Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

+4
Pedro054J
Mozungo
maria
Fernando Domingues
8 participantes

 :: Aves :: Serinus

Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Fernando Domingues Sex Set 18, 2009 9:51 am

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus IMG_0085

Os canários de Moçambique são nativos e bastante comuns na África subsariana. Encontram-se na maior parte dos países abaixo do extremo norte a 17˚ latitude, que inclui a Mauritânia, Guiné, Libéria, Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Ghana, Togo, Benin, Nigéria, Camarões, Chad, República Central Africana, Sudão, Eritreia, Etiópia, Congo, Zaire, Uganda, Quénia, Ruanda, Burundi, Tanzânia, Angola, Zâmbia, Malawi, Moçambique, Zimbabwe, e Botswana. Pelo contrário, estão totalmente afastados das regiões áridas de África e das florestas tropicais da Bacia do Congo.
Aves de gaiola bastante populares, os canários de Moçambique, têm sido libertados perto de aldeamentos humanos por todo o globo, estabelecendo colónias onde as condições o permitem. Aves introduzidas têm colonizado zonas do Hawai, Porto Rico, São Tomé, Ilhas Mafia , Maurícias, entre outros países.


Habitat
Os serinus mozambicus preferem terrenos abertos e pastagens abaixo dos 2300 m de altitude, mas também podem ser encontrados nas costas marítimas, mangais e dunas. São raramente encontrados em florestas tropicais e regiões áridas. Abundam nos terrenos cultivados onde tiram partido de uma enorme variedade de sementes, assim com gramíneas.

Descrição
A distinção entre machos e fêmeas não é muito fácil, já que a única diferença um pouco mais visível é o bico do macho, que é um pouco maior e mais vermelho do que o da fêmea. Além disso, a auréola à volta dos olhos também é mais acentuada nos machos. Mas o meio mais eficaz de diferenciar os dois sexos seja o canto, pois os machos são os únicos que cantam, de uma forma suave e melodiosa. Pode atingir um tamanho de 13 a 14 centímetros, aproximadamente.
Variantes
As variações conhecidas do pardal de Java, além da cor-padrão cinzenta ou clássica, são a branca, tons pastéis, amarelo-claros e malhadas.

Descrição física
O canário de Moçambique, embora mais pequeno não pode ser confundido com o seu parente, Serinus flaviventris que é maior em tamanho e tem as mesmas cores.
São aves de um tom amarelo vivo e medem aproximadamente 12 cm. Os machos adultos possuem a face amarelo-dourado, bem como peito, flanco e cauda. Eles têm riscas castanhas e uma listra ocular que se prolonga até ao bico, ambos cercados pelas características amarelo-dourado. As costas, pescoço e coroa são castanho-amarelado e verde-oliva. O serinus mozambicus tem algumas riscas escuras (melaninas) nas costas, de um tom castanho-escuro nas penas primárias e secundárias. O uropígio nesta espécie é amarelo, enquanto que no canário de Moçambique gigante, o amarelo é acinzentado. As fêmeas são semelhantes à plumagem dos machos. Distinguem-se por um anel de penas castanhas na passagem da garganta, semelhante a um colar de pérolas. Elas geralmente são ligeiramente mais “acastanhadas” e pálidas, com olhos mais claros e listras mais pequenas. Os juvenis são semelhantes aos do sexo feminino. Os juvenis do sexo masculino ganham as suas marcas oculares por volta dos 6 meses de idade.
Já foram identificadas onze subespécies de Serinus, cada qual com variações subtis na plumagem, tamanho, comprimento da asa, e outras medidas corporais. No Sul Africano, as aves apresentam variações de cor, com um gradiente de indivíduos medíocres a oeste, e a leste as aves denotam um tom mais brilhante na plumagem amarela.


Reprodução
A dificuldade de criar esta espécie em cativeiro é média e requer já alguma prática com outras espécies.
Os casais podem criar uma a três ninhadas por ano, dependendo da quantidade de alimento disponível e clima.
Os canários são socialmente monogâmicos. Um par tipicamente defende seu território de outros membros da espécie, embora em várias ocasiões, vários casais podem nidificar na mesma árvore. No início da época de reprodução, casais perseguem-se mutuamente, durante o voo (sendo este mais lento), ou então nos galhos das árvores. Os machos alimentam as companheiras durante toda a época de reprodução.
Ambos os pássaros recolhem fibras vegetais (gramíneas principalmente fino) e outros materiais adequados com o qual a fêmea constrói um pequeno copo em forma de ninho. Os ninhos são construídos 1-6 metros acima do solo em ramos bifurcados, ramos, ou outras estruturas de apoio, geralmente protegidos sob a folhagem densa, longe do alcance de potenciais predadores.
As espécies Serinus reproduzem-se durante a estação chuvosa, quando há alimento em abundância para as pequenas crias. Devido à enorme variedade de espécies, o calendário deste período varia dependendo de padrões climáticos. A fêmea põe entre dois e cinco ovos (geralmente 3), um por dia até que a postura esteja finalmente completa. A incubação estende-se por 13 dias e (pelo menos para as aves em cativeiro), tipicamente começa após o último ou penúltimo ovo colocado. Durante este período, o macho alimenta a companheira regularmente, cantando nas proximidades como aviso para outros.
Inicialmente, após a eclosão, os jovens necessitam da atenção constante da progenitora Como a fêmea tem de deixar o ninho por períodos mais longos, o macho partilha os cuidados da prole. Os jovens emplumam por volta dos 18 dias. A família acompanha os filhotes, alimentando-os como uma unidade, muito para além do momento em que os jovens são totalmente independentes, que acontece por volta das 6 semanas.


Comportamento
Fora da época de acasalamento, vive em pequenos bandos. Durante a época reprodutiva, os casais ocupam territórios próprios, que defendem com firmeza e nos quais os machos fazem ouvir quase continuamente o seu canto agudo e melodioso. Durante a fase de adaptação ao cativeiro, é necessário mantê-lo num ambiente aquecido. Depois, pode até ser colocado num viveiro exterior, no Verão, Reproduz-se sem problemas num viveiro interior, fazendo o ninho num típico ninho de canários.
Os serinus mozambicus podem ser observados isoladamente ou em pequenos grupos. No entanto, já foram identificados bandos de mais de 100 aves, juntando-se normalmente com tentilhões e outras aves, formando enormes bandos mistos. Embora seja geralmente considerada uma espécie residente, o canário de Moçambique pode migrar curtas distâncias para ficar perto das melhores fontes de alimento, evitando más condições atmosféricas.


Hábitos Alimentares
Alimenta-se de sementes, deve-se dar uma mistura de canários misturada com a exóticos.
Não esquecer o osso de choco ou outra fonte de cálcio, comedouro com grite e verduras (importante).
Na época de criação dar papa de ovo e algumas larvas da farinha ou vermes búfalo
Os canários alimentam-se principalmente de sementes e insectos. Sementes de sorgo e milho alvo, são descascadas e consumidas facilmente, a maior parte obtida de campos cultivados. Para alcançar as sementes ainda ligadas à ponta de plantas, as aves podem aterrar no caule médio, subindo até ao caminho das sementes. Pulgões, gafanhotos e outros insectos são especialmente importantes durante a época de reprodução, porque as crias exigem uma dieta de proteína relativamente alta. Alimenta-se também de folhas folhas, frutos, pétalas e néctar. O canário de Moçambique são considerados pragas, devido aos grande números que se juntam em terrenos cultivados, mas também são essenciais para o controlo de insectos que as rodeiam.
Devido ao embargo da exportação, esta diminuiu substancialmente, uma vez que antes eram exportadas mais de 2 milhões de aves para todo o mundo, agora são raras e com preços bem mais elevados.



Longevidade média (cativeiro)
8 a 11 anos.
Os canários adultos (com idade superior a 6 meses) apresentam taxas de mortalidade anuais de cerca de 65%. Muitos pássaros vivem 2 a 3 anos, embora um indivíduo selvagem vive pelo menos cerca de 8 anos. Aves cativas vivem frequentemente para além de 10 anos



Dimensão da anilha fechada
2,5mm


Nas exposições Secção de Concurso
F 2 - Exóticos C.P. (De 1 e/ou 2 Anos




A receita do meu sucesso está em analisar meticulosamente, o comportamento e hábitos de qualquer ave no seu estado selvagem, tentando reproduzir depois essas mesmas condições num viveiro. Não devemos menosprezar este tipo de informação, mas sim usá-la em proveito próprio!
Espero que esta informação ajude todos os criadores de serinus
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty informacao

Mensagem por maria Dom Dez 06, 2009 10:51 pm

boas amigo,esta informacao é completa,cumprimentos.
maria
maria

Mensagens : 58
Data de inscrição : 05/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Mozungo Seg Set 19, 2011 9:47 pm

Segundo me parece, a descrição dos sexos posta aqui é a dos pardais de java e não a dos canários de Moçambique; os canários de Moçambique não teem bico vermelho e os sexos são facilmente distinguíveis, pelo "colar de pérolas" que as fêmeas ostentam na garganta, que não existe nos machos.

Mozungo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Pedro054J Seg Jul 16, 2012 2:58 pm

Esta é sem dúvida que me fascina, e que não tardará, tem que estar presente cá em casa Smile
Há por aqui alguém que tenha vindo a reproduzir com sucesso?
Pedro054J
Pedro054J

Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/06/2010

http://www.avesle.skyrock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Fernando Domingues Seg Jul 16, 2012 4:15 pm

Conheço quem tenha as aves e com muito sucesso, mas não se encontra neste fórum! É necessário ter atenção aos machos que por vezes demonstram comportamentos de tal modo agressivos, que chegam a não aceitar algumas fêmeas... é por isso vital colocar as aves num viveiro duplo separado por uma rede. Assim as aves podem-se habituar à presença mútua sem qualquer contacto físico.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Pedro054J Seg Jul 16, 2012 5:50 pm

Há uns anitos cheguei a ter nascimentos, o meu maior problema era que os casais não alimentavam as crias. Ainda tentava alimentar com papa, mas quanto a mim, a alimentação directa é muito importante devido á imunidade, e ainda que as fêmeas continuassem em cima dos filhotes, estes acabavam por morrer...
Pedro054J
Pedro054J

Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/06/2010

http://www.avesle.skyrock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Fernando Domingues Seg Jul 16, 2012 6:33 pm

As aves requerem algum sossego... com as minhas é o mesmo. Existem papas que efetivamente serviriam como plano de contingência, mas em relação aos moçambiques não me posso pronunciar porque nunca criei com eles!

Do que já vi... é mesmo uma questão de acertar casais e dar-lhes sossego! A edição #6 do Magazine Ornitológico tem um óptimo artigo sobre criação e manutenção do Canário de Moçambique.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Jose Fernando Seg Jul 16, 2012 8:12 pm

Em casa tenho 2 casais,
um casal é pacifico, colocaram 7 ovos, 2 +3 e+2 como se calhar andei a mexer e não devia acabaram por tapar os ovos com material do ninho e por ter de os mudar também de instalações acabaram por ficar por aqui. Outra situação que não ajudou foi o inicio da criação comecei muito tarde segundo leituras sobre o tema que encontrei .
O outro casal , o macho é super violento, deixou a femea em muito mau estado, separei-os e usei algumas tacticas mas acabou sempre por haver muita violencia doméstica. Actualmente adquiri uma canária muito semelhante e vou tentar a hibridação.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 136
Data de inscrição : 20/11/2009
Idade : 59
Localização : Vila Nova de Gaia

http://nandoexoticos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por carlos bento Ter Jul 17, 2012 12:12 pm

sou de acordo com o Domingues,para ter mais sosseso è presizo acertar com o casal
eu crio estes passaros como tambèm o cantore de africa jà da uns anos i encontro mais dificuldade com o africa doque com o moçambico
a unica coisa que fasso è tirare o macho depois do 4 ovo i meterlo o mais distante da fèmea,deixalo na mesma gaiòla com o separadore nao vai bèm,porque a fèmea continua a sair do ninho para atacar o machio que è atacado à divisòria
toudos os anos fasso muitos hibridos com o moçambico ---moçambico x canaria----- moçambico x lucarina cabessa negra ou tentado com a pintassilga mas nada,devo dizer que os hibridos mais bonitos que fiz com a canarina x moçambico èra uma amarèla intensa
com o cantore de africa a milhore è uma ardèsia

carlos bento

Mensagens : 124
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 56
Localização : milano ytalia

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por armando moreira Qua Fev 13, 2013 9:34 pm

Smile Ola a todos!

Tenho um casal de canários de moçambique e hoje tinha 2 ovos no ninho. Não será um pouco tarde para inicio da 1ª postura?
Falta ainda muito para saber como vai acabar esta viagem.
Alguém sabe onde posso encontrar o standard COM desta espécie?

Cordiais cumprimentos a todos!


armando moreira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/02/2013
Localização : Maia - Portugal

http://armmoreira.skyrock.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por LLourenco92 Qua Fev 13, 2013 9:41 pm

Boa noite,

Os canários de moçambique se tiverem no exterior e sem aquecimento começam a ganhar cio mais ou menos nesta altura, em que os dias começam a ficar maiores e as temperaturas aumentam, o que é normal pois as aves criam quando as condições lhes são mais favoráveis.
Em relação ao standard, não conheço e duvido que exista, quase todos os exóticos sofrem deste problema ....
Boa sorte com esse casal, são umas aves espetaculares Wink
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por carlos bento Seg Fev 25, 2013 10:56 pm

òla Armando
eu crio muitos serinus como africa,mozambico,alario i outros mais ,os ninhos metios 10 dias a tràz,neste momento tanho jà duas femeas de mozambico no chouco
è claro que a temperatura deve ser de 18-20 graus i 14 hòras de luz,sò assim se pòde obeter algum resoltado com estes passaros neste periudo

carlos bento

Mensagens : 124
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 56
Localização : milano ytalia

Ir para o topo Ir para baixo

Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus Empty Re: Canário de Moçambique - Serinus Mozambicus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Aves :: Serinus

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos