Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

4 participantes

Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Miguel Seg Fev 22, 2010 10:00 pm

Boa Noite,

Vou tentar dar umas "dicas" sobre a criação dos Peitos Celeste embora me pareça que devido á extrema sensibilidade das mesmas o sucesso de criação dependa das instalações e disponibilidade de cada um e até da propria região do país e como tal o que vou indicar abaixo é relativo á minha experiencia e deverá apenas servir de referencia.
Nos Peitos Celeste, e vou a cingir-me apenas aos de cabeça azul (URAEGINTHUS CYANOCEPHALUS) há a destacar a sua fragilidade perante temperaturas baixas e alta percentagem de humidade, o ideal será sempre ter um minimo de 20º de temperatura e cerca de 50% de humidade para conseguir ter o casal sempre de perfeita saúde, a partir daqui facilmente a femea faz as suas posturas (não esquecer o fornecimento de calcio regularmente) e normalmente fecundadas.
As instalações que considero ideais terão que ter no minimo 1 metro x 40 cm x 40 cm e em que um dos topos tenha "folhagem" artificial (mais pratica) onde eles construírão o seu ninho (habitualmente não ligam muito ás caixas de plastico ou de madeira). Após fazerem a sua postura, que varia desde os 3 ovos até 8, pode-se optar por transferir os ovos de imediato para as amas (bengalins) ou deixar os progenitores a chocarem os mesmos até cerca de 2 dias antes de eclodirem. Após nascerem as pequenas crias (muito pequenas mesmo!) começam os problemas visto que os Bengalins têm muita dificuldade em alimentar os recem nascidos...não tenho ainda a certeza mas penso que se deve ao facto de serem muito pequenas e dos ninhos não terem luz suficiente para conseguirem ver os pequenos bicos e talvez também da forma com pedem a comida, com o bico na posição horizontal, mas isto ainda são situações a confirmar visto que há casais de Bengalins que os criam sem problema de maior. Sempre que possivel tenho tentado colocar os ovos em ninhos cuja abertura esteja mais exposta á luz natural e por coincidencia ou não são onde tenho tido os melhores resultados.
Relativamente á alimentação destas pequenas crias, o ideal é que as amas comam alimento vivo (Tenebrios, Buffalo) mas caso não seja possivel devem ter sempre á disposição uma boa papa de ovo misturada com papa insectivora, humidas e de textura fina. O resto é o normal, uma boa mistura para exoticos a que se adiciona entre 40 a 50% de alpista simples. Ao fim de 3 semanas as crias saem do ninho e esta também é uma fase delicada visto que não deverão haver oscilações de temperatura até que as jovens aves sejam independentes.
A separação destas para uma voadeira também deve ser feita com algum cuidado porque é nesta fase que por vezes morrem sem razão aparente. Não devem ser colocadas em espaços muito grandes nem misturadas com aves de outras especies ou adultas da mesma espécie. Colocar sempre á disposição uma taça de areia (grit) e uma "banheira" rasa com agua limpa porque os Peitos Celeste adoram o banho e este também é essencial á sua boa saúde assim como uma boa higiene do aviário. Tenho ideia também que estas aves estando naturalmente de boa saúde não necessitam que lhes sejam administrados quaisquer tipo de suplementos vitaminicos (além do calcio nas femeas reprodutoras), aliás, o ano passado fiquei com a ideia que estes lhes causavam problemas de figado, visto que mesmo após ingestão de um simples Complexo B ficavam fragilizadas e com o figado negro.
Penso que seja esta a forma de criar estas aves em espaços interiores e em pequenos viveiros mas já ouvi falar de quem as tenha em grandes aviarios exteriores, misturados com outras aves e em que os filhotes são criados pelos proprios pais, mas sinceramente não sei como aguentam o nosso Inverno, por vezes com temperaturas negativas.
Espero ter ajudado de alguma forma e peço desculpa se me passou alguma coisa importante, estarei sempre disponivel para, dentro das minhas limitações, poder ajudar.

Boas criações

Melhores Cumprimentos

Miguel
Miguel
Miguel

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Fernando Domingues Ter Fev 23, 2010 8:52 am

Excelente dica Miguel! Muito bom mesmo...é exactamente isto que o fórum precisa! Very Happy



Continuação de um bom trabalho e votos de sucesso!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Miguel Ter Fev 23, 2010 7:14 pm

Obrigado Fernando, sempre que necessario estarei disponivel para ajudar.
Miguel
Miguel

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Dom74 Dom Mar 28, 2010 8:21 am

Bom dia a todos,

Nao tenho muito tempo de vir porque estou no mais forte da criacao dos africanos mas queria dar a minha ajuda. Se me permetem vou escrever em frances porque falo muito mal o portugues.
Les cyanocéphales sont des oiseaux assez facile à l'élevage en batterie, hors période de reproduction il faut séparer les mâles des femelles et avoir une temperature de 18 à 20 degré. Leur alimentation sera faite que de graines et une fois de la patée avec vers de pinkis, buffalos et vers de farine par semaine. Pour les mettre en reproduction, chauffé la pièce à 25 degré choisir les couples, donner de la patée avec insectes tout les jours et ne pas oublier les baignoirs. Après 2 à 3 semaines, le nid et ensuite les oeufs vienderont. Normalement ces oiseaux reproduisent très bien mais comme chez toutes les especes il y a les bon parents et les mauvais. Pour l'elevage sous moineaux du japon, il faut leur donner du paraplus008 qui a pour effait de decendre les bacteries des moineaux, sans cela plus de 75% des petits cyanocéphales mourront sous moineaux.
J'espère que notre Fernando va vous traduire se poste et qu'il vous aidera.

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Snc13217

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Snc13218

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Snc13139

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Snc13140

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Snc13219

Dom74

Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Tradução

Mensagem por Fernando Domingues Seg Mar 29, 2010 8:35 am

"As Cyanocephala são aves bastante fáceis de criar em baterias, fora do período de reprodução deve-se separar os machos e fêmeas e manter uma temperatura de 18 a 20 graus. A dieta é composta à base de sementes papas, búfalo e tenébrios por semana. Para colocá-los em reprodução, manter uma temperatura de 25 graus casais escolher, dar a papa com insectos a cada dia e não se esqueça da banheira. Depois de 2 a 3 semanas, e então fazem a postura. Normalmente, estas aves reproduzem muito bem, mas como com todas as espécies há pais bons e maus. Para a criação uso bengalins do Japão, eu dou paraplus008, para eliminar a grande maioria das bactérias que advêem dos bengalins, caso contrário, mais de 75% das pequenas cyanocephala morre em juvenil."


Texto de Dom74.
Perdão por alguns erros que possam surgir na tradução.

Já agora amigo, como está a correr a criação das estrildas? Espero que muito bem!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Dom74 Ter Mar 30, 2010 7:31 am

As estrildas esta a ser um ano fraco, 10 filhotes mortos em Estrilda caerulescens, igual para os Estrilda erythronotos. Mas estao mais casais a espera de criacao.

Dom74

Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Fernando Domingues Ter Mar 30, 2010 8:20 am

Uma coisa muito importante e que me esqueci de referir...sabes qual o nome das bactérias transmitidas pelos bengalins que causam a mortalidade nas tuas aves?
Espero que com as estrildas corra melhor daqui para a frente.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por cristobal Ter Mar 30, 2010 8:47 am

Olá. Sento muito essas mortes. Uma pena, essas espécies são dificiles de ver.

Me gustaria fazer uma pergunta:
Quisesse saber quanto tempo dura a incubacion de os cyanocéphales. Dependendo da lugar, dizem desde 11 até 16 ou mas dias.
Obrigado

cristobal

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Dom74 Qua Mar 31, 2010 2:51 pm

Desde o 3 ovo que a femia faz 14 dias.

Dom74

Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Dom74 Qua Mar 31, 2010 2:54 pm

Fernando Domingues escreveu:Uma coisa muito importante e que me esqueci de referir...sabes qual o nome das bactérias transmitidas pelos bengalins que causam a mortalidade nas tuas aves?
Espero que com as estrildas corra melhor daqui para a frente.

Agora assim de cabeca nao. Mas todos os bengalis tem essas bacterias, so que pela a criacao dos africanos sam muitas fortes. A 30 anos a tras havia o mesmo problema com os austalianos.

Dom74

Mensagens : 40
Data de inscrição : 05/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Fernando Domingues Qua Mar 31, 2010 2:58 pm

Assim que puderes põe o nome da bactéria...esta informação é muito importante. Os bengalins são portadores de inúmeras bactérias, umas manifestam-se numas aves e outras não. Ao sabermos o nome da bactéria podemos saber exactamente como a combater. Obrigado pela atenção Dominique! Very Happy
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por cristobal Qua Mar 31, 2010 8:52 pm

Merci, Dom74!

cristobal

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Peitos Celeste de cabeça azul Empty Re: Criação de Peitos Celeste de cabeça azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos