Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo ao Exotic Finches - Fórum especializado em exóticos, com novos tópicos de interesse e informação visual extraordinária!

Partilhe, aprenda, divulgue, conheça, o contributo de todos tornará ainda mais forte e sólida a ornitologia NACIONAL!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bicos de lacre - postura

5 participantes

 :: Aves :: Bicos de lacre

Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Bicos de lacre - postura

Mensagem por bpalhares Sáb Abr 17, 2010 1:50 pm

Boas

Tenho um casal de Bicos de Lacre em criação. A fêmea desde à uns dias que está dentro do ninho, pelo que suponho que esteja no choco.
Agora, achei estranho aparecerem 2 ovos no fundo da gaiola, a 70 cm de distancia do ninho.
Sinceramente, não consigo dizer se foi antes ou depois dela ter começado a ficar no ninho. É normal este comportamento? Terá posto os 2 ovos fora do ninho antes de um possivel choco?

Devo dizer que é a primeira vez que o casal está a criar e não vou arriscar a mecher no ninho nem para anilhar possiveis "pintos". Acho que não vale a pena o risco para já.

bpalhares

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 19, 2010 8:49 am

Boas caro amigo,


Por acaso o ninho não está com demasiado material, ou seja, será que os pássaros ao saírem do ninho não poderão arrastar acidentalmente os ovos?

O macho poderá ser um suspeito, mas não lhe posso dar 100% garantias sem ver o tipo de ninho e acima de tudo, comportamento do casal? Tem mais aves com bicos de lacre ou é o único casal que tem no viveiro/gaiola?
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por bpalhares Seg Abr 19, 2010 9:02 am

Boas

Eles estão a criar sozinhos, numa gaiola com 90x35x35.

O ninho tem bastante material, mas nao me parece que tenha sido arrastar de ovos, quer pela fêmea, quer pelo macho.

Isto porque a gaiola tem 90cm de frente, o ninho está encostado do lado direito, e os ovos estavam do lado esquerdo, a +/- 80cm do ninho.

De qualquer forma, não voltei a encontrar ovos no chão e a fêmea continua dentro do ninho, so a vi uma vez nos ultimos dias.

Acho engraçado é que eles têm um ninho de madeira para exoticos no qual fizeram o ninho, com um tunel de acesso à frente, e por cima do ninho, num espaço de 3/4cm, fizeram um tipo de outro ninho, onde o macho dorme à noite Very Happy


Espero que nasça algum, é a primeita vez que tento criar bicos de lacre e tou esperançado.


Cumprimentos
Bruno Palhares

bpalhares

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 19, 2010 9:47 am

Sinceramente também não consigo encontrar uma explicação válida...esperemos que não volte a acontecer não é verdade? Very Happy
Essas características do ninho verificam-se ao nível de aves da família dos bicos de lacre
https://exoticfinches.forumeiros.com/bicos-de-lacre-f16/tudo-o-que-precisa-saber-sobre-bicos-de-lacre-t3.htm

Agora recomendo sossego, são aves que não querem muitas visitas ao ninho, podem abandonar facilmente os filhotes principalmente durante os primeiros dias de vida. Recomendo tenébrios durante os primeiros dias de vida e papa (normalmente não lhe pegam muito bem.... tem de se dar gradualmente).

Espero sinceramente que corra tudo bem, nesta matéria estás à vontade para me colocar dúvidas. Vai-nos mantendo a par dos desenvolvimentos, ficamos a aguardar!

Os meus Bicos de Lacre arrancam a reprodução já em Maio, serão cerca de 7 casais a trabalhar linha de exposição + mutações.

Tudo de bom cheers
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por bpalhares Seg Abr 19, 2010 9:57 am

Sossego eles têm, só lá mexo para por comida, agua e tá bom Very Happy

Vamos ver, finguers crossed Very Happy

bpalhares

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Marcelo Teixeira Seg Abr 19, 2010 3:31 pm

boas.. ponha uma foto do ninho no forum pode ser que aja uma explicaçao.

abraço
Marcelo Teixeira
Marcelo Teixeira

Mensagens : 25
Data de inscrição : 19/10/2009
Idade : 31
Localização : BAIÃO

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por bpalhares Dom Abr 25, 2010 4:06 pm

Boas

Estive a espreitar o ninho, consegu ver pelo menos 2 ovos debaixo da fêmea Very Happy Parece que estão a ir pelo bom caminho.

bpalhares

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 26, 2010 8:32 am

Muito bom, estamos todos a torcer por ti! Tens de ter é muita atenção agora, nada de andar em cima do ninho assim que as crias nascerem, pois ao mínimo sinal de alarme abandonam as crias.


Vai-nos mantendo actualizados, ok? tens anilhas para eles?
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por bpalhares Seg Abr 26, 2010 8:34 am

Gracias Very Happy

Nop, não tenho anilhas, quando pedi as minhas ainda não tinha nenhuma destas aves.... mas também não sei se iria arriscar anilhar, pelo menos nesta promeira postura

bpalhares

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Fernando Domingues Seg Abr 26, 2010 8:42 am

Fazes muito bem. No teu lugar faria exactamente o mesmo! Vamos esperar para ver! Very Happy

Eu no próximo fim de semana já vou pôr ninhos nos meus. As temperaturas já estão no ponto e as minhas aves estão cheias de cio. Vamos ver como corre esta época.



abraço
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Bico de lacre

Mensagem por Ivo Ter Abr 27, 2010 8:52 pm

bpalhares escreveu:Sossego eles têm, só lá mexo para por comida, agua e tá bom Very Happy

Vamos ver, finguers crossed Very Happy

boas amigo,neste momento também tenho um casal de bico de lacre a pôr,agora é esperar que tudo corra bem,mas nem sempre conseguimos resistir e damos sempre uma espreitadela ao ninho,é normal:D ,espero que corra tudo bem e quando puder coloque umas fotos,assim que possível colocarei do ninho com a antecâmara onde dorme o macho.
Boa sorte cheers
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Fernando Domingues Qua Abr 28, 2010 8:49 am

Fico contente por sermos cada vez mais. Mantenha-nos actualizados.
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por bpalhares Dom maio 02, 2010 9:20 pm

Boas

Consegui espreitar à distância e consegui ver um pequeno no ninho, por isso, pelo menos um estão a criar Very Happy Very Happy

bpalhares

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Ivo Seg maio 03, 2010 8:19 am

bpalhares escreveu:Boas

Consegui espreitar à distância e consegui ver um pequeno no ninho, por isso, pelo menos um estão a criar Very Happy Very Happy

Boas,
Muito bem é bom sinal agora é aguardar que tudo corra bem deixá-los fazer o trabalhinho de pais ter uma alimentação adequada á criação e daki a umas semanas já verá os pequenos fora do ninho,depois tire umas fotos e meta no forum para vermos as suas avezinhas.
Obrigado

Boa sorte cheers
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Fernando Domingues Seg maio 03, 2010 8:24 am

Muito bom, parabéns!!!! cheers

Eu também tenho os primeiros a nascer hoje. Não acredito que sejam muitos, pois há uns dias atrás esta zona foi alvo de uma forte trovoada. Espero ainda assim que, de 4 ovos nasçam 2.

Não vou arriscar a tirar fotos agora pois o casal em questão é muito arisco. Só quando as crias já estiverem a comerem sozinhas (isto se tudo correr bem).
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por bpalhares Sáb maio 08, 2010 3:03 pm

Boas

Bom, ontem ao fim do dia fui espreitar a gaiola e tavam 2 filhotes mortos no chao..... infelizmente nao cheguei a tempo de os socorrer.... a fêmea continua no ninho, mas nao me atrevo a ir lá espreitar.....

bpalhares

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Ivo Seg maio 10, 2010 10:03 am

bpalhares escreveu:Boas

Bom, ontem ao fim do dia fui espreitar a gaiola e tavam 2 filhotes mortos no chao..... infelizmente nao cheguei a tempo de os socorrer.... a fêmea continua no ninho, mas nao me atrevo a ir lá espreitar.....

Boas amigo,

Isso é que é falta de sorte,e já sabes quais as as causas para esse final dramático? pode ser que ainda estejam alguns no ninho vivos,é preciso é saber a razão para ter acontecido isso. Os meus nasceram ontem esta semana ainda vou lá tirar umas fotos que colo colocarei bravemente.
Vai dando noticias,e boa sorte para é preciso é não desanimar faz parte da criação de aves isso acontecer termos altos e baixos,mas o importante é não desistir.

Abraço
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Fernando Domingues Seg maio 10, 2010 10:23 am

Olá Bruno,


Lamento pela tua perda! Sei que não é fácil, mas como diz o Ivo "faz parte". Nada de desistir, tenho a certeza que da próxima as coisas serão diferentes, vais ver!

Neste momento tenho uma cria (só), os restantes embriões não sobreviveram a uma enorme trovoada que assolou a minha região. Neste tipo de aves torna-se muito complicado vingar uma só cria, pois a verdade é que quanto mais nascem, maior a probabilidade de chegar ao estado adulto. Está quase a fazer uma semana de vida, nessa altura já espero poder espreitar com mais segurança o ninho.

Parabéns Ivo pelos teus nascimentos. Tencionas anilhar os teus pequenos? Estamos todos à espera das tuas fotos, eu irei tirar algumas assim que a fêmea me permitir.

Abraço a todos
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 787
Data de inscrição : 31/08/2009
Idade : 39
Localização : Pardilhó-Estarreja

http://www.estrildidae.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Ivo Seg maio 10, 2010 11:01 am

Fernando Domingues escreveu:Olá Bruno,


Lamento pela tua perda! Sei que não é fácil, mas como diz o Ivo "faz parte". Nada de desistir, tenho a certeza que da próxima as coisas serão diferentes, vais ver!

Neste momento tenho uma cria (só), os restantes embriões não sobreviveram a uma enorme trovoada que assolou a minha região. Neste tipo de aves torna-se muito complicado vingar uma só cria, pois a verdade é que quanto mais nascem, maior a probabilidade de chegar ao estado adulto. Está quase a fazer uma semana de vida, nessa altura já espero poder espreitar com mais segurança o ninho.

Parabéns Ivo pelos teus nascimentos. Tencionas anilhar os teus pequenos? Estamos todos à espera das tuas fotos, eu irei tirar algumas assim que a fêmea me permitir.


Abraço a todos



Olá Fernando,

Obrigado pela simpatia,tencionava anilhá-los mas infelizmente as anilhas que tenho são grandes(2.5)porque no clube disseram-me que dava,quando tentei anilhar bengalim-índia saía da pata,pois tencionava ir a uma pequena exposição aqui na zona para experimentar,mas assim nada feito,fica para a próxima.
Boa sorte com os teus, as trovoadas são um problema imprevisível que nada podemos fazer infelizmente,mas com o avançar da primavera (em principio) já não tens que te preocupar e depois tudo correrá pelo melhor com boas criações quando o tempo aquecer.Agora é cuidar do pequeno resistente pois já tem um factor positivo pois resistiu a trovoada logo é um descendente com potencial

Abraço cheers
Ivo
Ivo

Mensagens : 345
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 40
Localização : Palmela

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty criação de aves

Mensagem por mariolazaro Sex maio 21, 2010 11:21 pm

bpalhares escreveu:Boas

Tenho um casal de Bicos de Lacre em criação. A fêmea desde à uns dias que está dentro do ninho, pelo que suponho que esteja no choco.
Agora, achei estranho aparecerem 2 ovos no fundo da gaiola, a 70 cm de distancia do ninho.
Sinceramente, não consigo dizer se foi antes ou depois dela ter começado a ficar no ninho. É normal este comportamento? Terá posto os 2 ovos fora do ninho antes de um possivel choco?

Devo dizer que é a primeira vez que o casal está a criar e não vou arriscar a mecher no ninho nem para anilhar possiveis "pintos". Acho que não vale a pena o risco para já.


Última edição por mariolazaro em Sex maio 21, 2010 11:25 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ola boas a todos amigos eu sou novo aqui e espero tirar algumas duvidas das minhas aves ja que comecei a criaçao á cerca de 3 meses e acho que aqui se tiram muitas duvidas)
mariolazaro
mariolazaro

Mensagens : 19
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 45
Localização : Ribeira quente açores

Ir para o topo Ir para baixo

Bicos de lacre - postura Empty Re: Bicos de lacre - postura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Aves :: Bicos de lacre

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos