu ja colhi as crias e não parou mais.... se de repente voce ve que nao ta rendendo... vale apena tentar trocar o macho ou as vezes até a femea... depende da ocasiao.

Já pensei nisso porque a êmea parece mais arisca, enquanto o macho parce-me muito parado. Constrói o ninho e depois choca os ovos também, mas não o vejo atrás da fêmea. Entretanto adquiri mais dois casais, mas como estavam a fazer a muda vou só por a criar daqui a 2 semanas.
Vou tentar mais esta postura, se não obtiver resultados, então aí troco o macho. Estou a dar vitamina E, quando devo parar? Hoje é o 2º dia.

NZP

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por MINERJU Ter Jun 04, 2013 9:21 pm

Vitamina E eu sempre faço um esqueminha.... dou tres dias seguidos, paro tres e depois dou mais tres somente. a cada intervalo de chocada.... que costuma acontecer entre postura e choca uns 60 dias.
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/04/2010
Localização : Sao Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por william monteiro Dom Jun 09, 2013 11:37 am

O macho tem que demostrar o interesse pela sua parceira, cantando, se exibindo e também um interesse pelo ninho levando material e ajudando na construção. Se o macho não demonstra um interesse pela fêmea, segue o conselho anterior do amigo em trocar ele.
Eu tinha um machinho assim e muitos achavam que ele nunca seria um criador, mas separei e passei um período oferecendo um complexo de vitaminas bem completo e também uma tranquilidade para o bichinho. Hoje é um dos melhores criadores que eu tenho!
william monteiro
william monteiro

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 49
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por NZP Dom Jun 23, 2013 9:53 pm

Afinal o macho já se anda a portar bem, entretanto a fêmea fez nova postura com 5 ovos, 4 galados.. Hoje fui ver o ninho e já nasceram 3!

NZP

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por MINERJU Seg Jun 24, 2013 2:54 pm

Boa sorte com as crias...
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/04/2010
Localização : Sao Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Início à criação de mandarins! Empty Re: Início à criação de mandarins!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos