Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova aquisição - Amandava subflava subflava

5 participantes

 :: Aves :: Amandavas

Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por Fernando Domingues Qua Nov 23, 2011 4:27 pm

Não era para me meter nesta guerra mas andei a investigar e descobri algumas coisas interessantes.
A grande maioria dos Guarda Marinhos que aparecem em exposição são o Amandava subflava clarkei (existem cerca de 5 subespécies). Esta é a espécie que o meu amigo Mário Cabalú reproduz e pelo que vi das fotos, penso que também o nosso amigo Ivo aqui do fórum, que tem sem dúvida excelentes fêmeas.
Machos e fêmeas são mais marcados nos flancos, mas partilham um detalhe interessante. A cor do peito. Ora nos machos é um amarelo esverdeado... mas existe uma subespécie que é sem dúvida cor de fogo: a amandava subflava subflava. Um amigo meu que é um apaixonado por mandarins, tinha os melhores exemplares que vi na minha vida. Machos com um fenótipo estupendo, boa delimitação, extensão e cor da linha ocular, já para não falar da cor do peito e parte inferior da cauda. As fêmeas também eram subflavas sublfavas já que partilhavam dos mesmos caracteres. Resultado... fiquei com dois casais. Mas ainda não ficou por aqui. Numa das minhas viagens encontrei mais guarda marinhos entre subflavas subflavas e subflavas clarkei. Adquiri mais uns casais da primeira subespécie. Tenho no total 7 casais, mas alguns são para dispensar.


Já vi cruzamentos entre subflavas, ou melhor, subespécies, o que não é de todo aconselhável pois estamos a inviabilizar um determinado resultado e a destruir património genético (originar mestiços). Mas esta situação parece-me a menos comum, pois os lotes que vejo a chegar por aí ou são subflavas ou clarkeis.

As fotos ainda não serão para brevemente pois estão em fase de adaptação.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Re: Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por Ivo Qui Nov 24, 2011 12:59 am

Olá Fernando,
Interessante, pensei que tinhas dito que te ias dedicar especificamente ao estrildas, mas já vi que há aí um bichinho por subflavas...
Os meus são clarkei, mas nos subflava é verdade que a tonalidade cor de fogo é mais acentuada o que torna a ave mais bela.
Se adquiriste subflava subflava já tens uma boa qualidade de aves, pois os machos ficam com uma côr mais intensa que nos clarkei...
Uma "luta" a 3 é sempre mais interessante Very Happy e a qualidade evoluí, boa escolha.

Abraço

Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Re: Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por Silva Pedro Qui Nov 24, 2011 11:19 am

Bom dia,
Desde já os meus parabéns pelas aquisições.
Fiquei curioso com essa diferença e andei a pesquisar e realmente existe uma grande diferença na tonalidade do peito das aves, o que é muito interessante.
No passado sábado fui à expo-ave do clube ornitológico do antuã e vi que tinham à venda amandavas, fui a primeira vez que as vi ao vivo e fiquei fascinado com o seu tamanho e cores, mas não foi possível adquiri-las porque as instanlações, por enquanto, não dão para tal capricho.
Outra coisa que reparei é que essas aves (amandavas e faces laranja) eram possivelmente capturadas pois eram em grande número e não possuíam anilhas.
Pode ser que daquí a uns tempos posssa ter condições de albergar estas belas aves..

Silva Pedro

Mensagens : 28
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 28
Localização : Oliveira de Azeméis

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Re: Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por Fernando Domingues Sáb Nov 26, 2011 10:29 pm

Olá Ivo, não se trata de competição directa ou indirecta, apenas tive a sorte de deparar-me com aves de elevada qualidade. Sinceramente nunca tinha visto aves tão boas... Por si só o Peito Fogo, não é suficiente, existem muitos outros pequenos detalhes, mas que marcam a diferença.
É claro que a minha paixão são os Estrildas, mas ao se ao longo da minha vida me for deparando com aves de alto nível, sejam que exóticos forem (menos F1´s....) é muito provável que as adquira.

Se pensar em campeonatos no futuro, admito que tenho aves ao nível dos desafios.

Estas aquisições recentes devem-se à futura concretização de um sonho meu. Umas instalações minimamente condignas para a manutenção de reprodução de exóticos africanos. Será um espaço de 35m2.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Re: Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por Avilandiapt Sáb Nov 26, 2011 10:46 pm

Olá Fernando,

Ambos interessantes
Boa sorte com os quartinia, já tive uns quantos e são dos Estrildas mais calmos e pachorrentos que tive. Eram muito mansos mesmo. Infelizmente precisavam de melhores condições do que tinha na altura e acabei por me desfazer deles.
São um bom "ensaio" para os melanotis melanotis!

Estas aquisições recentes devem-se à futura concretização de um sonho meu. Umas instalações minimamente condignas para a manutenção de reprodução de exóticos africanos. Será um espaço de 35m2.

Isso é que são boas notícias! Aproveitem enquanto vos vou dando uns aninhos de avanço. Twisted Evil

Cumps,
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Re: Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por marcos Seg Nov 28, 2011 3:58 pm


Olá!!

Não conhecia a existencia desta subespécie, sem duvida é uma espécie muito bela....

Boa sorte com a sua adaptação. qual é o periodo de reprodução desta espécie?

cumps...
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Re: Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por Fernando Domingues Seg Nov 28, 2011 6:28 pm

Olá Ricardo,

De facto e como referiste, estas aves são muito calmas e meigas. Fazem amanhã uma semana em minha casa e até agora, está tudo porreiro.
Tenho verificado um fluxo embora pequeno da entrada destas aves na Europa, contudo vêm sempre marcadas como melanotis, e foi primeiro o nome que me chamou à atenção, porque as aves estavam mesmo escondidas.

Comprovo tudo o que disseste noutro fórum em relação ao sistema de colónia. É assim que me tenho dado bem. Tirando os Caudas de Vinagre que não admitem outros machos, chegando inclusive a matá-los, todos os outros (astrild, rhodopyga, melpoda e quartinia) convivem em plena harmonia. Já se sabe que na altura da reprodução e quando as aves fazem os seus ninhos, ficam mais territoriais e agressivas, mas nada de mais.
As minhas colónias são por espécie. No caso do Faces Laranja, trabalhei com três colónias, pois acredito que tenho 3 subespécies, agora quais não faço a mínima. Uma é maior e com as cores mais vivas (peito, faces, uropígio, supracaudais), uma é totalmente o oposto, mais pequena e esbatida na cor e por fim, outra é uma situação intermédia. Separei estas linhas em colónias diferentes.
Como te disse Ricardo, estarei na Avixira, espero encontrar-te lá.

Olá Marcos, estas espécies não funcionam propriamente com épocas mas sim com estações das chuvas. E cada região de África aproximando-se ou não da linha do equador tem valores de pluviosidade diferentes. Um factor importante é a amplitude térmica de cada região, ou seja, variação entre temperatura mínima e máxima.
Em cativeiro, os relatos que conheço vão desde junho até outubro sensivelmente, mas tudo isto depende da adaptação e condições que se proporcionam às aves.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nova aquisição - Amandava subflava subflava Empty Re: Nova aquisição - Amandava subflava subflava

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Aves :: Amandavas

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos