Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Dominós - Dicas

3 participantes

Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por LLourenco92 Qua Jun 29, 2011 1:53 pm

Boas,
Eu este ano vou tentar criar Dominós mas a informação relacionada com esta espécie é pouca Crying or Very sad
Já comprei um casal mas são aves capturadas (como vem sendo habitual em relação a esta espécie) ... Vou-lhes dar os mesmo cuidados que vou dar aos meus Bicos de Chumbo, tanto em relação ao alojamento (viveiro com cerca de 50 cm de comprimento, 30 cm de altura e 30 cm de largura), como à alimentação (mistura para exóticos, espigas de painço, papa, verduras ...). Estou a pensar em começar a criação na mesma altura que vou juntar os meus outros exóticos ( final de Setembro/Outubro). Estou a proceder bem?
Gostava que quem tem experiência na criação desta ave desse aqui uma ajudinha.
Aproveito para postar aqui as fotos da fêmea que comprei ontem, está com falta de penas mas de resto está de boa saúde Wink

Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00561
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00560
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00559
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00565
Criação de Dominós - Dicas LuL0urn00567
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por Luís M Qua Jun 29, 2011 10:51 pm

Ola Lourenço...
Tens a certeza que são aves capturadas.....é que segundo sei o dominó cria tão bem como o Bengalim e penso que não existe esta espécie na fauna portuguesa!!
Em relação a alimentação acho que está boa e as instalações tb..!
Mas a época de criação acho que é todo o ano tal como o Bengalim !!
Espero ter ajudado em algo!!
cumps luis
Luís M
Luís M

Mensagens : 151
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 28
Localização : Mealhada-Aveiro

http://asminhasavesexoticas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por LLourenco92 Qui Jun 30, 2011 8:39 am

Luís M escreveu:Ola Lourenço...
Tens a certeza que são aves capturadas.....é que segundo sei o dominó cria tão bem como o Bengalim e penso que não existe esta espécie na fauna portuguesa!!
Em relação a alimentação acho que está boa e as instalações tb..!
Mas a época de criação acho que é todo o ano tal como o Bengalim !!
Espero ter ajudado em algo!!
cumps luis

Bom dia Luís.
Um criador que já os criou disse-me que o Dominó não é como o Bengalim. Demoram mais tempo a atingir a maturidade, demoram a "arrancar" com a criação e necessitam de muita paciência da parte de quem os quer criar. Em relação ao alojamento vou tentar assim pode ser que dê ... Além disse quero mesmo criar esta espécie Very Happy
Os Dominós existem em Portugal! Principalmente na zona de Santarém, tal e qual como tecelões de várias espécies ... Se reparares vais ver que há muitos anúncios aí pela net fora sobre vendas destas aves e até mesmo em lojas já se vêem bastantes à venda.
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por Luís M Qui Jun 30, 2011 5:05 pm

Sim os primeiros que vi foi numa loja aqui perto !!
Luís M
Luís M

Mensagens : 151
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 28
Localização : Mealhada-Aveiro

http://asminhasavesexoticas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por LLourenco92 Sex Jul 01, 2011 3:05 pm

Luís M escreveu:Sim os primeiros que vi foi numa loja aqui perto !!

Pois, agora vai-se ver muitos mais porque vai haver muita gente a apanha-los "aos montes" como se faz com os Bicos de Lacre .... Neutral
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por ruifon Sex Jul 01, 2011 9:14 pm

Ola Luis, desculpa mas eu tambem não te posso ajudar em relação aos Dominos, porque tambem desconheço completamente as necessidades desta especie.
De qualquer forma, e em relação a alimentação, acho que podes sempre meter varios tipos de sementes e/ou papas a disposição para assim chegares a alimentação favorita deles, embora que essa tambem possa não ser a ideal, mas pelo menos è a favorita.
Quanto a reprodução, e se realmente são aves capturadas, acho que podes esperar mais algum tempo para ver como eles reagem ao cativeiro, mas acho que ha poucas probabilidades de se reproduzirem nos proximos meses.
Não quero com isto desmotivar-te, muito pelo contrario pois são aves lindissimas.
Quanto ao facto de serem capturadas, tu sabes bem que pouco ou nada podemos fazer em relação a isso, a não ser com esses exemplares que tens, tentar preservar a especie, e sobretudo deixar de comprar aves capturadas.
Desejo-te toda a sorte do mundo com os pequenotes, e ficamos a espera de noticias deles.
Um abraço
ruifon
ruifon

Mensagens : 218
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 48
Localização : Corsega, França

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por LLourenco92 Sex Jul 01, 2011 9:38 pm

Obrigado Rui Wink
Pois eu não estou à espera de tirar filhos logo no primeiro ano por isso quando junta-los é só para eles se habituarem um ao outro e ao cativeiro ... Pode ser que tenha sorte ou não.
O preferível era comprar exemplares nascidos em cativeiro mas isso é algo que nunca vi por estes lados ...
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Dominós - Dicas Empty Re: Criação de Dominós - Dicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos