Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na criação da Mandarins

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por vice Ter Mar 27, 2012 11:05 pm

Boa noite,
Comecei a criar mandarins desde Novembro do ano passado altura em que adquiri a um bom criador nacional 2 casais de mandarins de exposição cinzentos, estão juntos desde essa altura, fizeram o ninho ( cada casal gastou um saco de sisal) mas nunca colocaram ovos, neste momento por conselho de um amigo comecei a dar lhes vitamina E, podiam me ajudar e ver o que estou a fazer mal?

Eles estão numa gaiola 1m*0.5m*0.5 dividida ao maior que da 0.5*0.5*0.5 para cada um, a ração que lhes dou é petcup para exóticos, e grit, vou começar na próxima semana também a dar papa de criação, os ninhos são em pvc próprios para mandarins, e quanto a luz não apanham luz directa mas o sol bate no vidro da porta onde eles estão e tem claridade desde as 9h ate as 18h. será que era melhor pare eles estarem naquelas gaiolas como a maioria dos criadores usas mais pequenas?

Cumprimentos,
Vice

vice

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por Fernando Domingues Ter Mar 27, 2012 11:38 pm

Olá Vice, pedia-lhe que fizesse a sua apresentação no fórum.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por vice Qua Mar 28, 2012 8:53 am

Vou ja fazer Sr. Fernando.

vice

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por Avilandiapt Qua Mar 28, 2012 9:57 am

Olá,

Gaiolas de 50 estão bem. Não é por estarem em 50 ou 40 que criam melhor. Pessoalmente não gosto de gaiolas cúbicas mas serve.
Os casais estão separados um do outro ou têm contacto visual?
Para criar já deviam ter papa, não é essencial para mandarins mas ajuda. De resto é muito uma questão de paciência.
Pelo que percebi não fizeste grande preparação dos reprodutores pelo que é normal que não arranquem muito sincronizados.

Cumps.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por vice Qua Mar 28, 2012 11:22 am

Bom dia Sr. Ricardo,
de facto não fiz grande preparação dos reprodutores visto que quando consegui juntar os casais já tinha começado teoricamente a época de criação de mandarins. a única coisa que fiz foi desparatizalos exteriormente.
Já agora poderia me dizer os processos que devemos no inicio das criações?
Quanto a papa na próxima semana já vou compra-la e fornecer lhes também isso, eu ainda não tinha dado porque como o senhor também disse eu tinha lido que os mandarins não pegam muito na papa.

Acha que existe alguma coisa que eu possa fazer o resta me esperar e ter paciência?

Eles já tem o ninho feito mas andam sempre a procura de mais qualquer coisa para la meterem devo continuar a fornecer sisal?

já agora deixo aqui umas fotos do espaço e das aves.
(Edit: não me deixa colocar fotos)

Cumprimentos

vice

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por Avilandiapt Qua Mar 28, 2012 1:42 pm

Olá,

A época de criação dos mandarins é basicamente quando eles querem. A preparação dos reprodutores é começar a formar os casais (se estiverem separados) e ir melhorando a dieta. Nos mandarins convém controlarmos nós o ciclo senão ou não param de criar ou não acertam muito bem com as mudas (têm uma muda constante ao contrário de outras espécies).
Se pegam ou não na papa depende muito daquilo a que estão habituados. Mas isso vai lá com a prática.
O que podes fazer quando não arrancam passado algumas semanas é retirar ninhos, e depois colocar passada uma semana. Encherem o ninho com material acontece algumas vezes com casais menos experientes. A partir do momento que têm o ninho cheio o suficiente não é preciso fornecer mais material. Não sei de que sacos estás a falar, mas um saco de sisal é muita coisa para um ninho normal!!

Cumps.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por vice Qua Mar 28, 2012 2:51 pm

boa tarde, pois eu como disse adquiri os a pessoas tiveram juntos 1 semanita sem ninhos e depois coloquei lhe os. Vou dar papa então pode ser melhor para eles.
Pois os meus mandarins são inexperientes visto serem 3 do ano passado e apenas um macho de a 2 anos, são aves relativamente jovens. Quando falo de um saco falo daqueles com o tamanho de uma folha A4.
Estive la agora ve-los e uma das femeas aparenta ter qualquer coisa num olhito está um pouco fechado. ela esta se a alimentar bem não sei o que se passa.
já pensei tirar lhes os ninhos e até mudar os casais, mas não sei se isso iria adiantar a troca.
Cumprimentos

vice

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por vice Qua Mar 28, 2012 3:25 pm

se calhar o melhor e tirar esta fêmea e trocar por não?

vice

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por vice Qui Mar 29, 2012 10:00 am

hoje aconteceu uma coisa boa, mas ao mesmo tempo má...
Um dos casais meteu um ovo o que me deixou bastante contente infelizmente meteu fora do ninho, vamos ver se amanha já terei um novo ovo mas desta vez dentro do ninho, relembrar que este casal é de 2011.
Cumprimentos

vice

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na criação da Mandarins Empty Re: Ajuda na criação da Mandarins

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos