Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criaçâo amadinas sem amas

3 participantes

 :: Aves :: Degolados

Ir para baixo

Criaçâo amadinas sem amas Empty Criaçâo amadinas sem amas

Mensagem por Vitor Bento Qua Out 14, 2009 10:20 pm

Olá amigos!!

Tenho um casal de amadinas a criar, acho que ainda sâo novos para ter sucesso mas gostava de saber o tempo de incubaçâo.

Curioso e que a fémea raramente abandona o ninho inclusive quando tento inspeciona-lo ,mas hoje estava o macho e saiu do ninho que contém 4 ovos que acho que sâo fértiles!!

Para min as amadinas parécen-me umas aves un pouco torpes assim que gostava de que me informassen da sua criaçâo sem amas...

Obrigado

Vitor
Vitor Bento
Vitor Bento

Mensagens : 36
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar (Espanha)

Ir para o topo Ir para baixo

Criaçâo amadinas sem amas Empty Re: Criaçâo amadinas sem amas

Mensagem por Fernando Domingues Qua Out 14, 2009 10:50 pm

Olá amigo vitor!

As amadinas que se refere são as de cabeça vermelha? Ou Degolados?

Eu tenho experiência com os Degolados, penso que a metodologia seja a mesma. Inicialmente tinha um casal que basicamente só servia para pôr ovos e mais nada, pois nem faziam ninho nem sequer pensavam em incubar os ovos. Assim acabei por tirar 6 filhotes nas amas, mas sempre com a minha ajuda, excepto um casal de bengalins que criou filhotes de degolados sem a minha ajuda e bastante bem. A tal ajuda que falo era sobretudo em apoiar a alimentação com larvas de tenébrio.

Agora que tinha tirado já crias para mim, decidi arriscar a deixar o casal avançarem por eles mesmos. Para meu espanto, fizeram ninho apesar de muito deficiente e tosco, incubaram e já criam os filhotes directos e devo dizer....REALMENTE MUITO BEM!!!

Acredito que não há exóticos difíceis de criar ou sou só eu a falar, porque este ano consegui tirar de tudo! Nós criadores é que nos temos de adaptar ás necessidades específicas de cada ave. Aos meus além dos tenébrios, dou uma papa para exóticos misturada com papa para insectívoros. Ao resto também é preciso sorte.

Ah..já agora amigo Vitor...já tenho mais crias de face laranja e a fêmea a iniciar mais uma postura! Very Happy
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criaçâo amadinas sem amas Empty Re: Criaçâo amadinas sem amas

Mensagem por Vitor Bento Qua Out 14, 2009 11:54 pm

Caro Fernando!!

Qué pronta a resposta!!!
Por certo, há tempo que nâo se conecta no msn!!!

Tratarei de resumir!! hahahah, total, que tomei a sua dica de pôr-lles ad3 (sabe que nâo lhes proporcionava química ) e com estes dias de calor estou a tentar prestar mais dedicaçâo as minhas aves. Este ano os bicos de lacre nada de nada,moitos, moitos ovos mas nâo naçe nada,e mire que há ninhos por todas partes, só é por material e tudas a aves pôem-se loucas!! mas os papagaios, os kitlizz,os ponteados até os mascarados e as pitylias estâo a fazer ninho com ovos que nâo sâo fértiles e outros, ruficaudas ainda sâo novos e nâo conseguem sacar adiante os filhotes, ainda por riba há ratos e já tomei medidas drásticas (léase veneno para rematar com eles...) o único que está; para variar; a criar bem sâo os tecelôes, tenho duas fémeas que aguardam por min como auga de maio para que lhes proporcione insecto, já saiu um fillhote e há 3 mais a sacar penas...

Pronto, as amadinas de cabeça vermelha! que era o tema do post hahahah, pois eu achava que a fémea é nova de mais para criar este ano, ademais apenas levam uns meses comigo, e como digo sâo animais mas bem torpes, voam com dificultade... o outro dia o macho saiu de um ninho que achava nâo era déles... mas qual a minha sorpresa quando vi que a fémea também usava o mesmo ninho e inclusive já nâo saia dele nem sequer quando metia o dedo dentro, até pensei que estava morta dentro mais nâo... hoje vi o ninho e achei que os ovos nâo estam traslúcidos por isso a minha curiosidade por saber o tempo de incubaçâo e o que precisam para sacar adiante os filhotes!!!

Assim que seguirei informando... nâo tenho grandes esperanzas mas como estâo a criar no aviario interior a temperatura sera mais constante e também mais facil o control da ninhada...

Por certo... os meus bengalins devoram insecto para os seus filhotes, suponho que se os usase como amas nâo teriam problemas de alimentar com insecto aos outros exóticos.

Também parabems pelas façes laranja!!!

Cumprimentos

Vitor Bento
Vitor Bento
Vitor Bento

Mensagens : 36
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar (Espanha)

Ir para o topo Ir para baixo

Criaçâo amadinas sem amas Empty amandinas criaçao

Mensagem por jmexoticos Qui Out 15, 2009 8:45 pm

boas vitor o tempo de incubaçao das amandinas é de 13/14 dias,eu ainda nao consegui tirar direto mas com amas ja a volta de 10 e 15 degolados,como o fernando disse e bem as amandinas a criar é como os degolados
cumps
j mario
jmexoticos
jmexoticos

Mensagens : 244
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 52
Localização : vermelha -cadaval

http://www.jmexoticos.webnode.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Criaçâo amadinas sem amas Empty Cria de amadinas sem amas

Mensagem por Vitor Bento Qui Out 29, 2009 10:58 pm

Afinal os ovos nâo estavan fecundados!!!! mas incubar incubavam e moito bem!!
Vitor Bento
Vitor Bento

Mensagens : 36
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 49
Localização : Gondomar (Espanha)

Ir para o topo Ir para baixo

Criaçâo amadinas sem amas Empty Re: Criaçâo amadinas sem amas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Aves :: Degolados

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos