Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Worabee - Euplectes afer

3 participantes

 :: Aves :: Tecelões

Ir para baixo

Worabee - Euplectes afer Empty Worabee - Euplectes afer

Mensagem por Fernando Domingues Seg Set 28, 2009 4:23 pm

No ano passado, apanhei acidentalmente (acidentalmente porque não eram estas aves que pretendia apanhar) três aves "diferentes", não sei porquê tive logo a sensação que não eram aves portuguesas. O comportamento em bando assemelhava-se a um cardume de peixes, pela forma como mudavam de direcção e baixavam e subiam no ar.

Quando me aproximei da rede, soube que se tratavam de exóticos, pelo bico e cauda curta. Fui de imediato mostrá-los a um amigo meu, assim que ele viu disse-me:" Também tu? Isto são Bispos" Como vivo a par com a Ria de Aveiro, é um local privilegiado para a nidificação destas aves, como expansão.

No entanto ao contrário do Bico de lacre, que também foi introduzido no território Português, esta ave é prejudicial para algumas culturas e na época de reprodução como é uma ave bastante territorial, não permite que outras aves do mesmo tamanho ou mais pequenas nidifiquem nos mesmos territórios, ou seja, esta espécie pode ter um impacto bastante negativo nas nossas espécies, nas residentes.

Ao fim de um ano, o macho decidiu-se a vestir o seu casaco de gala enquanto que continuo a suspeitar que o outro seja uma fêmea.

Aqui vão fotos:

Worabee - Euplectes afer Imagem072

Macho

Worabee - Euplectes afer Imagem076
Fêmea




Espero que tenham gostado...para mim dava-me mais jeito ter apanhado bengalins da índia, mas não os vejo por estes lados.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Worabee - Euplectes afer Empty Re: Worabee - Euplectes afer

Mensagem por magicbirds Qua Ago 22, 2012 9:35 pm

Boas...
tenho uma duvida acerca destes traquinas... tenho 3 femeas e dois machos, pelo que me parece estam os dois acasalados, mas tenho um pequeno problema. começam a fazer o ninho mas nao avançam muito... ficam-se apenas pelo projecto. o material que lhes tenho fornecido sao fios de coco mas parece-me que sao demasiado finos e por isso nao acabam o ninho...

ha alguem aqui no forum que crie estes passarinhos e que possa responder a umas duvidas?

deixo uma foto dos meus.
Worabee - Euplectes afer Dsc0003hjp

magicbirds
magicbirds

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 37
Localização : ourem

http://www.magic-birds.com

Ir para o topo Ir para baixo

Worabee - Euplectes afer Empty Re: Worabee - Euplectes afer

Mensagem por Avilandiapt Qua Ago 22, 2012 9:47 pm

Olá Diogo,

Acasalados talvez não estejam porque são coloniais e funcionam em harém. Para 2 machos era melhores teres pelo menos umas 6 fêmeas.
De qualquer forma não são fáceis. Têm dois truques, um é a colónia, outro o alimento vivo. Respondem a térmites o que se consegue em cativeiro com formigas de asa.
Para material usa folhas verdes e compridas, vais ver a diferença no comportamento de construção dos ninhos.

Cumps.

Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Worabee - Euplectes afer Empty Re: Worabee - Euplectes afer

Mensagem por magicbirds Qui Ago 23, 2012 8:21 am

boas...
pelo que tenho reparado ha duas femeas e dois machos que andam sempre juntos para todo lado, daí pensar que estejam acasalados...
qual a melhor altura para criar?
folhas verdes!? tipo de ervas, certo?
magicbirds
magicbirds

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 37
Localização : ourem

http://www.magic-birds.com

Ir para o topo Ir para baixo

Worabee - Euplectes afer Empty Re: Worabee - Euplectes afer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: Aves :: Tecelões

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos