Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amandava formosa

4 participantes

 :: Aves :: Amandavas

Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Amandava formosa

Mensagem por LLourenco92 Seg Jun 11, 2012 6:18 pm

Boa tarde,

Embora não esteja a pensar em adquirir este tipo de aves, tenho curiosidade em saber alguma coisa sobre esta espécie.
Das 3 espécies de Amandavas, esta é a única da qual nunca vi grande coisa escrita sobre a sua manutenção e criação em cativeiro. Sei, pelo que li num livro que tenho em casa, que é mais frágil que os Amandava amandava e os Amandava subflava e mais exigente na criação e é só.
Já alguém teve esta espécie?

Nota: os Amandava formosa estão incluídos nos anexos CITES.

Amandava formosa  Bengalinoverdeamandavaf
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Re: Amandava formosa

Mensagem por Fernando Domingues Seg Jun 11, 2012 8:13 pm

Ui ui... se conheceres alguém que as tenha peço que me digas logo, ouviste??? lol!

Esta é a verdadeira espécie de Amandava, esqueçam as outras. Não conheço ninguém que crie isto mas eu gostava muito... sei que é muito procurada e que ou é raro encontrá-la ou ninguém a encontra.
Acredita lourenço que esta espécie tem um valor muito acima do que estamos habituados a ver... não é uma ave para qualquer criador.

Eu vou desistir de criar com os Bengalins da Índia, porque já tive muitos bons resultados e como não é um Bico de Lacre, está-se a tornar monótona. Cria muito bem, é muito bonita quando os machos estão com a plumagem nupcial.

Os Guarda Marinhos, são mais engraçados, mas a reprodução também é muito acessível.

Agora o Bengalim Verde é um verdadeiro desafio!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Re: Amandava formosa

Mensagem por LLourenco92 Seg Jun 11, 2012 8:33 pm

Ok Fernando fica combinado lol!

Então é umas daquelas espécies que é só para quem percebe disto, explica tudo.
Houve quem me dissesse que havia quem criasse esta espécie cá em Portugal mas não acreditei por várias razões.
Mesmo em sites e fóruns estrangeiros nunca vi nada sobre os formosa.
LLourenco92
LLourenco92

Mensagens : 293
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 31
Localização : Almada

http://lourencoaves.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Re: Amandava formosa

Mensagem por Fernando Domingues Seg Jun 11, 2012 9:40 pm

Não é impossível que alguém tenha cá isto em Portugal, mas duvido muito... e que até tenha casas. Aves soltas na melhor das hipóteses.
A espécie está no Anexo II mas penso que em breve integrará o I.

Quem os tem deve não divulga que os tem e se os cria guardará a informação só para ele. Apesar estarem fotos no site do hoffman com aves anilhadas (talvez aves de 2007/8 ou mais velhas). Ou se calhar estou enganado e ninguém quer saber desta espécie para nada, não lhe dão valor e não se vê nada publicado por isso mesmo.

Que é uma ave lindíssima acho que ninguém tem dúvidas. Que eu não me importava nada de a ter, não tenho qualquer dúvida. Quem quiser um dia ter estas aves, tem que obrigatoriamente ter uma grande bagagem na reprodução de F2's.

Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Re: Amandava formosa

Mensagem por Avilandiapt Ter Jun 12, 2012 7:46 am

Olá,

Realmente informação há pouca. Mas penso que há quem as tem por cá, se criam ou não isso é outra coisa. Penso que o San Felix tinha alguns, e que o Vasconcelos também chegou a ter, por exemplo.
Não são assim tão raros como isso e vão aparecendo muito pontualmente aqui e ali, mas desaparecem num instante!
Posso perguntar a pessoal conhecido lá por fora se sabem de alguma coisa mas nunca foi espécie que me puxasse.
Mas são realmente o topo de gama dos Amandava. Não se esqueçam que ocupa uma zona de transição global desértica/tropical com impacto fortissimo de monções e numa área de distribuição bastante pequena. Isso implica de certeza condições e necessidades muito particulares.

Cumps.
Avilandiapt
Avilandiapt

Mensagens : 126
Data de inscrição : 17/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Re: Amandava formosa

Mensagem por Fernando Domingues Ter Jun 12, 2012 1:47 pm

Olá Ricardo,

Até gostaria de saber quem os tem. Quanto às condições... isso é outra história e bem mais complicada. Sei que o Vasconcelos tem-se virado muito para os Africanos...

Abraço
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Re: Amandava formosa

Mensagem por marcos Qua Jun 13, 2012 4:45 pm


Olá a todos, em primeiro lugar parabéns pelo debate, estão a conseguir com qu uma pessoa fique de boca berta ao ver esta espécie. eu nunca a tinha visto, nem conhecia nada sobe ela, mais que são belas ,ai isso sim....
desculpem, a minha ignorancia, mas quando dizem vasconcelos, referem-se ao Sr. José vasconcelos, certo?
cumps...
marcos
marcos

Mensagens : 409
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Amandava formosa  Empty Re: Amandava formosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Aves :: Amandavas

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos