Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os meus novos Peitos celeste

2 participantes

Ir para baixo

Os meus novos Peitos celeste Empty Os meus novos Peitos celeste

Mensagem por Miguel Dom Fev 21, 2010 7:53 pm

Os meus Peitos Celeste de cabeça azul nascidos até agora!

https://2img.net/r/ihimizer/img717/249/azulnovos3.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img39/5582/azulnovos.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img94/174/azulnovos1.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img96/7573/azulnovos4.jpg
Miguel
Miguel

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus novos Peitos celeste Empty Re: Os meus novos Peitos celeste

Mensagem por Fernando Domingues Seg Fev 22, 2010 9:07 am

Ainda bem que está a ter sucesso na criação destas aves! Gostaria de lhe pedir que ajudasse o fórum com um tópico acerca destas aves, caso não se importasse. Acredito que seja do interesse de todos, quer foristas, quer visitantes.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus novos Peitos celeste Empty Re: Os meus novos Peitos celeste

Mensagem por Miguel Seg Fev 22, 2010 9:53 pm

Boa Noite,

Vou tentar dar umas "dicas" sobre a criação destas aves embora me pareça que devido á extrema sensibilidade das mesmas o sucesso de criação dependa das instalações e disponibilidade de cada um e até da propria região do país e como tal o que vou indicar abaixo é relativo á minha experiencia e deverá apenas servir de referencia.
Nos Peitos Celeste, e vou a cingir-me apenas aos de cabeça azul (URAEGINTHUS CYANOCEPHALUS) há a destacar a sua fragilidade perante temperaturas baixas e alta percentagem de humidade, o ideal será sempre ter um minimo de 20º de temperatura e cerca de 50% de humidade para conseguir ter o casal sempre de perfeita saúde, a partir daqui facilmente a femea faz as suas posturas (não esquecer o fornecimento de calcio regularmente) e normalmente fecundadas.
As instalações que considero ideais terão que ter no minimo 1 metro x 40 cm x 40 cm e em que um dos topos tenha "folhagem" artificial (mais pratica) onde eles construírão o seu ninho (habitualmente não ligam muito ás caixas de plastico ou de madeira). Após fazerem a sua postura, que varia desde os 3 ovos até 8, pode-se optar por transferir os ovos de imediato para as amas (bengalins) ou deixar os progenitores a chocarem os mesmos até cerca de 2 dias antes de eclodirem. Após nascerem as pequenas crias (muito pequenas mesmo!) começam os problemas visto que os Bengalins têm muita dificuldade em alimentar os recem nascidos...não tenho ainda a certeza mas penso que se deve ao facto de serem muito pequenas e dos ninhos não terem luz suficiente para conseguirem ver os pequenos bicos e talvez também da forma com pedem a comida, com o bico na posição horizontal, mas isto ainda são situações a confirmar visto que há casais de Bengalins que os criam sem problema de maior. Sempre que possivel tenho tentado colocar os ovos em ninhos cuja abertura esteja mais exposta á luz natural e por coincidencia ou não são onde tenho tido os melhores resultados.
Relativamente á alimentação destas pequenas crias, o ideal é que as amas comam alimento vivo (Tenebrios, Buffalo) mas caso não seja possivel devem ter sempre á disposição uma boa papa de ovo misturada com papa insectivora, humidas e de textura fina. O resto é o normal, uma boa mistura para exoticos a que se adiciona entre 40 a 50% de alpista simples. Ao fim de 3 semanas as crias saem do ninho e esta também é uma fase delicada visto que não deverão haver oscilações de temperatura até que as jovens aves sejam independentes.
A separação destas para uma voadeira também deve ser feita com algum cuidado porque é nesta fase que por vezes morrem sem razão aparente. Não devem ser colocadas em espaços muito grandes nem misturadas com aves de outras especies ou adultas da mesma espécie. Colocar sempre á disposição uma taça de areia (grit) e uma "banheira" rasa com agua limpa porque os Peitos Celeste adoram o banho e este também é essencial á sua boa saúde assim como uma boa higiene do aviário. Tenho ideia também que estas aves estando naturalmente de boa saúde não necessitam que lhes sejam administrados quaisquer tipo de suplementos vitaminicos (além do calcio nas femeas reprodutoras), aliás, o ano passado fiquei com a ideia que estes lhes causavam problemas de figado, visto que mesmo após ingestão de um simples Complexo B ficavam fragilizadas e com o figado negro.
Penso que seja esta a forma de criar estas aves em espaços interiores e em pequenos viveiros mas já ouvi falar de quem as tenha em grandes aviarios exteriores, misturados com outras aves e em que os filhotes são criados pelos proprios pais, mas sinceramente não sei como aguentam o nosso Inverno, por vezes com temperaturas negativas.
Espero ter ajudado de alguma forma e peço desculpa se me passou alguma coisa importante, estarei sempre disponivel para, dentro das minhas limitações, poder ajudar.

Boas criações.

Cumprimentos

Miguel
Miguel
Miguel

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus novos Peitos celeste Empty Re: Os meus novos Peitos celeste

Mensagem por Miguel Seg Fev 22, 2010 10:03 pm

Fernando,

Coloquei o texto anterior num novo tópico, como me tinha pedido...realmente fica mais visivel, peço desculpa mas nem tinha reparado onde o estava a colocar.

Cumpts.

Miguel
Miguel
Miguel

Mensagens : 39
Data de inscrição : 21/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus novos Peitos celeste Empty Re: Os meus novos Peitos celeste

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos