Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É portador ou não?

2 participantes

Ir para baixo

 É portador ou não? Empty É portador ou não?

Mensagem por LuisBaleia Dom Set 18, 2011 9:41 pm

Boas... ando com uma certa dúvida e gostava que alguém mais entendido me pudesse explicar!
Acasalei um macho clássico de Tricolor com 1 femea Lutina e deram vários rebentos e sei que é muito dificil dar Lutino sem pelo menos no minimo 1 sêr portador de Lutino.
Ora bem nunca me saíu nenhum Lutino mas gostaria de saber se os machos que sairem deste casal são portadores de Lutino ou não? E u penso que são mas estou na dúvida porque por exemplo : se eu tivesse 1 macho clássico mas port/Lutino com uma femea Lutina podiam-me sair Lutinos mas se saíssem clássicos eram portadores de Lutino também? Eu sei que as femeas nunca são Portadoras mas no exemplo que me refiro : macho clássico x femea Lutina os machos que sairem desse casal são portadores ou não?
De qualquer maneira já estou a testar; juntei um macho clássico filho deste casal : macho clássico x femea Lutina com a mãe (Lutina) e vou vêr o que sai mas se alguém me pudesse confirmar partia para outra solução!
Cumps.
LuisBaleia
LuisBaleia

Mensagens : 169
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 46
Localização : Magoito / Sintra

http://magoitoexoticos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 É portador ou não? Empty Re: É portador ou não?

Mensagem por Avilandiapt Seg Set 19, 2011 8:07 am

Olá Luis,

gostaria de saber se os machos que sairem deste casal são portadores de Lutino ou não?

Sim, sendo o lutino recessivo ligado ao sexo nos kitlitz, os machos filhos de uma fêmea lutina são sempre portadores de lutino. Mas nunca vais tirar lutinos deste casal. Para tirares lutinos, o macho teria que ser pelo menos portador de lutino.

se eu tivesse 1 macho clássico mas port/Lutino com uma femea Lutina podiam-me sair Lutinos mas se saíssem clássicos eram portadores de Lutino também?

Sim, todos os filhos macho de uma fêmea lutina serão, lutino ou no minimo portadores de lutino (dependendo do macho).

macho clássico x femea Lutina os machos que sairem desse casal são portadores ou não?

Sim.

De qualquer maneira já estou a testar; juntei um macho clássico filho deste casal : macho clássico x femea Lutina com a mãe (Lutina) e vou vêr o que sai mas se alguém me pudesse confirmar partia para outra solução!

Vão sair:
25% machos lutino
25% fêmeas lutino
25% fêmeas clássicas
25% machos clássicos portadores de lutino.

Cumps.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos