Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

4 participantes

 :: Aves :: Outros

Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Fernando Domingues Qua Set 14, 2011 5:51 pm

As sementes assumem sem dúvida uma importância fulcral para a alimentação das nossas aves. Mas será que é só por si suficiente? Nem pensar... existem outros suplementos à venda no mercado ou mesmo naturais, que podemos e devemos dar às nossas aves.

Para além das proteínas, as gorduras, os aminoácidos essenciais, as vitaminas, os minerais, os micronutrientes, os hidratos de carbono, etc, são igualmente importantes para a saúde e bem estar das nossas aves e não estão disponíveis nos alimentos de igual modo.
Como já foi referido no tópico anterior "Que sementes devemos dar às nossas aves? Marcas VS Necessidades"., cada espécie de exótico tem as suas próprias necessidades e a forma como estão alojadas também condiciona as mesmas.

Eu pessoalmente fui adoptando algumas medidas ao longo dos anos, muitas novamente por tentativa erro, outras através de leitura e pesquisa.
Neste tópico posso dizer sem qualquer tipo de rodeios que suplementos e cuidados dou às minhas aves e consoante as respostas, vou procurar ser mais exaustivo em cada um deles, mas para isso preciso que coloquem questões.

Para além de um tipo de mistura personalizado para as necessidades específicas das minhas aves, coloco ainda à disposição:

- 1 Prato com terra fresca todas as semanas. Quando esta está seca ou aparentemente "esgotada" substituo por outro;
- 1 Prato com germinado dado semanalmente;
- 1 Prato com areia do mar. Este pormenor é essencial. É claro que nem toda a gente vive perto do mar, mas para quem tiver a oportunidade de arranjar, coloque a areia molhada ao sol. Ao secar, ficarão também os cristais de sal fundamentais ás nossas aves;
- Osso de choco que é rico em cálcio, se for colocado em agua do mar e depois seco, ainda melhor. Se as aves não pegarem bem, parta-o em bocados pequenos coloque à disposição das aves;
- Vamos para a papa. Estas aves não são muito apologistas de papa. Pessoalmente dou 33% de papa seca, 33% de papa húmida e 33% de papa insectívora. Isto torna a papa mais apetecível e se adicionarmos larvas de tenébrio ou buffalo, tanto melhor. Nos primeiros cinco dias de vida dou um probiótico na papa às crias.
- O alimento vivo é indispensável, mais uma vez é aqui que entram os tenébrios e buffalo;
- A indispensável banheira que está à disposição diariamente. Se tivesse condições, criava um um curso de água nos viveiros, deveriam ver como isso altera para melhor o comportamento das aves;
- Espigas de paínço amarelo;
- Na água, semanalmente dou um dia de vinagre de cidra e AD3C+K;
- Desparasito as minhas aves duas vezes por ano;
- Recomendação vital: este tipo de aves (estrildas e outros exóticos africanos) devem estar em contacto directo com o solo e não sujeitas a uma rede de fundo. Adoram andar a debicar o fundo da gaiola.

Como o Ricardo Pereira já disse, a altura e o local onde é colocado um dado alimento também influencia o seu comportamento.

Fico agora à espera de partilhas vossas em relação aos cuidados e suplementos disponibilizados às vossas aves. Alguma questão que queiram colocar, força!

Espero ter ajudado!



Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por LLourenco92 Qua Set 14, 2011 8:44 pm

Olá Fernando.

Às minhas aves não falta a areia da praia, mesmo às que se encontram em viveiros com fundo de rede costumo colocar um pequeno recipiente com areia "pura" ou então misturada com grit ou, na maioria das vezes, casca de ostra. Quando se encontram em viveiros sem a rede de fundo coloco os tabuleiros com areia da praia e elas adoram a debicar, também coloco um pouco de casca de ostra nos tabuleiros. Esta atividade é algo que eu gosto de ver as minhas aves fazer, principalmente nos voadores em que a malta toda vai para o chão ao mesmo tempo. O grit costuma estar sempre á disposição, tal como o osso de choco.
O germinado nunca experimentei mas é algo que quero inserir na dieta das minhas aves quando chegar a época de criação (se for antes, melhor!).
A terra fresca já cheguei a experimentar, mas tirando um ou outro Face Carmesim que tinha na altura, não ligavam importância.
Este ano também estou a pensar fazer uma mistura de papa húmida, seca e insectivora mas ainda vou estudar melhor a situação. A principal razão do meu interesse nesta mistura era tentar aumentar a percentagem de proteína. O tenébrio é algo que também quero introduzir este ano.
As espigas tenho quase sempre à disposição, mas as que tenho são de painço amarelo. O amigo Ricardo Pereira deu-me o conselho das de painço vermelho e espigas verdes que são algo em ter em conta nalgumas espécies que quero criar (Lonchuras). As vermelhas já vi à venda numa feira e as verdes encontro nesta altura no campo, mas não sei se estão sempre "disponíveis" o ano todo, é algo que tenho de ter em atenção quando passar por algum descampado.
Um prato com água para se banharem é algo que costumo proporcionar sempre, exceptuando as alturas de maior frio.
As minhas (pequenas) instalações têm luz solar directa o que é bastante saudável, pois promove a formação de vitamina D, o que permite uma absorção do cálcio. Parecendo que não, é uma grande diferença caso as aves não estivessem em contacto com luz solar.
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Avilandiapt Qua Set 14, 2011 10:01 pm

Olá,

Penso que o ponto essencial quando entramos nos suplementos é realmente perceber como funcionam e para que servem. Infelizmente algumas pessoas usam porque "se vê usar" ou "ouve falar" mas não percebem o que estão a fazer.

Como o Fernando disse, são aves que gostam de solo e muita vezes alimentam-se no solo, dai que o contacto com a areia é importante (muito mais que grit). O facto de ser do mar concordo plenamente e tenha essa experiência com o osso de choco. Mesmo com suplementação especifica de cálcio, combinando com osso de choco os resultados melhoram e o osso não é de todo uma fonte de cálcio eficaz em termos nutricionais.
A mistura de papas é um bom truque. As % variam de cada criador para criador, mas basicamente o objectivo é fazer com que comam mais. Isto porque os africanos pegam pouco em papas, sobretudo fora da criação e isso cria problemas para podermos suplementar devidamente. Dai que muitas vezes seja necessário suplementação adicional na água.
Para aumentar a proteina, existem alguns produtos simples (além de outros específicos) que podem ajudar, particularmente a levedura de cerveja e farinhade soja. O Germen de trigo também é um bom aditivo para as papas. Mesmo mistutando insectivoras não se consegue ir muito além dos 20% o que para estas espécies ainda é baixo em reprodução.

Na minha opinião, os germinados em reprodução devem ser usados diariamente, mas isso depende da disponibilidade do criador mais do que outro factor. Sempre tive bons resultados com ovo esmigalhado misturado com a papa. Novamente, tempo para...
Fernando, fiquei curioso, porque dás probiótico apenas nos primeios 5 dias? Para as aves adultas com flora intestinal formada não é particularmente importante, mas para as crias, é uma grande ajuda na fase de crescimento.

Acrescentava apenas no alimento vivo (e para mim vivo é VIVO, não congelado ou seco...) as moscas da fruta para espécies de pequeno porte. Sâo muito fáceis de criar e fantásticas para espécies como amarantes, guardas-marinhos, face-laranja, face-carmesim. Especialmente em viveiros. Eu prefiro tenebrio em vários tamanhos ao bufalo. Ver se um dia destes arranjo um artigo sobre criação de tenebrio para meter aqui no fórum. Qualquer tipo de alimento vivo triturado numa picadora com um bocado de papa é boa ideia.

Luis, falei no painço vermelho para os africanos, não para os lonchuras. Esses então se puderes é mesmo espigas verdes e mesmo flores ou vagens pequenas, sobretudo com crias. E concordo, a maioria dos africanos dá-se muito bem com a luz solar.

Cumprimentos,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por LLourenco92 Qua Set 14, 2011 10:25 pm

Olá Ricardo.

Sim tens razão, apenas me falaste nas espigas verdes, as espigas vermelhas falaste num outro tópico e eu fiz confusão.
As espigas verdes já apanhei algumas para experimentar e eles gostaram, Lonchuras, Mandarins, Babetes e companhia. A ver se tenho sorte de as encontrar quando precisar realmente delas.
O ovo esmigalhado que usavas era o ovo inteiro ou apenas a clara ou gema? Eu sempre fiz com o ovo "completo" mas o feedback que me deram não foi muito positivo pois a clara podia não ser digerida totalmente. O que é certo é que eu aprendi isso com o meu tio e com o meu avô e eles já usavam essa papa com canários há bastante tempo e os resultados eram positivos.
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Avilandiapt Qui Set 15, 2011 8:32 am

Olá Luis,

Sim, a clara tem algumas questões, mas sempre usei o ovo inteiro. Bem cozido, esmigalhado com um garfo ou na picadora (quando fazia maior quantidade) e depois misturado na papa.
O problema é que exige muito tempo, não de preparação (fazias e congelava) e atenção para não se estragar na gaiola.

Tem atenção onde apanhas as espigas, cuidado com os pesticidas, estradas (fumo dos carros), etc... Para quem tem um canteiro ou bocado de terra, podem aproveitar os restos de sementes. Em vez se "soprarem" as cascas e deixar (o que é péssimo para as aves), é só mandar para cima da terra, umas mangueiradas de vez em quando e deixar crescer.

Cumprimentos,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por LLourenco92 Qui Set 15, 2011 10:04 am

Olá Ricardo.

As espigas que tenho dado foram apanhadas num pequeno terreno duma vizinha (não utiliza pesticidas). Eu costumo deitar os restos das sementes para uma pequena porção de terra que tenho no quintal e tem nascido alguma coisa (mesmo plantas duvidosas Suspect ) mas espigas nasce poucas. Aqui na minha zona há um parque (Parque da Paz) que é um bom local onde posso procurar algumas ervas para levar para casa.
Ricardo, soube que vieste aqui ao colóquio que o Clube de Ornitologia Almadense organizou, pena que nesse dia estive a trabalhar pois era para ir. Podia ter aproveitado para te conhecer Razz
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Fernando Domingues Sex Set 16, 2011 5:34 pm

Olá pessoal,

Respondendo à pergunta do Ricardo em relação aos probióticos, já experimentei durante os primeiros 30 dias, já experimentei durante os primeiros 15 dias, mas verifico que os primeiros 5 dias são vitais para a regulação da micro flora deste tipo de aves e defesa do sistema imunitário. Contudo é aqui que entra o vinagre de cidra pois é um importante bio regulador. Para além de estimular as defesas naturais do organismo das aves ainda facilita a absorção dos nutrientes, entre muitas outras coisas.

Outra coisa que é importante mencionar, nem todos os casais alimentam bem as suas crias, e aí entra a seringa ou então amas. Os primeiros cinco dias de vida são vitais para as jovens crias. No caso dos Faces Laranja, o ovo por si já é uma miniatura. Como se não bastasse, nos faces laranja as bolsas de ar são bastante grandes, o que pode levar a que os criadores pensem que os embriões morreram, mas na verdade eles estão lá e de perfeita saúde.
A seringa é um processo complicado, mas óptimo para controlar a dosagem de potenciais antibióticos ou qualquer outra substância pois temos a certeza que na realidade as aves ingerem aquela dose.
Sou apologista de que devemos fazer tudo ao nosso alcance desde o nascimento da ave até à sua emancipação, para que ela vingue. Como não tenho iluminação nem temperatura artificial, as minhas aves são bem resistentes.

Uma outra coisa Lourenço, de inverno devemos continuar a ter a banheira à disposição. Lembra-te que uma ave que esteja em perfeitas condições de saúde tolera bem o frio, o que elas não toleram é o excesso de calor.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Avilandiapt Sex Set 16, 2011 7:04 pm

Olá Luis,

Sim, estive. Apesar de termos acabado por falar de exóticos de uam forma muito geral, foi interessante e trocaram-se algumas ideias importantes.

Fernando, em relação aos probióticos, sim realmente são muito mais importantes para as crias e nos primeiros dias melhor. Apenas comentei porque se na primeira semana são importantes, na fase do desmame (outra fase critica) também contribuem muito para a função digestiva e não se irem abaixo.
Como tinha 60 casais adoptei o esquema sazonal. Na época de criação a suplementação passava a ser se reprodução para todos, do inicio ao fim (com alguns toques caso a caso, espécie a espécie, mas no geral era assim). Ou seja, probiótico em criação, todos os dias.
Sobre o vinagre de cidra, é interessante e uma forma prática de acidifcar o tracto digestivo o que melhora a digestão e o ambiente digestivo, mas não substitui os probióticos no processo de "criação" da flora intestinal. O probiótico que referi já fazia essa parte também, dai não usar o vinagre.
A alimentação destas aves pequenas quando nascem é essencial Se os primeiros dois dias falham, nunca vão ser as mesmas. Quanto a mim já há muito tempo que recusei usar amas. É realmente uma pena e perdem-se muitas aves, mas dá uma satisfação (e aves) totalmente diferentes. Fossem granatinas, amarantes, bicos de lacre ou degolados e amadinas. E tive algumas coisas bem "pesadas" das quais vi morrer uns quantos, como os 4 casais de degolados opala. Tirando MUITO raras excepções (normalmente conseguir uma ninhada de cada casal para ter aves de 1ª geração lá em casa), criar é directo.
Para mim o melhor método de alimentação destes pequenos não é a seringa/sonda antes dos 3 dias. O risco de introduzir algum alimento nas vias respiratórias com crias tão pequenas é imenso. Primeiros dias, sempre alimento vivo directamente no papa, partido ou desfeito em papa na ponta de um palito e deixar a ave "puxar" por si. A partir do 2º dia, então sim uma papa, mas não de criação ou criação à mão. É um suplemento alimentar especifico que é basicamente uma forma altamente digestivel de alimento completo.
Depois dessa altura então sim já é mais fácil usar a sonda. Isto para espécies pequenas ou com bicos muito pequenos como referido.

Cumprimentos,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Fernando Domingues Dom Set 18, 2011 3:40 pm

Olá Ricardo, tens razão em tudo o que dizes, mas acredita em mim... existem métodos para conseguires melhores crias e com recurso às amas. Felizmente recorro muito poucas vezes a amas, mas quando recorro os resultados por vezes suplantam a cria directa.
Nos Goulds já não é bem assim, de facto as aves em cria directa, são de longe melhores que criados em amas.
Como disseste, o mesmo se deve passar com as granatinas e assim.
A qualidade das aves em termos de cor e porte podem ser positivamente influenciados nas minhas aves através da alimentação. Aqui as sementes de ervas do campo são essenciais e não falo apenas nas espigas, mas da recolha directa das suas sementes.

Em relação à seringa, o problema que levantas é de facto real, mas também é muito fácil utilizar sem fazer asneiras. Há que apenas ter muito cuidado e paciência. O método que colocas ao dar alimento vivo é também muito importante.

Ainda bem que temos métodos diferentes de cria, assim permite uma partilha de informação muito interessante. Para já mantenho estes métodos sempre que se exija. Os resultados têm sido mais que satisfatórios. Cada vez que penso que é possível fazer melhor (e quando os resultados não me satisfazem ou correm mesmo mal) parto para novas experiências.
Todos os anos aprendo com os meus erros e tento corrigir ou melhorar no ano a seguir.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por LuisBaleia Dom Set 18, 2011 10:22 pm

Boas... excelente tópico e já o andava a seguir mas nunca me meti mas estou com umas certas dúvidas...

1 - 1 Prato com germinado dado semanalmente; que querem dizer com sementes germinadas?? é o que penso que são sementes de relva? podem-me dar uns exemplos? e onde posso comprar? numa casa de jardinagem?

2 - espigas de milho verde; estão-se a referir áquelas espigas que vejo aqui no campo que os bicos de lacre selvagens devoram? realmente eu sempre chamei a isso milho painço Smile

3 - eu começei a fazer uma colonia de bichos trela para dar aos africanos mas estou na duvida se existe 1 bicho trela mais pequeno porque vejo as minhas aves comerem,quer dizer...agarrarem com o bico mas como depois ela é grande acabarm por dexa-la cair!

4 - ultimamente ando a testar uma papa de criação com umas coisas verdes que pareçe-me verduras que eles devoram;papa dos indios e papa amarela misturando probiótico,calcio, promocria extra e proteína(proteina 90)... o que quero saber é se a proteina 90 compensa o não dar papa insectivora visto que as aves não a comem com agrado!

5 - será que estou a dar coisas em excesso?
LuisBaleia
LuisBaleia

Mensagens : 169
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 46
Localização : Magoito / Sintra

http://magoitoexoticos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Avilandiapt Seg Set 19, 2011 8:05 am

Olá,

Claro, existem muitas soluções diferentes e todas elas são válidas desde que a pessoa esteja satisfeita com o resultado. É sempre bom trocar ideias porque às vezes há coisas que não sabemos ou em que alguém pensou e nós não!

Há espécies que são criadas por amas muito facilmente. É verdade que se conseguem bons resultados em quantidade e qualidade, mas isso também envolve conhecer os casais de amas, trabalhar e seleccioná-los para. Tinha um casal de bengalins que criavam mais de meia dúzia de espécies diferentes. Cheguei a meter no mesmo ninho bicos de chumbo, 1 granatina, mandarins e bengalins. Estranho? Sim, vai contra todas as regras da preparação de amas, mas aquele casal era só meter ovos ou crias com que tamanho fosse e corria sempre bem. Não é regra. Outros criavam bem bengalins e mandarins, mas fugiam das crias de degolado... Outros não conseguiam sequer criar as espécies mais pequenas.
Para mim um dos problemas das amas que já referi várias vezes é que o criador tem tendência a dizer que tem, por exemplo, 20 casais de goulds (ou do que seja...). Mas esquece-se que depois tem mais 50 de bengalins. Se tirar 5 crias por casal directo, teria 100 crias (100/20=5). Usando os bengalins secalhar tirava 300 ou mais. Mas 300/70=4,3.
Com os mesmos 70 casais de goulds na mesma média teria 350 crias...
E o mesmo/menos trabalho, e gaiolas todas iguais, e alimentação toda igual e comportamentos todos iguais e MUITOS mais casais como base de selecção.
Dá trabalho? Claro! Anda-se uns anos a patinar perder aves e às vezes andar para trás? Sem dúvida... Mas em todos os sentidos para mim faz mais sentido.
Quando acabei de criar tinha cerca de 60 casais de várias espécies. Também tinha bengalins (10 casais) e reconheço que a certo ponto tive que instalar essas gaiolas apenas para bengalins em casos pontuais que fazia sentido usar amas. Mas como norma, não concordo. A facilidade com que se confia nas amas faz com que muita gente acabe por nem pensar em trabalhar um bocadinho para criar com os pais.

Luis.

1 - As sementes germinadas são um coisa, as de relva outra. A semente de relva (normalmente nem é relva em si, mas azevéns, dactylus e afins) é apenas um tipo de semente. São umas sementes fininhas e compridas acinzentadas. Arranjam-se em algumas lojas mais especializadas de criadores ou em lojas de jardinagem e agricultura, mas nesse caso tem muito atenção para confirmar que não têm qualquer tratamento quimico.
O germinado são sementes colocadas de molho em água que começam a germinar e são servidas nessa fase. Podem ser de vários tipos. Há misturas especificas para germinar, mas podes usar qualquer uma. Para exóticos funciona bem o milho alvo, o japonês, a semilha e o feijão mung (tem de ser triturado ou esmagado).
Pode ser servido simples ou misturado com papas secas.

2 - Espigas verdes ou sementes imaturas. É isso mesmo. Sementes que ainda não estão secas e se podem apanhar (ou semear) nessa fase.
Tanto podes usar as selvagens (se conseguires) como aproveitar sementes ou restos de sementes para as semear e depois usar nessa fase.

3 - Sim, búfalo, mas é mais chato de criar e manter e quanto a mim o tenebrio é melhor. Dá uma vista de olhos no tópico que coloquei sobre isso. Basta que separes e dês as larvas mais pequenas e não as deixes crescer.

4 - Não sei que papa é. Só conheço a th indios (que basicamente é para indigenas). A papa amarela é seca ou daquele avulso? A proteina compensa sim, embora o nome engane. A proteina 90 tem 82% de proteina. Não sei é que quantidade estás a usar. De qualquer forma para africanos manter parte da insectivora (se for boa) é vantajoso.
Estares a usar promocria (que se não me engano tem antibióticos) juntamente com um probiótico (bacteriano ou à base de leveduras?) é que não faz muito sentido (se for bacteriano).

5 - Isso não te sei dizer. Tens que ser tu a tentar perceber o porquê do que estás a usar e se corresponde ao que esperas alcançar com essa utilização.

Cumprimentos,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por LuisBaleia Seg Set 19, 2011 11:08 pm

Obrigado pelas dicas.... fiquei totalmente esclarecido.
Cumps

O probiotico que uso é o PROBI-ZYME, julgo que é bacteriano sendo assim não devo usar o promocria extra,certo?
LuisBaleia
LuisBaleia

Mensagens : 169
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 46
Localização : Magoito / Sintra

http://magoitoexoticos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Avilandiapt Ter Set 20, 2011 8:33 am

Olá Luis,

Sim, o Probizyme é bacteriano. Agora confirma é se o Promocria tem antibióticos, porque há uns tempos houve mudanças nesse tipo de produtos com a legislação dos medicamentos veterinários e alguns mudaram (pelo menos no rótulo...)

Cumps.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por LuisBaleia Ter Set 20, 2011 11:45 am

OK. obrigado mais uma vez!
LuisBaleia
LuisBaleia

Mensagens : 169
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 46
Localização : Magoito / Sintra

http://magoitoexoticos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por LuisBaleia Sex Set 23, 2011 11:04 pm

Boas... eu vou começar a introduzir terra nos meus africanos e areia do mar visto que moro a uns 3 km da praia e não me vai custar muito!Será que é porreiro misturar bicho trela na terra humida e os africanos comerem daí de dentro o bicho?O alimento vivo que uso pensava que era o bicho trela mas já me disseram que não é e realmente acho a minhoca um bocado grande porque os africanos começam a penica-la e deixam-na sempre cair para o chão o qu me dá a entender que o bicho é grande.. mas também não posso corta-lo porque depois morre e depois julgo que não a comem... já exprimentei dar comida insectivora da orlux mas eles não pegam Sad
Outra coisa.... em relaçao á mosca da fruta gostava de dar mas não estou a perceber como a dou porque não estou a imaginar encher as minhas instalações cheias de moscas porque não é nada agradável!
Em relação ás sementes germinadas estou tentado a fazer visto que é práctico e terei que inserir em certas aves que vou introduzir cá em casa mas tenho uma dúvida.... as sementes temos que comprar ou podemos fazer desde a nossa saca de ração? milho alvo,alpista,milho painço, milho vermelho etc.
LuisBaleia
LuisBaleia

Mensagens : 169
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 46
Localização : Magoito / Sintra

http://magoitoexoticos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Avilandiapt Sáb Set 24, 2011 9:35 pm

Olá Luis,

Eu tenho que admitir que nunca percebi bem o uso de terra. A areia, sem dúvida que vão aproveitar e é melhor que o grit de tijolo. Eu sempre preferi dar alimento vivo em taças fundas para evitar que fujam ou que o espalhem. Se as aves estiverem habituadas podes cortá-los e até misturar na papa que comem sem problemas, mas se não estão habituadas a vê-lo "morto" geralmente ignoram. O mesmo se passa com o alimento congelado. Os pinkies são muito bons, mas como estão normalmente congelados nem sempre lhes pegam. É uma questão de hábito, tal como a papa insectivora. Começa a meter alimento vivo ou outro que gostem por cima e... paciência. Existem 3 larvas normalmente usadas: bufalo, trela e zophoba. O bufalo tem 1-2cm e são larvas pequenas que se mexem imenso a grande velocidade. A trela é o mais comum. Têm uns 4-5cm mas nada impede que as uses com 1-2. Zophoba é difernte de aspecto e chega aos 7-8cm, são larvas maiores e listradas.
As moscas da fruta são dadas assim mesmo. No verão entrar no abrigo dos meus viveiros exteriores só mesmo de "boca fechada" porque chegava a haver centenas de moscas a voar e pelas paredes. As aves adoram andar à cada delas.
Podes controlar melhor tendo a cultura mais fechada com apenas uma pequena abertura para sairem. Eles tendem a ficar em volta dos baldes ou caixas de fruta. Por isso digo que são um bom sistema para viveiros, mas para ter dentro de casa, enfim, não é das coisas mais agradáveis...
Podes germinar qualquer semente e para exóticos é mesmo melhor que o faças porque as misturas de germinar que encontrar são baseadas em sementes que muitos exóticos não acham grande piada (navo, colza...). O milho alvo germina bem e o milho japonês também, embora seja mais sujo.

Cumps
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves? Empty Re: Depois das sementes... que suplementos e cuidados devemos dar às nossas aves?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: Aves :: Outros

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos