Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre as crias

4 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Duvida sobre as crias

Mensagem por soares Seg Abr 02, 2012 10:23 pm

Boa noite,
gostaria de saber afim de quanto tempo se deve tirar as crias mandarim dos pais! Eu tirei hoje mas fico com receio que ainda não saibam comer! Elas nasceram dia 07 de Março! O casal já esta a por nova postura e notei que a femea nica as crias tirando algumas penas delas! Neutral

Cumps.
soares
soares

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 47
Localização : São Miguel-Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Re: Duvida sobre as crias

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 02, 2012 11:05 pm

Olá soares, não sei muito de mandarins, mas antes de as separar deve observar se as crias já se alimentam, se sim é porque já estão emancipadas. O que se passa por vezes é que os pais têm tanta vontade de criar que arrancam as penas aos filhos para fazer novo ninho
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Re: Duvida sobre as crias

Mensagem por soares Seg Abr 02, 2012 11:23 pm

Eu andei a observa las e pareceu me que já comiam, mas fiquei com receio de separar, o casal já esta com dois ovos, tambem não queria que ficassem magoadas! Vou estar atento e ver se vão se desenrascar sozinhas! Obg Fernando.

Cumps.
soares
soares

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 47
Localização : São Miguel-Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Re: Duvida sobre as crias

Mensagem por telmoafc Ter Abr 03, 2012 10:07 am

eu que crio mandarins costumo separá-los quando eles comem sozinhos.
se os progenitores começarem a bicar nelas pode revelar várias coisas, por exemplo se for o pai ele pode estar a tirar as penas para fazer ninho, agora se for a mãe quer dizer que está a "mandá-los embora" ou seja que se façam à vida, pois a progenitora não ajuda na construção do ninho.
tenta separá-los mas fica de olho neles.
boa sorte
cump. Telmo
telmoafc
telmoafc

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 28
Localização : Estarreja, Aveiro

http://passarosdotelmo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Re: Duvida sobre as crias

Mensagem por Avilandiapt Ter Abr 03, 2012 10:58 am

Olá,

O bico é uma boa indicação (em algumas variedades). Quando começa a ganhar cor, geralmente já comem, mas podem ser tirados antes.
Eu sempre preferi deixá-los um pouco mais. Há muitas coisas que podes fazer para ajudar as crias. A primeira é não mexer no ninho nos últimos dias quando estão para sair. Quanto mais tarde sairem lá de dentro mais depressa se desenrascam sozinhos. Pode parecer um contra-senso mas saltarem cedo normalmente dá problemas de separação.
Depois depende dos casais e também da gaiola. Se puderes ter 2 ninhos e espaço de gaiola costumam deixar as crias em paz. Arrancar meia dúzia de penas não é grave.
Espigas no chão e sementes fáceis de descascar ajudam as crias a começar a comer sozinhas. Baixar os bebedouros também ajuda.

De uma forma geral convém confirmares que estão mesmo a descascar as sementes e não apenas a debicar.

a progenitora não ajuda na construção do ninho

Depende das fêmeas. Algumas ajudam muito e parecem machos. A fêmea ajuda sobretudo no acabamento do interior do ninho. O macho enche, mas é ela que trata da "mobilia" e prepara o ninho. Normalmente uma fêmea que faz bem o ninho é boa mãe.

Cumps.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Re: Duvida sobre as crias

Mensagem por telmoafc Ter Abr 03, 2012 11:47 am

não sabia ricardo.
obrigado por teres corrigido.
agora vou olhar mais para as fêmeas!
telmoafc
telmoafc

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 28
Localização : Estarreja, Aveiro

http://passarosdotelmo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Re: Duvida sobre as crias

Mensagem por soares Ter Abr 03, 2012 11:11 pm

Obg pelas explicaçoes!
Valeu pessoal.
soares
soares

Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 47
Localização : São Miguel-Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre as crias Empty Re: Duvida sobre as crias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos